terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os periquitos deram adeus a Itabuna

(As amendoerias não existem mais e os periquitos foram embora)

"Periquito" é o nome comum de várias espécies pertencentes à família Psittacidae (papagaios/Araras) que se alimenta essencialmente de sementes.

Essas pequenas aves que todo ano chegavam a Itabuna no mês de outubro, este ano não apareceram.
Elas vinham em busca de se alimentarem dos frutos das amendoeiras que existiam na Avenida Amélia Amado.

Este ano o lindo cenário de centenas desses pássaros, a revoar, não foi visto. As aves deram adeus ao centro desta cidade. O motivo da ausência, tudo indica, foi o corte das árvores, com mais de 40 anos de existência, para dar lugar à nova Avenida Amélia Amada, que ainda está sendo construída.

Tudo isso faz parte do progresso sem limites, sem  projetos; Faz parte do crescimento do capitalismo selvagem! Salvem-se, quem puder! 

A Natureza  que se lixe... Adeus pássaros, vocês são refém da maldade esdrúxulas do ser humano; A única espécie que mata o semelhante por ambição ou prazer, enquanto os outros animais só matam por estreita necessidade.

Esse fato foi bom para um determinado elemento da Avenida Ilhéus, que agora não vai precisar mais comprar fogos para espantar as lindas e pequenas aves, que foram a procura de amendoeiras em outras paragem. De onde eles vêm para onde eles vâo não sabemos.

Fogos para espantar os periquitos:

Veja a matéria aqui, novamente, na íntegra, publicada neste blog há dois anos:

segunda-feira, 11 de outubro de 2010


Elemento solta fogos pra cima dos periquitos na Avenida Ilhéus

Em Itabuna acontecem coisas e fatos “estranhos” que não entendemos, na Avenida Ilhéus, centro da cidade é uma alameda com várias árvores, nesta época do ano, os periquitos chegam para sua reprodução. Eles preferem as amendoeiras!

Nesta mesma avenida imediações do numero 300, tem um elemento que se diz humano que ao vê os periquitos em uma dessas árvores, solta fogos (pistolão) em direção aos pássaros que vêm de tão longe. É um castigo, eles voam mais uma vez... Quando vêm que tudo está calmo retornam a mesma árvore e sofrem os mesmo castigos.


Esse fato está trazendo revolta aos moradores que tem consciência do local. Eles pedem para que agente do Ibama, possa tomar uma medida para punir o tão elemento.


Esta denúncia está sendo feita a pedidos desses moradores. Vamos repetir o endereço: Avenida Ilhéus, imediações do numero 300, que os agentes do Ibama ou mesmo a Policia possam conter essa arbitrariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...