terça-feira, 10 de setembro de 2013

Deputada cobra a retomada das obras da Praça dos Esportes e da Cultura em Ilhéus

As obras de construção da Praça dos Esportes e da Cultura do bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, estão paralisadas desde o início do ano. O projeto, elaborado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, e que deveria contar com o apoio da Prefeitura, chegou a ser iniciado na cidade no final do ano passado, com os serviços de terraplanagem e a previsão era de que fosse concluído em 90 dias. Acontece que os serviços foram paralisados e a obra abandonada, servindo atualmente de pasto. Agora a Praça dos Esportes de Ilhéus, planejado para ser um importante equipamento para levar esportes, cultura e cidadania à comunidade, corre riscos de não ser concluído.


Preocupada com a situação, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD), acompanhada do diretor da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Vitória, Amil Gomes, visitou o local onde será construída a Praça dos Esportes e da Cultura e se comprometeu a buscar apoio no sentido de identificar as eventuais pendências e solicitar a retomada das obras, tendo em vista a importância social do projeto. “A Praça de Esportes e da Cultura será um importante instrumento de inclusão social e de transformação, além de valorizar o bairro com as obras e melhorias que serão feitas no entorno da praça”, explicou a deputada estadual Ângela Sousa.

De acordo com o projeto inicial, a Praça dos Esportes e da Cultura, que será implantada em frente a Fundação Fé e Alegria, na segunda travessa da Rua São Jorge, vai contar com uma quadra poliesportiva coberta, unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Telecentro, biblioteca, cine-teatro, pista de skate, parque e área para leitura externa. Os serviços incluem recursos na ordem de R$ 2 milhões. Ainda conforme o projeto, além das obras da Praça dos Esportes e da Cultura, o bairro Nossa Senhora da Vitória seria contemplado com os serviços de recuperação das ruas e de iluminação pública que deverão ser realizados pela Prefeitura de Ilhéus. “O problema é que os serviços estão parados, o que é um absurdo. Precisamos mover esforços para que essa praça possa de fato acontecer”, complementou a deputada estadual.

Além desse trabalho de incentivo ao esporte, ao lazer e a cultura, o empreendimento vai também valorizar e beneficiar os imóveis do bairro Nossa Senhora da Vitória. Outra ação importante no trabalho de mobilização comunitária é o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, onde os moradores se sentem parte importante e integrante do projeto de implantação, gestão e funcionamento dos equipamentos da praça. Aliado às obras físicas, os trabalhos incluem também o serviço de mobilização social com a apresentação dos trabalhos para a comunidade, a realização de oficinas, discussões entre grupos e qualificação profissional. “São ações importantes que devem ser incentivadas. Não podemos perder mais esse importante equipamento por falta de compromisso do poder público”, finalizou Ângela Sousa, se comprometendo a buscar apoio para garantir a retomada das obras.

 Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Será que o Capitão Azevedo fica fora das eleiçõe?s

Há boatos de que o Capitão Azevedo pode ficar fora da eleição Foto da filiação do Capitão Azevedo, ao União Brasil, em Salvador. Aqui, ladea...