quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Rota Transportes leva crianças ao McDia Feliz e apoio ao GACC


Especial, por Zé Carlinhos - Como ocorre todo ano, no último sábado, 26, a Rota Transportes, empresa do baiano Grupo Brasileiro, transportou dezenas de crianças até o Jequitibá Plaza Shopping para participarem do McDia Feliz, em sua décima oitava edição na cidade de Itabuna. As vendas realizadas com o sanduíche Big Mac nesse dia nos restaurantes Mc Donald’s de Porto Seguro, Vitória da Conquista e Itabuna serão revertidas ao Grupo de Apoio às Crianças com Câncer - GACC Sul Bahia, que atende a 163 municípios.

Cinquenta crianças da Fundação Marimbeta, 48 da Escola Municipal Henrique Dias e 70 adolescentes do bairro Santo Antonio, organizados pelo padre Edivaldo, foram transportados até o local do evento e reconduzidos ao seu lugar de origem, além de 100 crianças da creche Irmã Margarida e mais 100 da creche Maria Goretti, que estiveram na comitiva da Rota e receberam cada uma delas o cobiçado lanche do dia, um Big Mac.

Para essa logística, além da atenção dos motoristas às professoras e alunos durante o percurso das unidades escolares ao local do evento, uma equipe de funcionários do setor administrativo da Rota acompanhou as crianças das creches, do desembarque ao embarque no shopping, bem como a assistência na praça de alimentação. 

Todos os 3.700 tíquetes de sanduíches destinados a Itabuna foram vendidos. Aproveitando a ocasião para arrecadar fundos, o GACC Sul Itabuna confeccionou camisas e chaveiros e a população respondeu positivamente adquirindo todos produtos.

Na abertura do evento em Itabuna, a presidente do GACC Sul Bahia,  Tereza  Cristina Cardoso Fonseca, que é médica oncopediatra, afirmou que com a “ajuda da sociedade, das instituições, do governo do estado e do Instituto Ronald McDonald, nós fizemos uma enfermaria especializada, construímos um ambulatório, que é referência em nível de Brasil para atender uma criança com câncer e uma CTI pediátrica”.

Segundo a presidente, a campanha de 2017 “servirá para que possamos adquirir um Raio X Portátil para atender às intercorrências de nossas crianças de enfermaria e um cateter móvel, que é necessário para que as crianças que estão fazendo quimioterapia não sejam furadas várias vezes. Para nós, é um dia de alegria, e mais que isso, um dia de conquista!”

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia desde 2012, através do Decreto nº 13.780/2012, isenta o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos sanduíches Big Mac vendidos no McDia Feliz, desde que a receita, deduzidos outros impostos, seja destinada a instituições de assistência a crianças e adolescentes com câncer, sem fins lucrativos, cadastradas no Instituto Ronald Mcdonald. Em 2016, cerca de R$ R$ 400.000,00 mil que seriam recolhidos como impostos em todo o Brasil foram doados às instituições participantes da campanha por meio da isenção de ICMS.

Creches - A creche Maria Goretti, de Itabuna, dirigida por Leda Novais, assiste a 126 crianças; e a creche Irmã Margarida, sob a direção de Kátia Pereira, cuida de 162 crianças e 98 adolescentes.  Segundo Kátia, “os meninos de nossa creche sonham com esse momento, um evento que já está no nosso calendário. É uma campanha de valor inestimável, pois ajuda a crianças com câncer a terem uma vida mais digna”. Ela explicou que o projeto Rota Comunidade é de muita importância para toda a sociedade de Itabuna, pois a Rota é uma empresa envolvida no social. E a diretora reflete: “Precisamos de mais parceiros assim. Itabuna tem muitas empresas que deveriam conhecer e participar dos projetos sociais do município. A Rota tem um olhar humano em diversas ações e, portanto, está de parabéns. Agradecemos, em especial, a Paulo Carletto e Elaine que têm essa visão ampla de cidadania e de amor ao próximo”. 

A diretora pedagógica da creche Irmã Margarida, Miranéia Tavares, explica que a instituição conta com apoio de casais voluntários, que fazem o trabalho de assistência e promoção de eventos para arrecadar fundos, e da prefeitura, que disponibiliza funcionários e professores”. Para ela, “O McDia Feliz é uma iniciativa muito importante, já que as crianças ficam deslumbradas no caráter solidário, e hoje, a nossa cidade necessita muito de ações como essa, que contemplem um olhar para o outro.”.


Miranéia Tavares lembra que este ano, a creche Irmã Margarida completa 30 anos de responsabilidade social, consciente da importância de um trabalho como este. ”Temos uma sensação de gratidão à Rota, que sempre participa, está conosco, nos contempla com esse transporte, porque sem o transporte não teríamos como trazer 100 crianças ao evento”, ressalta. 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...