sexta-feira, 12 de junho de 2020

Respiradores do Governo do Estado ampliam UTIs no Hospital de Base

Interior da Bahia receberá novos leitos para receber pacientes com ...

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães segue ampliando sua capacidade de atendimento aos pacientes diagnosticados com a Covid-19. Após receber, na semana passada, 15 respiradores pulmonares enviados pelo Governo do Estado da Bahia, o hospital ampliou de 5 para 10, os leitos de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Roberto Gama, outros 10 respiradores já foram testados e serão instalados nos próximos dias.

 Ao explicar a importância de cada respirador para o tratamento da Covid-19, Roberto Gama ressaltou o quanto os equipamentos são fundamentais e importantes para o hospital seguir salvando vidas. “Dos 15 aparelhos enviados pelo Governo do Estado, colocamos cinco em funcionamento e estamos viabilizando a instalação dos outros 10 equipamentos, portanto não há possibilidade de devolução”, declarou Roberto Gama, que agradeceu ao Governo do Estado por essa doação. 

 Na oportunidade, Roberto esclareceu que para colocar em funcionamento um leito de UTI são necessários equipamentos complementares, como monitores multiparâmetros, que são equipamentos responsáveis por medir a pressão arterial e batimentos cardíacos do paciente, além de raio-x portátil, eletrocardiograma, e bombas de infusão, usadas para aplicar os remédios. Novos leitos de UTI demandam ainda equipes médicas, de enfermagem, dentre outros profissionais necessários e com as devidas qualificações. Por isso, o Hospital de Base está instalando as unidades por etapas.

Na semana passada, diante da necessidade de acelerar a entrega de equipamentos necessários à instalação de UTIs, o prefeito Fernando Gomes solicitou que técnicos do município fossem de carro à cidade de Belo Horizonte (MG), buscar 12 monitores multiparâmetros. Os equipamentos chegaram e já foram instalados. Preparado para atender pacientes de Itabuna e região, o Hospital de Base conta ainda com 38 leitos clínicos para pacientes da Covid-19.

Covid-19 em Itabuna

Nesta sexta-feira (12), Itabuna registra 1.378 casos confirmados; 5.082 casos notificados; 1.447 em monitoramento; 3.480 descartados; 175 aguardando resultado; 542 casos curados; 287 aguardando coleta; 15 internados em UTI; 17 internados em leito clínico e 51 óbitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ações da Tesla saltam 15,15% após ida de Musk à China

Papel chegou a US$141 há uma semana e hoje já passa  O homem mais bilionário do mundo e que mais enriqueceu em 2023 é Elon Musk. Dono da Tes...