sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Diagnóstico Agropecuário terá recursos da Seagri



O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Itabuna, Antônio Marcelino, que também é presidente do Fórum Regional de Secretários de Agricultura Desenvolvimento Econômico, que envolve 26 municípios confirmou a destinação de recursos pelo governo do estado para implementação do Diagnóstico Agropecuário do Território do Litoral Sul.
 
O projeto elaborado por técnicos da Uesc, Adab, Ebda, IBGE e de diversos municípios da região terá um custo estimado de R$ 214 mil, dos quais R$ 148 mil repassados através de um convênio negociado com a Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri). A proposta envolve a aplicação de levantamento de dados primários e secundários, além de questionário para entrevistas com centenas de produtores da região.

No caso de  Itabuna, município polo de comércio e serviços com com uma população de 204 mil habitantes, o secretario explica que o diagnóstico vai envolver os  5042 moradores da zona rural, que represnetam 2,5% da população, que serão abrangidos na pesquisa. Itabuna tem cerca de  1,2 mil produtores, a maioria deles ligados à agricultura familiar. 

Ele destaca que o município tem ainda como principal atividade econômica agrícola o cacau, mas vem diversificando a produção de hortifrutigranjeiros, com incentivo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que hoje envolve cerca de 400 agricultores e terá seu convênio prorrogado com o MDS para 2013.

Por : Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto  - 9-11-2012

www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica do cacau

Entidades brasileiras do setor cacaueiro apresentam estudo sobre viabilidade econômica.  financiamento e sustentabilidade no Partnership Mee...