sábado, 14 de setembro de 2013

LEITO DO RIO CACHOEIRA EM ITABUNA JÁ PODE PASTAR GADO

O Rio Cachoeira,, em Itabuna, não diferente de quase todos deste país, agora está nascendo capim em seu leito, já que as providencias não foram tomadas para a retirada  das baronesas e da sujeira que corre ainda em suas águas fedidas, e trazendo grandes transtornos e revoltas, em maior intensidade, em toda a comunidade ribeirinha, já que, o mau cheiro já está atingindo ao centro da cidade.

No governo anterior, de Azevedo, através da Emasa, existia  o projeto SustentaCidade que fazia cientificamente, através do Agrônomo, Agmenon Farias a retirada das plantas aquáticas, que eram transformadas em adubo orgânico, tratava-se de um excelente inciativa, e, que conseguia  amenizar o mau cheiro, com o uso das próprias baronesas. Elas tem dois ciclos: em desenvolvimento retira da água a sujeira, já como adultas morrem e poluem as águas. Era neste momento, que o projeto entrava em ação, com as suas ilhas localizadas na saída dos canais de esgoto que vão para o rio..  


Para conter as plantas aquáticas em grande quantidade,  estrategicamente, foi instalada uma barragem pneumática de contenção acima do bairro de Nova Ferradas, o que ajudou a elucidação do Projeto, que em pesquisa cientifica, comprovava que a ação fazia diminuir em 40% a poluição das águas do Rio Cachoeira. Para isso, também foi realizado um trabalho de conscientização com todos os ribeirinhos para não jogarem sujeira no rio, muitos deles abraçaram a causa. Medida, essa, que também foi estendida às escolas deste município. 

O projeto é da itabunense, filha do nosso saudoso, José Soares Pinheiro (Pinheirinho), professora Heloísa Pinheiro. Um projeto, que foi desenvolvido pela Emasa, através da gestão de Geraldo Bríglia, e que poderia retornar. 

A realidade é que o nosso Rio Cachoeira está morrendo, e as autoridades sentindo o cheiro da carniça de seu corpo em decomposição. Hoje com o capim, pode-se até  colocar gado em seu leito, o capim parece ser de ótima qualidade. Ai, está uma grande mudança!...            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...