quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é o Primeiro Hospital Filantrópico do Estado a Instalar Classes Hospitalares SARAHDO

Com o objetivo de garantir aos pacientes uma formação educacional contínua durante o período do tratamento na unidade hospitalar, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna assinou na tarde desta quarta-feira(26), o convênio junto a Secretaria de Educação do Estado para instalação do Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares – SARAHDO. O serviço será implantado para pacientes da quimioterapia, radioterapia e hemodiálise dos Hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. Com essa parceria, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna se torna o primeiro Hospital Filantrópico do Estado a implantar as classes hospitalares SARAHDO.

Sob a coordenação pedagógica da psicopedagoga, Veruska Poltronieri. o SARAHDO garante ao paciente o direito a educação, trazendo mais humanização ao tratamento. “O atendimento é adaptado às necessidades do paciente e mediado pelo atendimento didático-pedagógico e psicopedagógico, buscando assegurar o que diz a Constituição Federal, quando especifica que o internamento hospitalar não pode afastar o paciente do processo de aprendizagem”, declarou Veruska Costa..

Com a implantação o superintendente de políticas da educação básica do Estado, Ney Campelo afirma que os ganhos são notórios. “Quando um aluno da rede adoece e vai para um leito ou fica em casa por conta de um problema de saúde, ele está sendo condenado ao abandono escolar naquele período. Então, criamos o programa justamente para cuidar dessas pessoas em um momento difícil, fazendo com que a educação seja verdadeiramente inclusiva. Este projeto vem como um novo desafio de levar a educação para onde o estudante estiver, seja em sala de aula, em casa ou no hospital. É a escola ampliando os seus espaços através do acompanhamento, do acolhimento e, principalmente, da verdadeira inclusão”,afirmou.

Para o diretor administrativo da Santa Casa, André Werman, o SARAHDO trará ganhos imensuráveis, principalmente para os pacientes. “ A hospitalização é um processo difícil que se potencializa quando o tratamento é demorado. O projeto traz um novo conceito de educação que vai aonde o aluno/paciente necessita, dentro das possibilidades cognitivas dele e isso é cuidar de pessoas. E incorpora-se perfeitamente a nossa missão institucional que é servir com excelência a experiência do cuidar”.

Na solenidade os quatro docentes que atuarão nas unidades hospitalares da Santa Casa receberam das mãos do superintendente, do diretor administrativo e do diretor técnico do hospital Calixto Midlej os jalecos.

Classe Hospitalar Infantil
Há 12 anos, o Hospital Manoel Novaes já realiza o atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar voltado a crianças internadas na Enfermaria Pediátrica da unidade hospitalar,
O atendimento também objetiva a garantia de direito à aprendizagem às crianças e adolescentes em tratamento de saúde e acontece através do convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, parceria que já existe com o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC) – Sul Bahia. A ação tem a parceria direta das Irmãs Auxiliadoras, responsáveis pelo projeto de reestruturação da Brinquedoteca Hospitalar. 

Projeto Passarinho, um momento de evangelização e humanização no ambiente hospitalar

Colaboradores do Hospital Manoel Novaes, participaram na manhã desta quarta-feira (26) do Projeto Passarinho. Criado a cinco anos pelas Irmãs Auxiliadoras da Santa Casa de Itabuna, com o apoio das Irmãs Religiosas, o projeto, que é realizado mensalmente tem como objetivo a disseminação dos Valores Cristãos através da evangelização e humanização.

A irmã religiosa Erimita Elita de Farias, fez a abertura do encontro com uma oração, e uma reflexão sobre o papel de cada um. “Precisamos ser luz. Durante a rotina diária na unidade hospitalar, nos deparamos com muitas situações de dor e sofrimento, por isso, precisamos exercitar os valores cristãos. Ver o outro como irmão, nos faz querer o melhor para ele. Na assistência a saúde, o se colocar no lugar do outro faz toda a diferença”, disse Irmã Erimita.

A coordenadora das Irmãs Auxiliadoras no Hospital Manoel Novaes Marilda Gomes falou sobre a bíblia sagrada e o exercício diário de ser melhor a cada dia. Sejamos como o sal da terra e a luz do mundo. Todos nós temos luz e trevas dentro de nós, mas, devemos sempre alimentar o que há de bom, que é a luz, os bons sentimentos, a compaixão”, ressaltou Marilda.

A Técnica em Nutrição do Hospital Manoel Novaes Tânia Batista sempre que pode participa do projeto. “Precisamos ser lembrados sempre de quem somos e como podemos melhorar. Para mim esse é um momento de renovação. Estamos em um momento de disseminação dos novos valores institucionais e ideais cristãos é um deles. Precisamos exercitar a nossa fé seja ela em Deus, no outro ou na vida”, disse Tânia.
Na oportunidade, as Irmãs Auxiliadoras falaram sobre as ações que realizam durante todo o ano, com o objetivo de arrecadar fundos para melhorar a assistência à pacientes SUS no Hospital Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas. 

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente

Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações As chuvas torre...