quinta-feira, 29 de março de 2018

BARROSO MANDA PRENDER POR CINCO DIAS AMIGOS E EX-ASSESSORES DE TEMER

PRISÃO TEMPORÁRIA
BARROSO MANDA PRENDER POR CINCO DIAS AMIGOS E EX-ASSESSORES DE TEMER
YUNES, CORONEL, WAGNER ROSSI E DONO DA RODRIMAR SÃO ALVOS
Publicado: 29 de março de 2018 às 07:43 - Atualizado às 08:54
JOSÉ YUNES, WAGNER ROSSI, ANTÔNIO CELSO GRECCO E JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO SÃO ALVOS DA PF (FOTOS: REPRODUÇÃO/EBC/JORNAL DA ORLA/CÂMARA DOS DEPUTADOS)

Do - Diário do Poder - O minstro Luís Barroso, do Supremo Tribunal Federal, mandou a Polícia Federal prender na manhã desta quinta (29) o advogado José Yunes, o ex-ministro da Agricultura Wagnr Rossi e o João Baptista Lima Filho, coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo, todos ex-assessore e amigo do presidente Michel Temer. As prisões são temporária, por cinco dias.
Além de Yunes, foi preso Antônio Celso Grecco, dono da Rodrimar, empresa que é apontada como beneficiada por um decreto de Michel Temer sobre o setor de portos. A PF fez buscas na empresa, que fica na zona portuária de Santos, em São Paulo, e no apartamento de Grecco. O governo tem negado qualquer tipo de benefício à empresa. O ministro Carlos Marun (Governo) já chegou a afirmar que esse caso "investiga o assassinato de uma pessoa viva".

A defesa de Yunes considerou a prisão do advogado inaceitável. Em nota, os advogados ressaltaram ainda que sempre que intimado, Yunes compareceu espontaneamente para prestar esclarecimentos. A prisão dele seria “uma violência contra José Yunes e contra a cidadania".
Em novembro, Yunes prestou depoimento à PF sobre decretos presidenciais que supostamente teriam favorecido empresas do setor de portos em troca de propina. O doleiro Lúcio Funaro, delator da Operação Lava Jato, aponta o advogado como responsável por administrar as propinas supostamente destinadas a Michel Temer.
Em dezembro de 2016, Yunes deixou o governo após a delação do ex-executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho, que afirmou que a empreiteira entregou R$ 4 milhões em propina no escritório de Yunes, em São Paulo. O repasse seria parte dos R$ 10 milhões pedido por Michel Temer a Marcelo Odebrecht.
Na carta de demissão entregue a Temer, Yunes afirma que a medida era para preservar sua dignidade. O advogado disse ainda que viu seu nome "jogado no lamaçal de uma abjeta delação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...