segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Comunidade de Itacaré participa de audiência pública sobre o PPA

Representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil organizada de Itacaré participaram na manhã desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal, da audiência pública para a discussão com a comunidade sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021.  O objetivo do encontro, segundo colocou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é ampliar e democratizar as discussões sobre os investimentos, melhorias e ações no município.


Durante a audiência, coordenada pelo vice-prefeito Genilson Souza, representantes do governo municipal apresentaram os detalhes do PPA, sua finalidade e os passos que serão implementados após as audiências públicas. Em seguida foi distribuído um questionário onde cada segmento definiu suas prioridades. Essas ações serão avaliadas e sistematizadas para que em seguida o prefeito Antônio de Anízio encaminhe o projeto de lei à Câmara de Vereadores com essas sugestões apresentadas pela comunidade. Também foi aberto o espaço onde os segmentos puderam questionar e propor ações nas mais diversas áreas.

Nesta terça-feira, dia 29, a audiência será às 18 horas na unidade do Bolsa Família de Taboquinhas. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destaca a importância da presença de todos nas audiências, pois nas reuniões a comunidade terá a oportunidade de participar do planejamento, das decisões de governo, como parte do orçamento participativo, apontando metas e prioridades nas ações da administração municipal. O objetivo, segundo ele, foi realizar as reuniões descentralizadas, de forma que haja a participação dos moradores apresentando suas dificuldades e sugestões para cada um dos setores.

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. É aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato majoritário até o final do primeiro ano do mandato seguinte.


Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvo, produtos a serem entregues à sociedade. A estratégia de planejamento do município passa por 3 etapas, sendo elas o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei de Orçamento anual), onde finalmente são discutidos as ações metas e recursos que são provenientes a cada uma das ações que os forem apresentadas no PPA e LDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Curso de Máquins Pesadas em Ilhéus

Teve início nesta quinta-feira 2 de Maio Serão 60 horas de carga horária, entre aulas presenciais e EAD, com direito a certificado, material...