segunda-feira, 11 de junho de 2012

São João em Itabuna é sucesso de público nos bairros


Considerado um sucesso de participação popular, animação e de resgate às tradições populares, o São João dos Bairros 2012 é resultado de uma parceria entre a  Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com a TV Santa Cruz. O evento mobilizou um público de mais de 20 mil pessoas nas apresentações nos bairros de Ferradas, São Caetano, Santo Antônio e Fátima, com a apresentação de quadrilhas e bandas regionais.

Na festa de encerramento, domingo (10), na praça São Sebastião, no bairro de Fátima, foram registradas apresentações do Forró Caxangá e de Ely Marques e Banda, além do bloco Caipiras do Forró, do Axé Odara, quadrilhas infantis, fantoches, eleição de Rainha do Milho e Casamento na Roça, com a participação de atores itabunenses. O projeto privilegiou artistas e bandas da região, contribuindo assim para a revelação de novos valores artísticos.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, tem uma avaliação positiva da festa, que marca uma parceria consolidada com a TV Santa Cruz e no resgate à tradição  dos festejos juninos em Itabuna. Um dos destaques fica pela efetiva participação de público e pelo estimulo às atividades econômicas nas áreas dos eventos.

Leahy enfatiza que a praça São Sebastião foi tomada por um público de milhares de pessoas, contando com toda uma infraestrutura de apoio montada pela Prefeitura, que incluiu a instalação de portal de acesso, palanque, sonorização, iluminação, além do ordenamento de barracas para a venda de  comidas e bebidas típicas e dos espaços destinados à exibição de grupos juninos, além de um parque infantil . Foi disponibilizada uma unidade do Samu para eventuais emergências e o 15º Batalhão da Policia Militar montou o esquema especial de segurança para o público, sem o registro de incidentes graves.

 O São João nos Bairros tem como tema na edição 2012 “Aqui Jorge Amado conta e Luiz Gonzaga canta”, numa homenagem aos centenários do escritor itabunense e do Rei do Baião, mas sempre com o foco no resgate dos valores culturais e das tradições dos festejos juninos. Também  foi instituído o prêmio Troféu São João dos Bairros, com o tema “100 anos de Cantos e Contos”, para os destaques da temporada de festas.

A presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Sandra Ramalho, também destaca  o sucesso do São João dos Bairros, pela efetiva participação de público e   como resultado de uma grande parceria institucional, que movimenta a população dos bairros, resgata tradições culturais e valoriza o forró pé-de-serra.

Por: Kleber Torres  Fotos: Vinícius Borges  11-06-2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

União de esforços de segurança em Ilhéus

Autoridades unem esforços para fortalecer segurança no comércio de Ilhéus Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura, CDL e Associação Comer...