terça-feira, 6 de novembro de 2012

Um retrato do descaso na saúde pública

Fila (Foto: Imagem/TV Bahia)
Fila de 1,5km de extensão. Pacientes em busca de atendimento.

A segunda-feira no Hospital Santa Izabel em Salvador retrata o dia a dia de milhares de brasileiros, que precisam do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), e não conseguem êxito.

No Santa Izabel, durante a manhã da segunda-feira (5), formou-se uma fila de 1,5 km de extensão, com cerca de 300 pessoas, lutando por um atendimento. Idosos que chegaram ao local, às 4h da manhã, e mesmo assim, não conseguiram marcar uma nova consulta. São mães, pais, avós que merecem todo o respeito, aliás, é muito além do merecer, é ter o direito a um atendimento digno no SUS, direito esse que é violado, toda vez que depois de passar o dia todo na fila, eles voltam pra casa sem a consulta, ou o exame marcado.
Fila (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Na ocasião, o diretor do Hospital, José Almeida, disse que não tem como ampliar o número de vagas. “Eu não tenho como aumentar toda vez que o número de consultas que o hospital oferece. O hospital tem uma capacidade de atendimento, tem um grupo de médicos que atendem. Se eu aumentar o número de fichas atendidas, nós vamos agendar para quatro, cinco ou seis meses. Vai chegar uma hora que pacientes que precisam do retorno não terão vagas”.

É essa a nossa vergonhosa realidade, pois, uma pessoa que está procurando pela unidade de saúde hoje, é porque precisa hoje, e não daqui a cinco ou seis meses, durante esse tempo, muitas vidas podem ser perdidas, e o Governo não se importa, pois a sua família Graças a Deus, está rodeada de planos de saúde. Precisa-se de grandes investimentos e comprometimento dos profissionais da área de saúde, é um conjunto de fatores que levarão a melhora do SUS, reclamamos do Hospital de Base em Itabuna, mas pelo visto o problema é infelizmente, generalizado.

Ótimo que o Governo invista na Copa do Mundo, mas vergonhoso é esquecer da saúde, esquecer da educação, segurança pública e diversos outros setores, que estão largados de mão, por quem deveria preservá-los, por quem deveria investir.
Posto médico Itabuna/Bairro Califórnia

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Materno-Infantil de Ilhéus disponibiliza anticorpo que previne bronquiolite em bebês prematuros ou com comorbidades

A pequena Maya nasceu, no último dia 5, prematura, na 34ª semana da gestação de Adriele dos Santos, pesando apenas 1,785 kg. Ela está intern...