sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Escolas de Canavieiras comemoram com resgate a Semana do Folclore


Com a proposta de resgatar o folclore brasileiro e aproximar a família da escola, os alunos da rede municipal de Ensino de Canavieiras embarcaram em uma viagem sobre as lendas e costumes brasileiros. Neste mês, quando se comemora o Dia Nacional do Folclore, as escolas colocam em prática o projeto didático Resgatar o Folclore, resgatar nossas raízes”.
Segundo a coordenadora pedagógica Soledade Paternostro, a partir do dia 21 de agosto, os alunos irão participar de atividades que envolvam tradições folclórica. “Cada disciplina irá trabalhar um viés relacionado ao tema. As matérias de língua portuguesa e inglesa, por exemplo, usarão recursos como leituras, interpretação, reescrita de lendas, cantos, provérbios, parlendas, trava-língua, literatura de cordel, adivinhas; nas aulas de história, serão abordadas as diferentes etnias que colonizaram as nossas regiões, enquanto nas de geografia, serão estudados os aspectos físicos das regiões brasileiras”, conta a coordenadora.


Soledade explica que o folclore canavieirense é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. “Portanto, o que buscamos com esses projetos é a preservação de nossas raízes, nossa história, nossa identidade cultural. Conhecer e valorizar a nossa cultura são autoafirmações do que somos, de valorizarmos aquilo que faz parte do passado, das histórias que nossos antepassados contavam quando éramos crianças, e tudo isso também faz parte do processo de formação  intelectual dos cidadãos”, comenta a coordenadora.

Segundo a secretária da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, a ideia é fazer com que os alunos foquem suas pesquisas na diversidade existente em Canavieiras. “Queremos aproximar os alunos das pessoas envolvidas na cultura e nas manifestações, e para isso contamos com várias referências, a exemplo de Mestre Biriba, Alex e Galego, na capoeira, Antônio Brega com as caboclinhas, Claudete, Mãe Marlene, Mãe Vera no Candomblé, Cristina com o Boi duro da Atalaia, entre tantos outros”, justifica a secretária.

Entre os objetivos do projeto estão: Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira; interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural; incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social. E, principalmente, o que buscamos em todos os projetos didáticos: Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar.

A culminância do projeto será no dia 29 de agosto, com um sarau realizado na Praça da Bandeira, a partir das 19 horas. No evento, que contará com abertura da Filarmônica de Canavieiras, cada escola fará uma Exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Por - Walmir Rosário- (14-08-15)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Será que o Capitão Azevedo fica fora das eleiçõe?s

Há boatos de que o Capitão Azevedo pode ficar fora da eleição Foto da filiação do Capitão Azevedo, ao União Brasil, em Salvador. Aqui, ladea...