Estátua em questão |
Veja
a versão do conceituado artista plástico de Itabuna, Renato Afonso de
Souza, nosso conhecido Renart, a respeito do descaso do busto do
escritor Jorge Amado, criado pelo escultor Lavrud Durval que
foi instalado em Ferradas, no Governo de Azevedo e, devido a depredação
retirado para restauração e, até hoje, completando oito meses, não retornou ao
local. A FICC não diz nada a respeito.
Um povo sem história, não tem cultura e nem tradição.
Um povo sem história, não tem cultura e nem tradição.
O
Concepcionador Plástico Renart Sousa, tendo em vista as diversas
manifestações negativas - baseadas em informações distorcidas, reflexo do
desconhecimento ou ignorância perceptiva quanto a espécie do
material empregado na execução da escultura representativa da figura do
escritor Jorge Amado, instalada no trevo rodoviário do bairro de Ferradas -que
apresentadas sob as matizes manifestas, tentam denegrir a imagem do
executor da obra, o escultor Lavrud Durval, vem de público esclarecer
aspectos pertinentes a matéria, afim de dirimir as opiniões - a priori
por mim relevadas - baseadas nos limites de percepção dos que se
manifestaram.
Historiemos os fatos:
Em
meados do ano de 2012, recebi solicitação da Prefeitura Municipal de
Itabuna, através do Secretário Jorge Vasconcelos, para apresentar um projeto de
monumento, com o fito de homenagear o escritor Jorge Amado, como parte
integrante das comemorações do centenário de seu nascimento; solicitação esta
prontamente atendida, quando apresentei em reunião pública o referido projeto,
na presença do Prefeito Capitão Azevedo, Secretários Municipais, representantes
de Classe e Clubes de Serviços, Imprensa , Artistas , convidados, e o
representante do Banco Santander, financiador do Projeto de Recuperação do Sítio
Cultural Jorge Amado de Ferradas.
O
projeto de monumento fazia-se composto de uma base monumental com oito
metros de altura, simbolizando duas hastes entrecruzadas, a primeira de
sustentação, a segunda de projeção espacial, com encravamento em baixo-relevo
do título de todas as obras editadas em vida do escritor, sobrepondo-se a esse
elemento uma projetante para fixação de sua escultura figurativa, com 3m
de altura, para o desenvolvimento da qual convidei o jovem e talentoso escultor
Lavrud Durval, naquele momento apresentado como meu parceiro no desenvolvimento
do monumento.
O
material eleito para o desenvolvimento da obra seria o concreto armado
revestido de granito para a base de sustentação e projetante: e o bronze para a
escultura retratando Jorge Amado assim como o revestimento das letras
formadoras dos títulos das obras do escritor.
O
custo total de concepção e execução custaria a importância aproximada de
R$160.000,00 (cento e sessenta mil reais), com implicantes quanto a sua
modalidade de execução a discutir-se entre as partes interessadas.
O
acima exposto, representava a intenção original para a concretização do
histórico desejo de prestar-se uma homenagem justa e merecida ao mais ilustre e
representativo filho da nação Grapiúna, fato , que não se concretizou , como o
almejado, em virtude das limitações pecuniárias então vivenciadas, pelas ditas
disponibilidades financeiras do município, aspecto redundante da radical
mudança na concepção original da obra, salientando-se o fator referente a
localização do monumento definitivo, inviabilizado naquele momento em função da
futura transformação do atual trevo da entrada de Ferradas, que deixará de
existir como tal, em função de futura duplicação da BR, fato preponderante na
decisão de não erigir o monumento no referido local, optando-se então -
em função da imprescindibilidade de se prestar a homenagem no bojo das
comemorações do centenário de seu nascimento - por base simplória provisória
para colocação da estátua, também modificada em suas intenções executivas,
quais sejam no seu aspecto de envergadura, modificada de 3m para 1;70, assim
como na qualificação do material empregado na sua elaboração ,resultante
das ditas “ limitações pecuniárias do contratante”, (a fundição em bronze
montaria na quantia de R$60.000,00), modificando-se do bronze para um
elemento provisório em resina de fibra plástica, espécie geradora das polêmicas
manifestações exacerbadas nas redes sociais e na imprensa em geral; material
esse, composto por dois elementos formativos: a resina e a massa plástica
amalgamadas e combinadas, com aplicação de camada interna em gesso-pedra ,
usado como elemento auxiliar estabilizador da resina, cuja permanência e
durabilidade frente aos agentes naturais faculta-se ultrapassar 500 anos, se
mantida sua integridade física livre da ação predatória encetada pelo
baixo discernimento de alguns animais que pouco exercitam sua inerente
racionalidade. Eis porquanto colocada a real situação dos fatos, catalisados
pela ação de vândalos, que ora fazem-se vivenciados pelo já ementário de
opiniões dos que ousaram externar-se sem o embasamento do conhecimento da
espécie: a resina plástica é porquanto um material de características
permanentes, exemplificados em vasta gama de trabalhos artísticos desenvolvidos
com a mesma: mural de minha autoria, simbolizando os esportes olímpicos , na
Vila Olímpica de Itabuna, com camada milimétrica de resina revestido
internamente por manta de fibra, assinado em 1980, portanto 33 anos de
integridade física mantidas a salvo, dentro dos domínios da Vila, de atos
de vandalismo: Outros tantos ,de artistas de comprovada e
indiscutível consagração pública, como Osmundo Teixeira, e Paulo Cardoso,
no escritório local, e na sede da Ceplac; de Mario Cravo ,exaltando os
veleiros, na Cidade Baixa, em salvador; de Richard Wagner, monumento ao
Centenário de Itabuna, etc. Vale-se aqui ressaltar que o vandalismo predador de
monumentos, não é um problema local, mais mundial, como estampado
frequentemente pela mídia...
Cumpre-se
também esclarecer os aspectos de bastidores, que redundaram na não colocação da
placa original em bronze, devidamente executada no tempo hábil para a
inauguração,(ora ainda em minha posse), impedida de última hora de ser
colocada, por não constar em seu contexto, o nome do vice-prefeito,(erro grasso
do cerimonial ou assessoria jurídica do candidato) que seria o agente oficial
do descerramento da referida placa, devido ao impedimento do prefeito de
participar de solenidades que tivessem conotação de propaganda eleitoral,
obedecendo razões da Justiça Eleitoral, fato este que implicou na
fixação de um modelo provisório, constando o nome do vice-prefeito,
desenvolvido em fibra acrílica sob base de Duratex, para posteriormente
ser fundida, o que não aconteceu por desinteresse do executivo em arcar com a
refundição complementada ,da placa original
Quanto
a cantada e dita imerecida quantia de R$20.000,00, que auferimos em
função dos resultados obtidos pelos desfechos conclusivos da obra, pela
catilinária ofensiva das opiniões emitidas contra Lavrud, resalto para os
incautos e mal informados, sobre o real valor de uma obra de arte: o que
recebemos, eu e Lavrud , nada mais foi que um dízimo de nosso merecimento.
De
aqui fica, aos vândalos nosso inútil inconformismo quanto a bestial
manifestação de suas ações, pois bem sei que continuarão a assim agir
infinitamente...; aos que emitiram opiniões sem a consciência crítica do
conhecimento da espécie, a relevância de nosso discernimento, conquanto é sábio
perdoar e relevar; a FICC - que através dos limites das ações de seus
dirigentes, que há aproximados duzentos e quarenta dias, repousam em berço
esplendido de uma injustificável inércia operacional de pleno relegar,
caracterizada pela visível impotência e incapacidade de reagir frente a uma
situação passível de pleno equacionamento - faz-se a real
catalisadora do desfecho da situação de ostracismo, ora vivenciada pela
nossa obra, e que posando de vestal, ao imputar todos os males do mundo aos
limites da administração passada - que ao menos fica na história com o mérito
de ter encetado a iniciativa e ação de realizar esse monumento - em
verdade deveria agir de forma antagônica ao que tão veementemente condena,
optando pelos caminhos da racionalidade, devolvendo a estátua de nosso Grande
Jorge, já definitiva em bronze, como originalmente almejado , ao seu lugar
inaugural, amputando opiniões descabidas, de seu encarceramento em
qualquer outro espaço e concomitantemente, esperamos, com confiança nas
diretrizes que norteiam os destinos da esperançosa administração do Prefeito
Vane, que seguramente não pactua das mesmas “limitações pecuniárias” , da
administração pretérita, quanto as ações culturais.
De nossa parte, a plena voluntariedade
para encetarmos juntos, a restauração do modelo provisório da obra,
e sua consequente fundição definitiva em bronze,pondo a prova, no porvir, às
reais intenções da FICC, e quem sabe, assim realizarmos um monumento , a altura
do homenageado, na plenitude de sua concepção.
Temos
dito, Renart & Lavrud
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