terça-feira, 29 de agosto de 2017

Programa de assistência técnica vai unir Prefeitura, Ceplac e Governo do Estado

 
         Ao considerar que o projeto é pioneiro no Brasil e vai integrar ações da Prefeitura, Ceplac, Governo do Estado e da União num novo modelo operacional, o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento destacou que o Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que deve ser lançado no final de setembro, terá três vetores operacionais. O plano une assistência técnica e extensão rural, inclui a melhoria das estradas vicinais para escoamento da produção agrícola e será complementado com a elaboração do Plano Diretor Agrícola do Município.
        
 O secretário enfatizou ainda que o Ater visa organizar também a agroindústria, com o fechamento das cadeias produtivas dos produtos agrícolas locais e organização dos arranjos produtivos e fomento a agroindústria. As ações incluem organização e comercialização da produção, através do fortalecimento das cooperativas e associações de agricultores familiares, além de proporcionar apoio e assistência aos pequenos, médios e grandes produtores.   Iniciada a reforma do Escritório Operacional da Emasa. Veja a seguir


         John Nascimento informou que o plano depende para sua implementação do agendamento de uma reunião com o governador Rui Costa para apresentação do projeto e formalização da parceria com a Prefeitura e Ceplac. Na audiência também será solicitada do estado a transferência das instalações do posto fiscal na BR 101, entre Itabuna e Buerarema, para implantação do parque temático da Cidade das Abelhas, visando estimular a apicultura em Itabuna e na região.

         O diretor de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Erlon Botelho, além da implantação da assistência técnica, estão em fase de implementação naquela unidade de governo o projeto de reciclagem Olho no Óleo, e com a Ceplac vem sendo discutida a retomada do programa de rádio de Fazenda em Fazenda, voltado para o setor rural.  Ele destacou ainda em fase de implantação, o projeto da Cidade das Abelhas, além de um programa de serviços ambientais Águas do Cachoeira e a implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Itabuna, que se complementa com o programa de governo através da criação da Cidade Universitária, que articula ações do governo e da comunidade acadêmica.
         
Outra ação do departamento de Agricultura, será segundo ele, a implantação do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão, que utilizaria os espaços cedidos pelo Dnit ao governo municipal, com uma sala de assistência técnica, uma unidade de acompanhamento de associativismo e de apoio ao Programa de Aquisição de Alimentos –PAA.


                        Iniciada a reforma do Escritório Operacional da Emasa

Como parte do programa de reestruturação da Emasa, foi iniciada a  recuperação e modernização do Escritório Operacional, localizado na Rua Adolfo Maron, no centro de Itabuna. No local funciona uma central de atendimento ao público e a reforma faz parte do programa de modernização de todas as unidades da Empresa Municipal de Água e Saneamento.

Segundo o Presidente da Emasa, Jader Guedes, o programa começou pela reforma e reequipamento da Estação Elevatória de Esgotos da Avenida Amélia amado, que estava abandonada e paralisada, e que hoje é um cartão postal da empresa. A empresa também investe na recuperação da barragem que abastece o povoado de Itamaracá e a meta é recuperar todas as estações de tratamento de água e de esgotos até o final do ano.

Ele disse ainda, que o imóvel onde está localizado o Escritório Operacional será totalmente reformado, e humanizado para conforto dos trabalhadores e para melhorar o atendimento aos clientes que diariamente são atendidos no local, inclusive para a troca dos tanques de amianto, por outros de fibra, atendendo a uma  exigência do Ministério da Saúde,.

A reforma incluirá também a ampliação de salas e locais de atendimento ao público. A Central do  0800-073-1195 ganhará melhores condições de trabalho, e no lado externo, será restaurado um canteiro de plantas e flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro foi internado às pressas

Bolsonaro foi internado às pressas em hospital de Manaus, após ato político Ex-presidente Jair Bolsonaro participou de lançamento do deputad...