sexta-feira, 24 de abril de 2020

''Unidos vamos vencer mais uma guerra'', afirma prefeito Mário Alexandre

#Ilhéuscontraocoronavírus - Em entrevista ao programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM, o prefeito Mário Alexandre destacou hoje (24) sobre a fase final de conclusão do primeiro Centro de Atendimento ao Covid-19 do interior do Estado, estruturado em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), no Centro de Convenções.
Com funcionamento 24 horas, o Centro de Atendimento ao Covid-19 de Ilhéus, atenderá casos suspeitos de coronavírus e pacientes que sentirem sintomas mais graves como falta de ar, para internamento provisório até que possa ser transferido para uma unidade hospitalar de referência.
O prefeito Mário Alexandre destacou a existência dos atuais 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) SUS específicos para Covid-19 no Hospital de Ilhéus, além de mais 9 que estarão disponíveis nesta unidade, assim como no Hospital Regional Costa do Cacau.
“O melhor remédio ainda é o isolamento, evitar aglomeração, cuidar da higiene e usar máscara. Eu tenho pedido ao nosso povo que atenda às recomendações para evitar a propagação do vírus. Unidos vamos vencer mais uma guerra”, declarou o prefeito.  Leia também: Guarda Civil intensifica ação para conter aglomeração

O gestor destacou ainda que atualmente os pacientes são atendidos exclusivamente na Unidade de Pronto Atendimento da Conquista, até a abertura do Centro de Atendimento ao Covid-19. Equipamentos de Proteção Individual como luvas e máscaras estão sendo fornecidos  para os servidores. A desinfecção da UPA da Conquista será feita na segunda-feira, e, após, a unidade voltará a atender outras patologias.
Guarda Civil intensifica ação para conter aglomeração

Para conscientizar e orientar moradores de Ilhéus sobre a seriedade da pandemia do novo Coronavírus e as medidas decretadas pelo prefeito Mário Alexandre, com o objetivo de conter a proliferação do vírus na cidade, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza, por toda cidade, operações preventivas. Nas últimas semanas, o grupamento esteve em ações de fiscalização em mercados, estabelecimentos considerados essenciais e outros locais que geram reunião de pessoas.

Os guardas civis de Ilhéus têm orientado moradores e frequentadores de feiras livres, com a mensagem de alerta, pedindo que as pessoas respeitem o distanciamento social, medida que é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal forma de evitar a disseminação do vírus. A ação é vista também nas praias do município. No relato do GCM, Cleidson Santos da Silva, a população ainda não se conscientizou da real situação.

“Com o fechamento do comércio devido a pandemia, o fluxo de pessoas diminuiu, mas ainda há presença de pessoas nas mediações de bancos e casas lotéricas. Daí o surgimento de grandes filas para acessar os serviços. Orientamos a população evitando aglomerações. Então, o cuidado deve ser redobrado, além do uso de máscara nos locais de trabalho e nas ruas, caso haja necessidade de sair”, relatou Cleidson.

Ronda nas praias – Leonardo Bandeira, comandante da GCM de Ilhéus, informou que esta semana, a instituição atuou no perímetro de praias e relatou as ações. “Recebemos denúncias sobre a ocorrência e presenciamos a formação de ‘babas’ em algumas praias. Nossa ronda chegou ao local e precisou interromper a partida para acabar com a aglomeração. A guarnição destacada fez a orientação para que o grupo voltasse para suas casas”.

As operações preventivas da Guarda Civil Municipal continuam em toda a cidade e envolvem ainda o Setor de Fiscalização e Posturas e o Condecon da Prefeitura de Ilhéus. A instituição pode ser acionada por qualquer cidadão através dos números (73) 99982-9490; (73) 99909-2265 ou (73) 99981-1706, das 8h às 18h. O serviço também funcionará das 18h às 23h, nos números (73) 99913-1356 ou (73) 99857-8690.
 – Secom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...