sexta-feira, 15 de outubro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Governo do Estado e Instituto Mix levam ação de empregabilidade ao Sul da Bahia


O SineBahia Móvel e o Caminhão das Profissões chegam à região sul da Bahia neste final de semana, com oportunidades de qualificação e atendimentos nas áreas de saúde e beleza. Neste domingo, dia 17,  a ação acontece na Câmara de Vereadores de Itabuna, entre 9 e 18 horas, contando com o apoio da Prefeitura.   Antes, no sábado, a primeira parada será na Avenida Soares Lopes (próximo a Catedral de São Sebastião), em Ilhéus, no mesmo horário.

Resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e o Instituto Mix de Profissões, o evento oferece inscrição para cursos gratuitos a distância, em diversas áreas, com 500 vagas por cidade, e a realização de oficinas de gastronomia, em que serão ensinadas receitas, estratégias de vendas e de precificação dos produtos.

Haverá ainda cadastro de trabalhadores, informações para emissão de carteira de trabalho digital, confecção de currículos, atendimento psicológico para orientação profissional e palestras sobre como se comportar em entrevistas de emprego.  O público poderá participar de workshop de automaquiagem e aproveitar os serviços de manicure, pedicure, penteado, escova, maquiagem, aferição de pressão e glicemia.

O projeto já passou por Teixeira de Freitas e, até o mês de novembro, será realizado em Jequié, Caetité, Guanambi, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Feira de Santana, Alagoinhas, Dias d’Ávila, Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador.

Pelotão ROMU da Guarda Civil recupera computadores da UBS do Califórnia 
 
Agentes do Pelotão de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), da Guarda Civil Municipal, à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (Sesop) conseguiram recuperar alguns dos equipamentos que foram levados durante um arrombamento da Unidade Básica de Saúde Alberto Teixeira Barreto, no Bairro Califórnia.

De acordo com o inspetor Reinaldo Evangelista, comandante da ROMU, um trabalho de inteligência foi iniciado logo após tomar conhecimento do fato, resultando na identificação de um dos autores do delito, do receptador, bem como na apreensão de dois computadores e seus acessórios. “Pelo fato de estarem fora do flagrante, eles não foram detidos”, explica.


O inspetor ressalta que sua equipe não mediu esforços para localizar os responsáveis pelo dano causado à Prefeitura de Itabuna. “Nosso serviço de inteligência fez uma varredura na região onde aconteceu o arrombamento até conseguirmos localizar os equipamentos. O homem é usuário de drogas e contou com a ajuda de uma segunda pessoa, que ficou do lado de fora da UBS dando cobertura”, explicou.

Ainda de acordo com o inspetor Reinaldo Evangelista, o arrombador  já teria repassado os computadores para traficantes da localidade, que devem ser identificados e presos pela Polícia Civil onde o arrombador e os equipamentos foram apresentados no Plantão Central. “Não medimos esforços para chegar no autor do delito, depois do resultado alcançado na nossa operação”, concluiu.

Neste sábado é Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 
Neste sábado é Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em Itabuna e demais municípios brasileiros que tem como objetivo  atualizar o registro vacinal com todas as vacinas que envolvem  desde a primeira infância até os 15 anos de idade. Por isso, os pais ou responsáveis devem levar crianças e adolescentes para atualização do cartão de vacina em cinco locais, com atendimento das 8 às 16 horas.

O “Dia D” da Multivacinação acontecerá na UBS Alberto Teixeira (Califórnia), na UBS José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP, centro), na UBS Möise Hage (Lomanto), na UBS Roberto Santos (Santo Antônio) e na UBS José Edites dos Santos (São Caetano). A documentação exigida é o RG ou Certidão de Nascimento, CPF ou Cartão do SUS, comprovante de moradia e cartão de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio da Diretoria de Vigilância em Saúde, informa que haverá busca-ativa de crianças e adolescentes que estão com o esquema de vacinação em atraso para que sejam levadas às  Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.  Haverá a checagem da Caderneta de Vacinação e, aquelas que estiverem em atraso receberão a vacina correspondente à que falta.
Secretaria de Promoção Social insere ex-catadores do lixão no mercado de trabalho
A prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), dando seguimento às ações de assistência e de apoio a subsistência das famílias dos ex-catadores do lixão, já inseriu 12 assistidos no mercado de trabalho formal. Os profissionais estão prestando serviço nos CRAS e também nas obras de requalificação da Avenida Manoel Chaves.

A secretária da Semps, Andrea Castro, lembra que após a desativação do lixão em maio, diversas ações estão sendo gradualmente executadas, através de um programa de amparo e reinserção social. “A gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), bem como a nossa secretaria, desde a desativação do lixão, está sensível e cuidando dessas famílias, assistindo a todos eles com um programa de ações que inclui o encaminhamento ao mercado de trabalho. E nesse momento, consegui incluí-los no mercado de trabalho formal é muito importante, porque eles terão suas rendas garantidas e uma melhor qualidade de vida”, declarou Andrea Castro.

Luciano Tenório Dias está trabalhando na requalificação da avenida Manoel Chaves e com muita alegria agradeceu a oportunidade. “Eu já não tinha mais esperança de voltar a trabalhar assim com dignidade. Estou muito feliz e agradecido ao prefeito e a secretária Andrea Castro por essa oportunidade que estou tendo. O trabalho é muito bom e, além de tudo, é pertinho de casa”, celebrou o assistido.
 
Os ex-catadores estão sendo assistidos com aluguel social, cestas básicas, auxílio emergencial e também capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho. Incluindo também assistência aos filhos dos catadores através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e no Programa Jovem Social do Ministério Público do Trabalho.

Prefeitura prepara dia de festividades pelos 206

 anos de Ferradas, terra de Jorge Amado 

A Prefeitura vai comemorar com um dia inteiro de festividades na terça-feira, dia 19, para marcar os 206 anos do distrito de Ferradas. A localidade, a 12 quilômetros do centro de Itabuna, nasceu no século XIX como aldeamento dos índios Guérens, Camacans e Pataxós e de outros tribos no sul da Bahia, depois de ressocializados no mundo colonial e imperial.


Além da riqueza histórica, a partir de relatos do frei capuchinho Ludovico de Livorne, com seus superiores na metrópole, em Lisboa (1818 - 1848), a localidade é berço do município e local de nascimento dos escritores Jorge Amado e Gustavo Velôso e do poeta Telmo Padilha.

A programação se inicia às 7 horas, com um Aulão Funcional, ministrado pelo professor Danilo Cezar, seguido de Funciofut (Funcional com Futebol para Crianças) e brincadeiras e jogos recreativos sob a coordenação da Secretaria de Esportes e Lazer. A partir das 9 horas, em seis estandes começa o atendimento das demais secretarias municipais.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) vai promover a distribuição de 700 mudas de frutíferas (açaí, cupuaçu e goiaba paluma) e essenciais florestais (ipê amarelo, etc.). Uma equipe de agrônomos e técnicos em agropecuária da Seagrima dará as orientações de plantio e manejo.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai fazer o atendimento com assistentes sociais e psicólogos, além de promover a inclusão e atualização do cadastro único (CadÚnico), Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e orientação sobre programas sociais. Também vai cadastrar para o ID Jovem e fornecer serviços de manicure e cabeleireiro e lançar o Programa Micro-ônibus nos Bairros.

Aferição de pressão arterial (PA), testes de glicemia, autoexame de mamas, panfletagem e orientação sobre a prevenção do câncer serão oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) fará testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e Educação em Saúde.

Ficará a carga da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer) atender aos microempreendedores individuais (MEI) e orientá-los sobre a formalização ou atendimento, enquanto a assistência jurídica será oferecida pela Secretaria de Governo, por meio do Procon e da Assessoria Jurídica Especializada.

A partir das 14 horas, a Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente fará apresentações de dança, a Fala do Escritor Ferradense, com Gustavo Fernando Veloso Meneses, autor do livro “Ferradas: Um Capítulo na História do Brasil”, pela Via Litterarum; apresentação de Capoeira, Certificação de Reconhecimento para pessoas que residem ou residiam em Ferradas e fala do presidente Valter Silva. Às 15h45min, voz e violão com Carlos Santana

Às 17 horas, haverá Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 206 da antiga Vila Imperial Dom Pedro de Alcântara (Dom Pedro II), oficiada pelo padre Roberto dos Santos, pároco da igreja Nossa Senhora da Conceição de Ferradas.

Entre às 18 e 20 horas, a programação será executada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A apresentação do Hino Nacional e Monólogo, a cargo de um representante da Secretaria Municipal de Educação.

Em seguida, fala do presidente de FICC, Aldo Rebouças e do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que vai assinar Ordens de Serviço para as obras de construção de quadra de areia e do Espaço Comunitário, exibição de vídeo institucional e homenagens.

Testagens e Pit-Stop marcam ações da

campanha Outubro Rosa 


A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira, dia 15, testagens na Unidade de Saúde da Família Möise Hage, no Lomanto, e Pit-Stops em alusão ao Outubro Rosa. Esta segunda ação concentrou- se em seis pontos da cidade, simultaneamente, nos semáforos da Juracy Magalhães, Rodoviária, no São Caetano,  avenidas Cinquentenário e Amélia Amado e Praça José Bastos das 8 horas ao meio-dia.

Na USF do Lomanto, o  Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) fez testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis. Ao todo foram realizados 88 testes, sendo identificados dois casos de Sífilis e um de Hepatite B, cujos pacientes serão encaminhados para tratamento.

Nos Pit-Stops, os Agentes Comunitários de Saúde distribuíram panfletos e deram informações sobre sintomas, prevenção e a importância de realizar o autoexame da mama e também o Papanicolau para identificar a infecção pelo HPV e o câncer do colo de útero.

“O Outubro Rosa é uma campanha de incentivo, mas são ações que têm que ocorrer durante todo o ano. Nós estamos lembrando constantemente a população e essa ação que estamos fazendo hoje, é para que se acorde, pois as melhores beneficiadas somos nós”, pontuou Katiane Reis Andrade, coordenadora da Saúde da Mulher na Atenção Básica.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, prestigiou a ação e frisou a importância dessa ação, através do Pit-Stop “Esse momento é importante para que a gente continue essa conscientização do autoexame, do autocuidado que a mulher tem que ter. Por que isso pode diagnosticar precocemente qualquer nódulo que venha ter e possa procurar os serviços de saúde para a conclusão do diagnóstico, afirmou.

Segundo a secretária, “o câncer de mama é muito pertinente no nosso meio e é fácil de ser diagnosticado e fácil de ser tratado, quando diagnosticado precocemente. Então, é essa prevenção que a gente tem que estimular no dia a dia das pessoas”, concluiu.
Cerest promove atividade em comemoração ao Dia do Servidor Público

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itabuna realizou atividades laborais nesta sexta-feira,15,  na Policlínica Municipal Dois de Julho. As ações celebraram o Dia do Servidor Público, anualmente comemorado no dia 28.

Entre as ações, aconteceram palestras sobre saúde mental dos profissionais, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. “ Viemos falar da saúde física e mental do trabalhador”, destacou Uilma Brasil, coordenadora do Cerest.

Ela disse que outras ações vão ocorrer também em  outras unidades de Saúde .  “Vamos ouvir cada servidor. Caso o profissional precise de  ajuda  mais específica,  é necessário fazer o encaminhamento adequado” , afirmou.

A respiração como forma de aliviar o estresse do dia a dia também foi realizada. O trabalho foi desenvolvido em uma das salas da Policlínica pela psicóloga Beatriz Berbert.  “Temos debatido muito sobre saúde mental. E a prática da respiração integrativa, o que incluiu a aurículo terapia, que trabalha pontos afetados pelo estresse na pessoa” , disse .

Ela lembra que,  por conta do isolamento nessa pandemia, muitos profissionais apresentaram sintomas de estresse elevado. “Notamos que muitos trabalhadores que lidam com famílias enlutadas foram afetados na saúde mental”,  pontuou.
Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 34.111 pacientes curados, 35.136 confirmados, sendo 98 casos ativos; internados em UTI 10; leitos de UTI disponíveis 13; internados em leitos clínicos, 08 leitos clínicos disponíveis, 10; e 658 óbitos confirmados e 269 descartados.



Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Use máscara.



Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...