quarta-feira, 10 de julho de 2024

Transporte Coletivos de Ilhéus maltrata os idosos

A cidade de Ilhéus no sul da Bahia. Cidade esta considerada do Polo do Turismo do Estado, vem maltratando e humilhando os idosos obrigando-os a terem a "carteira do idoso", pois sem este documento, eles não têm acesso ao transporte coletivo municipal. A determinação - segundo os motoristas - partiu da direção das empresas; o que eles, se sentem constrangidos em atender a determinação, tendo que mandar o cidadao(ã), descer do veículo, por não ser  portador do docunento.

A partir desta medida que desobedece e inflinge a Lei Federal, principalmente, o seu código (artigo 230), não importa se o idoso é de Ilhéus ou não, o certo é que, ele tem o direito de trafegar, caso não tenha o referido documento exigido, com qualquer outro documento de identificação, mas nunca ser obrigado a descer do ônibus, consolidando constrangimento e humilhação,  à uma pessoa, que tanto trabalhou e,  ajudou a desenvolver este país, pagando seus impostos em dia e com muita dignidade, e, hoje não vê o seu direito respeitado.

A coisa é tão desumana, em Ilhéus,   que está trazendo revolta à população, aumentando a cada dia, os números de queixas às emissoras de rádio, sites e jornais, locais, sem que, a Câmara de Vereadores, ou o Ministério Público Federal tomem providências para conter a famigerada medida que é arbitrária e vergonhosa.

Para fazer cumprir esse absurdo, os donos das empresas, mandaram até retirar os acentos da parte dianteira dos ônibus; "Aqui moço, com o cartão temos que passar pela catraca, caso contrário temos que descer, debaixo de chuva ou de sol'. Diz a senhora Clarice Amado, residente do bairro Pontal, de 80 anos de idade, com os olhos cheios de lágrimas.

Lei do idoso em seu artigo 230:
Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. § 1º Os programas de amparo aos idosos serão executados preferencialmente em seus lares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PL DE ITABUNA FAZ CONVENÇÃO DIA 27 DE JULHO

Câmara   O Partido Liberal-PL de Itabuna já programou à sua Convenção Municipal para o próximo dia 27 de Julho, ou seja, deste mês, visando ...