segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Setur cadastra e atualiza atrativos turísticos de Ilhéus


Um cadastramento dos atrativos turísticos de Ilhéus com a renovação do seu inventário fotográfico e audiovisual está sendo executado por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur). O objetivo é organizar um roteiro turístico e gastronômico do município – um dos principais polos receptores da Bahia – que contribua com o aumento no índice de permanência dos visitantes.

A iniciativa beneficia lugares, espaços culturais públicos e privados, hotéis, bares, restaurantes e fazendas de cacau. “Não é um programa que tem fim”, explica o secretário Roberto Lobão. “Esta ação terá um trabalho permanente de atualização e todo o inventário será apresentado como produto de Ilhéus em eventos nacionais e internacionais de turismo”, acrescenta.


Equipamentos - As pessoas do trade interessadas em inserir no projeto seu produto ou serviço, devem procurar a Setur. Nesta primeira etapa já foram contemplados pela iniciativa o Bataclan, a Catedral de São Sebastião, Hotel Canabrava, Pousada e Restaurante Morro dos Navegantes. Hotel Jardim Atlântico, Fazendas de Chocolate e Cacau, Baia do Pontal, Museu da Piedade e Lagoa Encantada.

Além dos registros renovados, a equipe também está aproveitando a oportunidade das visitas para fazer uma análise de campo, ouvindo a comunidade, avaliando atendimento, conhecimento cultural e histórico do lugar e anotando possíveis ações públicas que possam permitir a melhoria na infraestrutura.

Lidera - Desde março, Ilhéus está integrado ao Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional. O objetivo é promover a integração dos principais líderes regionais em prol do desenvolvimento sustentável dos municípios. O programa é uma iniciativa do Sebrae e da Frente Nacional dos Prefeitos, em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira dos Municípios. Na região, o Instituto Arapyaú apoia a iniciativa que já foi implantada nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Esta participação de Ilhéus no programa é considerada importante pelo secretário Roberto Lobão. E já começa a gerar bons frutos para o turismo, em especial, na Lagoa Encantada. “O Lidera Turismo, que é um segmento do programa, concluiu um trabalho de capacitação de mão-de-obra na localidade, que já mostra um avanço importante para aquele equipamento. Tivemos uma surpresa positiva com o que encontramos no local”, elogia Lobão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...