terça-feira, 4 de janeiro de 2022

ITABUNA EM FOCO: Enfermeira da Força Nacional do SUS faz alerta sobre arboviroses e manejo de águas

Atualizado às 21h, 04.01.2022
Enfermeira da Força Nacional do SUS palestra com profissionais da rede de saúde - Foto Pedro Augusto

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que profissionais da Força Nacional do SUS prestam atendimento médico hoje, dia 4, desde as 9 horas, às pessoas atingidas pela enchente e que tiveram contato com água contaminada. O atendimento acontece até as 13 horas, na Escola Municipal de Trânsito (Emtran) na Secretaria de Transportes e Trânsito

Ontem, os atendimentos foram prestados na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Bairro Mangabinha. Os médicos da Força Nacional do SUS reforçam o atendimento da Atenção Primária à Saúde no município de Itabuna, após a cheia do Rio Cachoeira e as fortes chuvas que atingiram o Sul da Bahia.

Na segunda-feira, dia 3, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, médicos e enfermeiros da rede pública de saúde de Itabuna assistiram a uma palestra sobre o diagnóstico rápido da dengue, zika vírus e chikungunya, doenças comuns no verão. A palestra foi ministrada pela enfermeira da Força Nacional do SUS, Juliana Lima.

O encontro reuniu a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e equipes do Departamento em Vigilância em Saúde, que engloba a coordenação de endemias, Centro de controle de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica, e Vigilância Sanitária.
Médicos da Força Nacional do SUS prestam
atendimento no Mangabinha - Foto Roberto Santos

A enfermeira Juliana Lima, que é especialista em Urgência e Emergência em UTI, falou sobre os desafios do diagnóstico diferencial  manejo clínico das doenças. Ela esclareceu aos participantes, que o período é propício às arboviroses. “Estamos em um momento favorável à transmissão pelo mosquito, que é o principal vetor. São necessários cuidados com o manejo de águas contaminadas e uso de repelentes”, alertou Juliana, que fez uma referência às últimas enchentes, que atingiram a região sul da Bahia.

A profissional da Força Nacional do SUS disse que é fundamental saber diferenciar os sintomas das arboviroses que são parecidos com os de outras doenças. “No verão, a  umidade do corpo  é maior  e o mosquito é mais presente. É fundamental identificar os sintomas das diversas  doenças,  pois um sintoma pode fazer toda a diferença”, pondera.

Sobre a gripe H3N2, que surgiu recentemente, ela disse que se trata de uma doença  com início súbito em 48 horas  e exige os mesmos cuidados que a Covid-19. “É preciso usar máscara, manter o distanciamento social e higienizar as mãos, pois, o contágio é por gotículas, igual à Covid-19”, orientou  Juliana Lima.
 
A enfermeira  também fez um alerta para a  inexistência  de vacina contra a nova gripe. “A vacina que temos é para o combate à H1N1. Para a nova cepa ainda estamos descobertos”, disse.

Outra doença que exige cuidado, é a Leptospirose, principalmente no pós-enchentes, alertou a enfermeira  Juliana Lima que orientou que o manejo das águas,  alimentos e com os destroços deve ser mais cauteloso, após o nível da água baixar. “É a também chamada doença do rato. Os  profissionais  de saúde devem prestar  atenção aos sintomas, dentre eles, o processo infeccioso, a barriga cheia de água, a diarréia que é intensa, e a desidratação”, disse.
Força Nacional do SUS atende comunidade da Rua da Bananeira nesta tarde na Settran

Médicos da Força Nacional do SUS prestam
atendimento no Mangabinha - Foto Roberto Santos

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que profissionais da Força Nacional do SUS continuarão com atendimento médico às pessoas atingidas pela enchente e que tiveram contato com água contaminada. 

O atendimento está sendo na Escola Municipal de Trânsito (Emtram) na Secretaria de Transportes e Trânsito, estação de passageiros do aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho. A orientação é que todos devem procurar o atendimento para evitar problemas de saúde.

Os médicos da Força Nacional do SUS estarão reforçando o atendimento da Atenção Primária à Saúde no município de Itabuna, após a cheia do Rio Cachoeira e as fortes chuvas que atingiram o Sul da Bahia.

Ajuda da Rede de Solidariedade Nacional e Internacional
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), se reuniu na manhã desta terça-feira,  dia 4, com representantes do Alto Comissariado da Comunidade Europeia da Cáritas Internacional, Cáritas Brasileira, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Unicef, na Cúria Diocesana da Catedral de São José. No encontro, ele apresentou o perfil das necessidades das famílias afetadas pelas inundações do Rio Cachoeira e das chuvas no Sul da Bahia.

O prefeito falou das ações que a Administração municipal vem realizando desde o dia 25 de dezembro, Natal de 2021, depois que as enchentes devastaram a cidade. “Agradeço aos representantes destes órgãos nacionais e internacionais que enxergaram o sofrimento de Itabuna e de toda a Bahia”, comentou.

Os órgãos  nacionais e internacionais estão empenhados em ajudar as famílias atingidas pelas cheias não só na Bahia, mas também em Minas Gerais, em parceria com as Paróquias e Dioceses e o poder público (municipal e estadual).  

O prefeito Augusto Castro aproveitou para anunciar que o Governo da Bahia liberou a construção de 1.100 unidades habitacionais para as famílias dos bairros mais atingidos pelas inundações.   “Ontem, conversei com o governador Rui Costa e ele garantiu a construção de casas. Mas, caberá à Prefeitura ceder dois terrenos, porque não vamos permitir que essas famílias retornem para as áreas de risco onde moravam”, informou.

Ele lembrou que a Prefeitura de Itabuna está prestando acolhimento e assistência às famílias atingidas com uma rede de solidariedade integrada por voluntários e representantes da sociedade civil. “Estamos trabalhando muito para que as famílias possam reconstruir suas vidas. A Prefeitura vai disponibilizar o Auxílio Recomeço, no valor de R$ 3 mil, para a compra de móveis e eletrodomésticos, e o Aluguel Social, no valor de R$ 440,00, para quem perdeu suas casas”.


A coordenadora Nacional da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima, lembra que a instituição vinculada à Igreja Católica junto a órgãos internacionais está atuando com as paróquias e dioceses para promover o protagonismo das famílias afetadas. “Estamos aqui para contribuir por meio da união de esforços. A igreja agiu no emergencial, mas agora é a hora de planejar o pós-chuvas”, afirmou.

A representante da Unicef, Luíza Almeida, reforçou o compromisso do Fundo das Nações Unidas para a Infância. “Queremos somar esforços por meio de ações coordenadas, principalmente quanto aos cuidados com as crianças, seja na disponibilização de acesso à água tratada, vacinação e cuidados com a saúde mental”, disse.

O encontro contou com a participação do bispo diocesano de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, do Especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, e Roman Majcher, da Gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Rebekka Reischmann.

Também do vice-prefeito e secretário de Esportes e Lazer, Enderson Guinho, da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro, e  representantes de paróquias da Diocese de Itabuna, clubes de serviços e vereadores.
Fundação Marimbeta doa 2 mil pães para vítimas das enchentes diariamente

A Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança e do Adolescente - cumpre sua missão social, ao doar 2.000 mil pães, diariamente, para as famílias afetadas pelas inundações do Rio Cachoeira e as chuvas que devastaram o sul da Bahia no final de dezembro de 2021. De acordo com o presidente da Marimbeta, professor Valter Silva, este gesto de solidariedade está contando com todo o empenho da equipe da padaria do Sítio I, no Bairro São Roque.


“A produção dos pães acontece pela manhã e à tarde a distribuição está sendo feita pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) com as famílias nos abrigos e em áreas de vulnerabilidade. Não poderíamos deixar de dar a nossa colaboração neste momento tão difícil que passa nossa gente. A Fundação Marimbeta trabalha com o social e sentimos a responsabilidade de ajudar ainda mais”, comentou o professor Valter Silva.

Ele finalizou ressaltando ser gratificante poder contribuir, ajudar as pessoas, principalmente aqueles em que muitos perderam tudo, casa, roupas e alimento com as enchentes”. A Fundação Marimbeta é uma autarquia municipal dedicada ao ensino fundamental de crianças e adolescentes que oferece  oficinas de dança, capoeira, violão, culinária, artes verdes, artesanato, esportes e a padaria no contraturno escolar.

Secretaria de Promoção Social apresenta Plano de Ação pós-enchente para a comunidade Católica

Na manhã desta terça-feira, dia 4, a secretária Andrea Castro, titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), participou da reunião promovida pelo Alto Comissariado da Comunidade Europeia da Cáritas Internacional, Cáritas Brasileira, Unicef e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no salão da Cúria Diocesana, anexo à Catedral de São José, em Itabuna. Ela apresentou um diagnóstico da situação do município pós-enchente que devastou cerca de 40% da cidade.


Durante o encontro, a secretária Andrea Castro agradeceu o apoio da Igreja Católica junto ao município e apresentou o Plano de Ações desenvolvido pela secretaria diante do cenário devastador em que o município se encontra. “Esse é um momento de união de todos. Vimos uma onda de solidariedade muito grande abraçando o nosso município e isso nos deixou agradecidos. As nossas ações estão voltadas para assistir e oportunizar que as famílias atingidas possam, o quanto antes, retomar a suas vidas e se reconstruir”, salientou a secretária.

O primeiro momento da crise, de acordo com a titular da Semps, foi salvar vidas, acolher e abrigar as pessoas. Agora, é hora de promover condições para o retorno dessas famílias aos seus lares. “Sabemos que muitas famílias perderam tudo, inclusive suas casas. Diante disto, o prefeito Augusto Castro também está empenhado em promover condições para que as pessoas possam reconstruir os seus lares com o ‘Auxílio Recomeço’ e o Aluguel Social. Logo estaremos com o Decreto com os devidos critérios para recebimento”, reforçou.

A Semps mantém a assistência nos pontos de abrigamento da cidade, atendendo aproximadamente 680 pessoas com três alimentações diárias, água, roupas, além de entregar cestas básicas, colchões, material de limpeza,  peças íntimas e fraldas descartáveis com o apoio também das doações de voluntários nas áreas atingidas.

Secretaria de Saúde imuniza famílias de bairros que tiveram contato com águas contaminadas


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio, levou uma equipe de vacinadores para reforçar a imunização das famílias do Bairro Banco Raso que tiveram suas casas invadidas pelas águas do Rio Cachoeira e tiveram contato com a água contaminada. A ação foi desenvolvida na Escola Passo a Passo, tendo atraído inúmeros moradores hoje, dia 4.

O Banco Raso, apesar de ser localizado a boa altitude em relação ao nível do rio, foi um dos mais afetados pelas inundações do Cachoeira. A Rede de Frio disponibilizou vacinas contra Tétano, Hepatite A, Influenza e Covid-19 com o objetivo de minimizar os riscos de doenças por meio da prevenção.


Nesta terça-feira na Escola Municipal de Trânsito (Emtran), na Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran), que funciona na Estação de Passageiros do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, médicos e profissionais de Saúde da Força Nacional do SUS fizeram atendimentos às famílias da Bananeira afetadas pelas águas da enchente, repetindo ação iniciada ontem no Bairro Mangabinha.


BAIRRO MANGABINHA

Nesta quarta-feira,dia 5, haverá a vacinação pela Rede de Frio para pessoas afetadas pelas chuvas residentes no Bairro Mangabinha. A vacinação seletiva (Covid-19, Influenza, Tétano e Hepatite A) visa imunizar contra doenças de síndrome gripal e também contra doenças de exposição às águas contaminadas.


A ação será das 8 às 12h na Escola João Mangabinha. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal, se disponível, (a equipe vai orientar àqueles que não dispõem de algumas documentações).

SARINHA E GOGÓ DA EMA

Na quinta-feira, dia 6, haverá vacinação para pessoas residentes nos bairros Sarinha e Gogó da Ema afetadas pelas chuvas e enchentes. A ação será das 8 às 12h na Praça do Bairro Sarinha, sendo pedida a seguinte documentação: RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal, se disponível, (a equipe vai orientar àqueles que não dispõem de algumas documentações).

RUA DE PALHA)

Na sexta-feira, dia 7, a vacinação será das pessoas afetadas pelas cheias e chuvas residentes na Rua de Palha (Bairro Maria Matos). A ação será das 8 às 12h na Igreja Católica do bairro. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal, se disponível, (a equipe vai orientar quem não dispõem de algumas documentações).

_
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Faculdade de Itabuna amplia oportunidades para estudantes de Medicina com o Prouni

Inclusão e excelência: como o Prouni abre portas para a graduação em Medicina na UnexMED As inscrições para o Programa Universidade para Tod...