domingo, 8 de setembro de 2013

Itabuna dá exemplo de patriotismo na Festa da Independência

       
   “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo... E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva”. Esses versos, imortalizados por Vinicius de Moraes na sua Aquarela, parecia combinar perfeitamente entre a expectativa de milhares de itabunenses por um sábado ensolarado, mas que tiverem de abrir seus guarda-chuvas para acompanhar o Desfile Cívico do Sete de Setembro.

Porém, quem imaginava que a chuva fosse um obstáculo capaz de esvaziar a Avenida do Cinquentenário e triar o brilhantismo da festa pelos 191 anos de Proclamação da Independência do Brasil, se enganou. Ao contrário, as cores dos guarda-chuvas parecia fazer parte do cenário “tudo em volta colorindo”   


Foi assim que o povo de Itabuna foi à ruas e, mais uma vez, deu uma grande demonstração de patriotismo e civilidade celebrando o Sete de Setembro tendo como pano de fundo a obra literária do dramaturgo, cantor e compositor brasileiro Vinícius de Moraes. Por sua vez, às 29 escolas públicas e uma da rede particular, literalmente, encantaram o público trazendo para Avenida os temas e personagens que inspiraram o “poetinha”, através da música, do teatro, da pintura, da dança, ou, simplesmente reproduzindo versos dos poemas de Vinícius.

Com isto, o que se viu foi uma invasão de borboletas, gaivotas, patos, elefantes e tantos outros bichos, sem falar a Garota de Ipanema, na Tarde em Itapuã e no drama de Orfeu da Conceição com sua amada Eurídice.

Depois do hasteamento de bandeiras do Brasil, da Bahia e de Itabuna, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Aldenes Meire, e do comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Marco Antonio Lemos, o prefeito Claudevane Leite, passou em revista à tropa, na Avenida Fernando Cordier. Em seguida, retornou ao palanque armado na Praça Octavio Mangabeira, aonde recebeu autoridades e convidados para acompanhar os festejos do Dia da Independência.
Ao avaliar o desfile do Sete de Setembro, a secretária da Educação de Itabuna, Dinalva Melo do Nascimento, ressaltou que dois aspectos foram imprescindíveis para a apoteose que foi a Festa da Independência. Primeiro, enfatizou a presença maciça do público na Avenida, mesmo com uma manhã chuvosa, e, em seguida o brilhantismo com que estudantes e professores protagonizaram o desfile.

“Além de atenderem às expectativas propostas pela Secretaria da Educação de homenagear um dos grandes nomes da literatura e da música popular brasileira, foram além e trouxeram para a Avenida uma verdadeira aula de civismo e cultura, enriquecida a partir de um verdadeiro mergulho na obra literária de Vinicius de Moraes”, argumentou Dinalva.

Além das 30 escolas da rede pública e privada, o Desfile Cívico do Sete de Setembro contou com a participação das instituições militares que arrancaram aplausos ao longo da Avenida do Cinquentenário. Inicialmente o Tiro de Guerra abriu o desfile para, logo em seguida, dar espaço ao Colégio da Polícia Militar, ao 15º Batalhão da Polícia Militar,ao 4º Grupamento de Bombeiros Militares, à 1ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual e à Polícia Rodoviária Federal. A Festa da Independência, em Itabuna, contou também com a participação das lojas maçônicas, Lions Clube, Movimento Bandeirantes, Escoteiros, Fundação Marimbeta e Biblioteca Itinerante.


Por -  Erivaldo Bomfim
Foto: Pedro Augusto / Gabriel de Oliveira

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...