quinta-feira, 29 de março de 2018

Incra participa de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau na Bahia


Pela primeira vez, o Incra participa da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau que ocorreu, nessa terça-feira (27), no município de Ilhéus, no Litoral Sul. Esse é o primeiro passo para que a autarquia participe de forma mais incisiva das discussões envolvendo a cadeia produtiva da lavoura cacaueira em que o Brasil é o quinto maior exportador mundial.

Na ocasião, o diretor substituto de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra, Douglas Souza, explicou aos participantes que a autarquia está formatando uma ação específica para os assentamentos produtores de cacau. A iniciativa irá beneficiar 7 mil famílias, assentadas em 147 áreas de reforma agrária, situadas em 40 municípios, no estado.

“O objetivo é aumentar a produtividade cacaueira das áreas de reforma agrária, promover o desenvolvimento das famílias e estimular a conservação da Mata Atlântica”, destaca Souza. A ação engloba investimento em infraestrutura, aplicação de créditos, demarcação de lotes e titulação das famílias.

Durante a sua explanação, Souza esclareceu como são empregadas as políticas públicas voltadas os assentamentos rurais. Destacou ainda o investimento do Incra no Crédito Instalação, que só em 2017 aplicou na Bahia R$ 4 milhões nas modalidades Apoio Inicial, Fomento Mulher e Semiárido.

Câmara

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau tem como principais objetivos a defesa da cacauicultura, a busca de melhores condições de financiamentos, como ainda agregar valor ao produto e a defesa da cabruca e dos biomas em que está inserido. A cabruca é um sistema agroflorestal de cultivo do cacau dentro da floresta e de forma descontinuada e circundada por vegetação natural.(Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...