quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Prefeitura de Itabuna pede autorização à Câmara para licenciar motos de 50 cilindradas em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores para regulamentar o uso de motocicletas de até 50 cilindradas. Mais conhecidas como cinquentinhas essas motos atualmente circulam no município em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Portarias do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O projeto tem objetivo de garantir mais segurança para os próprios condutores dos veículos de pequena potência e para quem diariamente transita pelas ruas e avenidas do centro e dos bairros de Itabuna. A regulamentação vai possibilitar que usuários das motocicletas de 50 cilindradas estejam mais preparados para trafegar com mais segurança.


A falta de uma lei que estabeleça o controle e fiscalização desses veículos tem possibilitado a qualquer pessoa pilotar as pequenas motocicletas, sem usar os equipamentos de segurança, como capacete, o que aumento os riscos de invalidez e morte dos usuários no caso de acidente. Nos últimos anos as cinquentinhas se espalharam pelas ruas de Itabuna e são conduzidas por adolescentes e até crianças, muitas delas com autorização dos pais.
Através de estudos conduzidos pela Secretaria de Transporte e Trânsito de Trânsito (SETTRAN), a Prefeitura de Itabuna constatou que a pouca habilidade e imprudência de alguns condutores são principais causas responsáveis pela maioria dos acidentes de trânsito no município. Com a regulamentação, os motociclistas terão que obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  
Outra vantagem para a população é que os condutores das motocicletas serão identificados com mais facilidade pelos agentes de trânsito SETTRAN porque serão obrigados a fazer o emplacamento dos veículos e renová-lo a cada ano. Isso vai possibilitar aos motociclistas que evitem cometer infrações, como avanço do sinal vermelho e de faixa de pedestres.  
Com a regulamentação, os donos de veículos de duas ou três rodas terão um prazo para se cadastrar e frequentar aulas para obter a CNH especial. Caberá ao município a notificação e penalidade de multa decorrente de infração de trânsito praticada pelos condutores. O projeto de lei do Executivo começou a ser analisado pelos vereadores na quarta-feira, dia 10, depois de lido em plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...