terça-feira, 29 de agosto de 2017

Amurc investe em fóruns para atendimento municipal


Com a proposta de criar um espaço para discussão e atendimento as demandas municipais, a Amurc, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Uesc revitalizou nesta terça-feira, 29, o Fórum Municipal de Secretários de Saúde. A ação integra o Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul e envolve ainda atividades nas áreas de educação, administração, assistência social, procuradoria geral, comunicação, agricultura e meio ambiente, planejamento e finanças.

De acordo com o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, o objetivo dos Fóruns é propiciar meios para qualificar e aperfeiçoar os gestores públicos municipais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local, “com vistas a aumentar a eficiência e eficácia na execução de políticas públicas e na condução de sua implementação”.


Para o secretário de saúde de Arataca, eleito presidente do fórum, Alarcon Brito, o diálogo permanente entre os secretários e técnicos municipais sobre as demandas locais será a chave para sanar problemas em comuns. “O maior problema que a gente tem é a regulação dos serviços de saúde, principalmente dos municípios menores. Então, o Fórum vem para juntar a força e o diálogo de todos os gestores da área de saúde em busca de uma solução”.

O encontro foi também de apresentação do modelo de Consórcio Público de Saúde do Governo do Estado da Bahia para a região. A iniciativa foi aprovada pelos prefeitos, que se comprometeram em aprovar a Lei do Consórcio na Câmara de Vereadores dos municípios, durante uma reunião com o governador do Estado, Rui Costa, no mês passado.

Parceria

O projeto foi criado pela Amurc em 2011, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc. Segundo o Pró-reitor Alessandro Santana, “a iniciativa avança a partir do envolvimento dos secretários municipais nas reuniões do fórum, através do compartilhamento de soluções e ideias para a melhoria da saúde na região e a busca pelo aperfeiçoamento profissional por meio dos cursos de gestão oferecidos pela Uesc”.
          
         Com a eleição, a diretoria do Fórum de Saúde ficou composta pelo presidente, Alarcon Brito; vice-presidente Ronaldo da Silva, secretário de Itapé; secretária Damilene Borges, gestora da pasta de saúde em Uruçuca e tesoureiro José Leopoldo, secretário em Almadina.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PARABÉNS, ITABUNA!

                                      ITABUNA  Início do século dezenove  Entre os claros da Mata Atlântica...  Do solo sagrado de um chão i...