sexta-feira, 24 de abril de 2020

Doença Inflamatória Intestinal mais cuidado com o coronavírus

A resposta é sim! O alerta é do GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil) que desde o início da pandemia e, consequentemente, com o agravamento dos casos de coronavírus no Brasil, tem alertado sobre a situação de risco enfrentada por pacientes acometidos com DII (Doença Inflamatória Intestinal), portadores da Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa.
Essas pessoas são grupo de risco potencialmente maior para a infecção e complicações pelo novo coronavírus porque fazem uso de medicamentos que interferem direta ou indiretamente na defesa contra infecções gerais, incluindo o novo coronavírus. Dessa forma, o quadro de gravidade em caso de infecção é muito mais agudo. “Pacientes com DII devem tomar muito cuidado. As orientações são as mesmas para todos, como higienização adequada, isolamento social, uso de máscara e evitar aglomerações. Estamos diante de uma doença que a ciência ainda busca muitas respostas, porém sabemos que pacientes que sofrem com a Doença de Crohn e da Retocolite Ulcerativa são grupo de risco e devem redobrar a atenção sempre”, alerta o médico Dr. Rogério Saad-Hossne, presidente do GEDIIB.
PORTAL DE ORIENTAÇÃO

Para orientar de forma correta sobre os perigos do coronavírus para portadores das doenças, o GEDIIB criou um portal interativo desenvolvido exclusivamente para eles. A ferramenta disponível no endereço https://diicovid.com.br/ tem o principal objetivo de repassar informações atualizadas, embasadas e precisas fornecendo, ainda, recomendações específicas levando em conta a idade, o tipo de medicação utilizada para o tratamento da Doença Inflamatória Intestinal e outros fatores. Essas informações são lançadas pelo próprio paciente no site e, ao final do processo, as orientações médicas são informadas ao interessado.
O DiiCovid foi elaborado pelo Comitê Covid-19 do GEDIIB, que reúne profissionais médicos, enfermeiros e nutricionistas, e é fundamentado em trabalhos e publicações internacionais sobre o assunto. O questionário proposto ao paciente se baseia, ainda, nas características individuais, outras doenças associadas e cirurgias prévias.
REDE DE INFORMAÇÕES
Diariamente, o GEDIIB divulga no seu site, https://gediib.org.br/, informações aos pacientes e aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no tratamento de DII. Trata-se de uma rede de informações multidisciplinar de divulgação de estudos, orientações gerais, vídeos, palestras e webinar, permitindo a atualização constante sobre o coronavírus, principalmente no que diz respeito ao manejo desse tipo de paciente. Os materiais são gratuitos.
A DII NO BRASIL
No Brasil, a estimativa, segundo o DATASUS, é de que pelo menos 163 mil pessoas tenham o diagnóstico de DII. Essas doenças são crônicas, de caráter progressivo e recorrente que afetam o sistema gastrointestinal. Diarreia, dor abdominal, febre e sangue nas fezes são alguns dos sintomas relacionados à DII.
Sobre o GEDIIB
O GEDIIB é uma entidade médica sem fins lucrativos, com o objetivo de buscar, aprimorar e gerar conhecimento relacionado ao tratamento das doenças inflamatórias intestinais (DII). Fundado há 15 anos, o grupo segue ampliando sua atuação, sempre com o intuito de levar uma melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de DII.
Por - Bruna Dias - L'acqua Comunicação Estratégica
Diretora
brunasfurlanetodias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

CHEGOU A VEZ DO PANCADINHA "PAZ E AMOR

COLUNA WENSE SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024.  O deputado estadual Fabrício Pancadinha, pré-candidato a prefeito de Itabuna pelo Solidari...