Milhares de pessoas se concentraram ao longo da Avenida do Cinquentenário, no centro de Itabuna, para celebrar a diversidade etnico-racial do Brasil no 7 de setembro. O desfile cívico coordenado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, foi aberto depois do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Itabuna pelo prefeito Augusto Castro, o comandante do 15º Batalhão da Policia Militar, Tenente-Coronel Robson Faria da Silva e o Tenente Coronel Washington Luis Paraíso da Fonseca e a passagem em revista às tropas.
Ele enfatizou também o cuidado com as gerações mais novas. “ É uma alegria, a gente ter essa empatia com as crianças e isso não só agora na gestão. Desde muito tempo atrás, a gente vê o calor humano, a recepção dessa gente. Quando a criança se manifesta, é um bom sinal. Então, fico feliz em ter essa recepção calorosa durante todo o período da gestão e hoje aqui ainda mais na festa da independência do Brasil. A aqui no desfile, com as escolas, com as entidades, com o Grito de Excluídos. É um desfile que marca a história de Itabuna e do Brasil”, acrescentou.
Já o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, ressaltou que o desfile cívico é um ato de pertencimento. “Na verdade, o ato litúrgico do 7 de setembro significa reconhecimento pleno da pátria e da cidadania. Significa um ato de cumprimento do dever cívico, mas também do encontro entre pessoas. Significa unidade. Uma nação só existe, se tivermos a capacidade de diálogo pleno e de unidade. Isto é o país. Isto é a nação. É importante a proximidade, e o cuidado com nosso povo", disse.
O Tenente-Coronel Washington Luis Paraíso da Fonseca, diretor do Colégio da Polícia Militar de Itabuna, evidenciou a importância de manter vivo na população e nos jovens o sentimento de patriotismo. “É muito importante a gente resgatar, sempre homenagear e comemorar a nossa independência”, frisou.
As autoridades ficaram concentradas no palanque oficial na Praça Otávio Mangabeira de onde acompanharam a passagem dos grupos de militares e civis no desfile cujo tema foi “A diversidade desfila – Sete de Setembro celebra as relações étnico-raciais” com realce para a participação de indígenas, negros e brancos na formação do multirracial do povo brasileiro.
O DESFILE
Os alunos da Escola Municipal de Dança Professora Railda Prudente, Instituto e Educação Infantil Lúcia Oliveira, Escola Comunitária Rainha da Paz, Escola Roça do Povo, Escola Municipal Tereza Cristina Ribeiro Estrela, Escola Municipal Luiz Viana Filho, Grupo Escolar Frederico Smith Lima, Equipe de Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino de Itabuna também fizeram bonito. Enquanto, a banda do Centro Integrado Oscar Marinho Falcão e e estudantes do Colégio Estadual Valdelice Pinheiro e profissionais da Coordenação da Secretaria Municipal da Educação fecharam o desfile.
A dona de casa, Marizete do Espírito Santo de 65 anos, moradora do bairro Santo Antônio contou que as quatro gerações da família estava presente. "São mais de 20 pessoas só da minha família, tem aqui minha mãe, minhas filhas e minhas netas que estão desfilando. Essa outra filha veio de Buerarema para participar do desfile aqui em Itabuna junto com a gente e isso é um orgulho, porque, juntou a família e ainda celebramos nosso país vendo minhas netas desfilar. Uma alegria! Finalizou.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável