segunda-feira, 16 de abril de 2018

Lideranças e população de Ilhéus elogiam projeto de requalificação da avenida

Com a conclusão prevista para o segundo semestre deste ano e garantida pela secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra), a nova ponte, que facilitará ligação do centro ao Pontal e toda a zona sul, fez com que o município planejasse, através do Núcleo de Projetos da secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), um modelo de mobilidade urbana para a área atendida e todo o seu entorno. Com este objetivo, foi apresentado à autoridades, lideranças e membros da sociedade civil organizada, a proposta de requalificação da principal avenida da cidade que, por muitas décadas, era conhecida como o “cartão postal” de Ilhéus. Ao todo, o projeto visa requalificar, além da Soares Lopes, também as avenidas Petrobrás, Canavieiras, Cidade Nova, Tiradentes e Praça Cairu, além da criação de rotatória, estacionamento e seis quilômetros de ciclovias ligando o centro ao norte e ao sul da cidade.
Para o urbanista Alexandre Amorim, a chegada da ponte vai implicar em mudanças de todo o sistema viário da região. “Os problemas de mobilidade urbana vão além das fronteiras municipais. Estão em todo o Brasil e se repetem por anos. O que fizemos foi aproveitar a formatação da ponte, que é moderna, e combinar com um desenho que vai dará um novo sentido para quem trafega por esta localidade. Se o empreendimento valoriza as belezas naturais da baía do Pontal, a requalificação da Soares Lopes e entorno sofrerão impactos significantes e as futuras modificações vão completar todo o sistema”, argumenta.

Valorização do cartão postal – O vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Soub detalha que a Avenida Soares Lopes é uma zona emblemática e se destaca com o principal cartão postal da cidade. Ele classifica que, na localidade, é onde ocorre as maiores manifestações populares e, no seu entendimento, “o maior desafio da administração é fazer que ela seja humanizada diante desse primeiro trecho que se pretende intervir. Nosso intuito, é deixar uma marca que fique registrada na história e fazer com que a prática da cidade seja incorporada a esta beleza, portanto, vamos continuar convocando a sociedade para debater o assunto”, pontua Nazal que também ocupa a pasta da Seplandes.
Ao elogiar o projeto que vai inserir a Soares Lopes, num novo contexto estético e socioeconômico, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), Clóvis Junior ressaltou a importância de uma implantação de um sistema que realmente impacte o modo de ir e vir da população. “Um ponto importantíssimo do projeto é a criação de quase mil vagas de estacionamento. O centro comercial necessita dessas vagas, afinal, o consumidor só chega à cidade se encontrar as condições ideais para que o consumo aconteça e, saber que o projeto visa contemplar esse aspecto, lojistas e população agradecem”, opinou.
Sistema beneficia comércio – O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII), Antônio Marcos parabeniza a Administração Municipal por entender que “esta requalificação vai trazer para Ilhéus um ‘divisor de águas’. Com isso, haverá um reaproveitamento das belezas naturais e o resgate ao convite a ocupação de praias pouco frequentadas atualmente”, aponta. O diretor disse ainda que “com a implantação destas obras, será gerado novos meios de sobrevivência na cidade e consequentemente uma nova dinâmica econômica, que segundo avaliamos, encontra-se bastante carente por iniciativas como esta, que ajudam a dar maior pujança ao comércio e a indústria”, conclui.
Marlon Silveira é Advogado e empresário da construção Civil, em Ilhéus. Na sua visão, “o município dará um salto qualitativo no setor turístico, atraindo mais empresas da construção civil e de outros segmentos ligados ao setor. Esta requalificação propõe um marco no desenvolvimento imobiliário e contribuirá com a implantação de um novo momento na economia de Ilhéus”, espera Marlon que também é representante do Sindicato da Construção Civil, em Ilhéus.
Repercussão nas redes sociais – No ambiente virtual, projeto ganhou elogios e foi bem recebido pela população. O internauta Paulo Eduardo disse: “Que bom! Nossa cidade merece isso e muito mais, com certeza com decorrer do tempo virão muitas obras para deixa-la muito mais bonita e limpa”.  Já Alessandro Schenkel, manifestou sua satisfação. “Legal. Uma sugestão é revitalizar a ciclovia da Av. Soares Lopes, perto da praia, pois o mato a invadiu... Ali era bacana ver pessoal caminhando, correndo ou andando de bike... Incentivar o esporte deve ser meta de qualquer administração”. Já a Lwys Silva elogia. “Essa cidade merece o melhor. Acredito neste governo. Vai fazer a diferença”.
Valmir Machado sugere ao gestor municipal, a criação de espaços para shows com o objetivo de trazer de volta o cartão postal da cidade destruída durante os últimos 18 anos. Comprometido, o internauta convoca. “Vamos todos juntos resgatar a autoestima dessa linda Ilhéus, destruída ao longo desses desgovernos anteriores. Ilhéus é guerreira e resistiu a tudo e a todos e agora, vamos tratá-la com o amor que ela merece”, manifesta.
Esta semana o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou a Ordem de Serviço para primeira etapa da iluminação da Soares Lopes. A implantação já começou e ao todo serão 80 postes em toda a avenida com luminárias de Led, que vão reduzir o consumo de energia. A obra tem o prazo de execução de 90 dias e vai valorizar o projeto urbanístico do famoso paisagista, Roberto Burle Marx.(Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...