segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Centro de Atenção à Mulher e USF José Maria de Magalhães Neto entregues amanhã



Nesta terça-feira, dia 10, às 10 horas, serão entregues dois novos equipamentos para a saúde pública de Itabuna. O Centro de Atenção à Mulher (CAM) e também a nova USF José Maria de Magalhães Neto, ambos no imóvel onde funcionou o SESP.

A solenidade contará com a participação da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, e da subsecretária Lânia Peixoto, e dos secretários municipais, a exemplo de Rosivaldo Pinheiro (Governo).

As duas estruturas foram realizadas por meio da Prefeitura de Itabuna em convênio com a Faculdade de Ciências Médicas - AFYA Itabuna.  No sábado, dia 6, toda a equipe que atuará no CAM passou por capacitação e treinamento de informatização para utilização do Sistema GIGA.

O Centro de Atenção à Mulher é um marco para a história do município como primeira unidade deste porte para atender a Média Complexidade em Saúde da Mulher. O CAM visa assistir mulheres de Itabuna e da região sul do Estado de forma integral em um único espaço físico. 

As consultas com especialistas, exames e procedimentos serão oferecidas de acordo com a demanda de cada comunidade assistida pelas Unidades de Saúde da Família por meio da Central de Regulação ou de forma referenciada, ou seja, encaminhada por outra unidade de saúde. 

O Centro de Atenção à Mulher contará com as seguintes especialidades: Ginecologia, Dermatologia e Mastologia, além de procedimentos como Ultrassom das mamas, transvaginal, pélvica e ultrassom obstétrica, Colonoscopia, pequenas cirurgias, como retirada de pólipos e verrugas, e atendimento de fisioterapia específico para o sexo feminino. 

Além disso, também serão ofertados serviços como acompanhamento do Pré-Natal de Alto Risco, acompanhamento de lesões no colo uterino, atenção especializada à puberdade precoce, à amamentação e nutrição materno-infantil.

E ainda, serão oferecidos serviços de cunho social a exemplo da Sala Violeta, com atendimentos voltados às vitimas de violência, com orientação psicológica, jurídica, e acolhimento para aborto legal. 

USF JOSÉ MARIA DE MAGALHÃES NETO

Novas instalações da USF José Maria de Magalhães Neto 

Com a USF José Maria de Magalhães Neto, ao todo já foram entregues à população um total de 22 postos de saúde requalificados pela Prefeitura de Itabuna, sendo que 17 em convênio com a instituição de ensino AFYA Itabuna.

A unidade que antes funcionava em anexo a um conglomerado de serviços no antigo SESP, agora terá sua própria estrutura à parte, com entrada independente, para melhor atender às comunidades centrais do município. Também contará com a implantação do sistema de informatização para atendimento aos pacientes.

Leia também:

Secretaria Municipal de Saúde recebeu novos equipamentos da AFYA para unidades da Prefeitura de Itabuna

Na manhã desta segunda-feira, dia 9, em ato simbólico no Almoxarifado da AFYA - Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, acompanhada da subsecretária Lânia Peixoto, recebeu novos equipamentos provenientes do convênio entre a Prefeitura de Itabuna e a instituição de ensino. 

Os novos mobiliários serão destinados a equipar as unidades de saúde visando à melhor prestação de serviços à população. 

Recebidas pela secretária-executiva da AFYA Itabuna, Kaliane Reis, às representantes da Prefeitura foram entregues condicionadores de ar, macas, fotopolimerizador sem fio odontológico, cadeira mocho odontológica, sonda exploradora, foco multiuso, colposcópio, autoclave, dentre outros equipamentos. 

Parte do mobiliário já será entregue ainda hoje para o Centro de Atenção à Mulher (CAM), a primeira unidade deste porte na região Sul do Estado que será inaugurada amanhã, dia 10, na Praça João Pessoa, s/n, Centro (antigo SESP).

Ascom - Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Irmãos Batista tentam nova manobra, agora no Cade

Paper acusa a J&F dos Batista de “campanha sórdida” para não entregar a empresa que vendeu Eldorado Celulose - Foto: redes sociais. Do -...