quinta-feira, 11 de julho de 2024

Centro de Controle de Zoonoses orienta comunidade

Centro de Controle de Zoonoses orienta comunidade sobre doenças no animais domésticos e prossegue com a vacinação antirrábica

A entrega do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), requalificado pela Prefeitura de Itabuna e Afya Faculdade de Ciências Médicas, trouxe mudanças significativas no atendimento ao público, mas, principalmente à sua clientela: cães e gatos. Além disso, também houve a melhoria na qualidade no trabalho dos funcionários que atuam com mais conforto e segurança. 

“O atendimento se tornou melhor e de forma mais digna e os pets também estão em situação mais confortável”, destacou a coordenadora do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, Lorena Oliveira Andrade. 

Uma das ações mais comuns que acontece diariamente é o recebimento de denúncias sobre animais sem referência com algum tipo de doença (zoonoses) apresentadas pela comunidade. 

“São doenças perigosas que na maioria das vezes podem passar do animal para o homem, a exemplo da toxoplasmose e da raiva que são comuns, mas que facilmente são transmitidas aos humanos por gatos e cachorros contaminados” destacou.

 A coordenadora do DCZ adiantou que no momento o foco está relacionado à Campanha de Vacinação Antirrábica 2024, cujo Dia D será 1º de agosto. Neste ano, a meta é atingir 37 mil animais imunizados. 

 Para chegar a essa marca, a equipe de veterinários e aplicadores de vacina durante a semana iniciou visitas às ONGs de proteção a animais para imunização dos pets. A partir do sábado, dia 13, a vacinação de animais domésticos – gatos e cães – será realizada nas praças dos bairros Califórnia, Fátima, Santa Inês e Mutuns. 

No domingo, a ação ocorre na BR-415 com visitas domiciliares ao longo da via enquanto na segunda, dia 15, a vacinação será no condomínio Jardim América e nas praças dos bairros Parque Boa Vista e Nova Califórnia e na terça-feira, dia 16, novamente ocorre a vacinação no Parque Boa Vista, e na Praça do Antique. 

Na próxima semana, as visitas da equipe de vacinadores serão realizadas em diversos bairros da cidade, seguindo cronograma previamente elaborado. Além disso, o DCZ mantém rotina permanente de vacinação gratuita na unidade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h e denúncias de animais doentes podem ser feitas pelo contato (73) 99974-8438. 

 Em paralelo, também é disponibilizado ao público, visitas educativas à unidade na Rua São José, no Antique, para orientar a população sobre as doenças de animais sem referência, como evitar a propagação e como as pessoas podem ajudar a garantir uma cidade saudável e livre das zoonoses.  

 A veterinária Lorena Oliveira Andrade informou que no momento a DCZ não está realizando a castração de animais. Mas, adiantou que aguarda o resultado de uma parceria com uma universidade local para a aquisição de equipamentos e insumos para a realização do procedimento gratuitamente. 

 Para concluir, a coordenadora lembrou que o DCZ não é um espaço para abrigamento de animais saudáveis e não aceita doações. “Aqui, temos muitos animais abrigados que são em sua maioria doentes e sem família de referência. Então, orientamos a procurar alguma ONG ou alguém que possa cuidar ou adotar dessas criaturas indefesas”.- Ascom 

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

STM será testado em julgamentos de generais, diz ministra

Corte decidirá perda de patente de militares condenados por tentativa de golpe sem reavaliar decisões do Supremo Tribunal Federal A presiden...