quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Itabuna sediará o 4º Fórum das Águas


Empenhada em se inserir em todas as atividades que busquem despoluir o Rio Cachoeira ou mesmo minimizar as ações de impacto ambiental, a Prefeitura Municipal de Itabuna participará juntamente com o Instituto das Águas, Rotary Club de Itabuna e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) o 4º Fórum das Águas: Integração e Sustentabilidade - Juntos pela Água. O evento será realizado no próximo dia 05 de Setembro, na sede do Rotary Club, na Rua Inglaterra, 104, bairro São Judas.

         O evento contará com debates e paineis que serão explanados por técnicos e especialistas. De acordo com a programação, às 08h30min haverá abertura com exibição de vídeos e homenagens a ex-reitora da Uesc, professora Reneé Albagli, e ao empresário Helenilson Chaves. Às 10 horas será realizada uma Conferência que terá como tema “Gestão das Bacias Hidrográficas: compromisso e responsabilidade socioambientais, revitalização e mobilização comunitária para o compartilhamento das águas”. O palestrante será o professor e doutor em Gestão de Recursos Hídricos, PhD Antônio José Andrade Rocha. Revitalização do Rio Água Branca prevê trabalho de educação ambiental


         Às 11 horas, está prevista a realização do Painel “Paradigmas civilizatórios: mudanças necessárias”. A Uesc terá participação com uma abordagem do professor Doutor Maurício Morau sobre o “Programa de Humanização da Bacia do Rio Cachoeira com foco projeto piloto microbacia Rio Água Branca”, que tem o apoio do governo municipal. A UFSB terá como temática da palestra da professora MSc Valerie Nicoler, “Intervenção em Microbacia Jacarezinho”. O especialista e Florestas Tropicais, Volney Fernandes, discorrerá sobre “Governança para Sustentabilidade – Âmbito bacia do Rio Cachoeira”.

         A temática “Comitê da Bacia do Leste / CDS-LS Ações Estruturantes” será abordada por Luciano Veiga, o professora MSc Flávio Leopoldino/FTC, falará sobre “Ações Estratégicas práticas de gestão”, e a professora Célia Fonseca/Colégio Sistema, sobre “Pegada ecológica de atualidades”. Por fim, representando a Emasa, o presidente Jader Guedes fará uma explanação sobre o “Uso Racional da Água”. O encerramento está previsto para as 13 horas, com o Pró-Reitor da Uesc, Profº Drº Alessandro Santana, através do estabelecimento de metas e ações para o Fórum das Águas.

 Revitalização do Rio Água Branca

Rio Água Branca corta os bairros: Santa Inês, Antique e Fátima
O projeto de revitalização do rio Água Branca, elaborado por Marcelo Moreau, diretor do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Uesc, tem como foco a conservação de áreas verdes, recuperação de área de recarga da bacia, além de um trabalho de educação ambiental a ser realizado na comunidade em paralelo a investimentos em saneamento básico, humanização dos bairros no seu entorno, com melhora da autoestima da comunidade e consequente valorização da área urbana.

As ações incluem um diagnóstico da situação do Água Branca, que tem problemas com o descarte de lixo e entulho nas suas margens, apresenta sinais de impacto da degradação pela  ação do homem no meio ambiente e prevê entre outras coisas mapeamento das propriedades rurais e imóveis no seu entorno. O processo seria complementado com a realização de seminários itinerantes de sensibilização das comunidades ribeirinhas, limpeza do canal principal com 1,7 quilômetros de extensão e a retirada de resíduos sólidos, numa parceria com o governo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chuvas intensas em Ilhéus demandam ação urgente

Equipes da Defesa Civil e secretarias municipais se mobilizam para atender população afetada pelos efeitos das precipitações As chuvas torre...