Audiência Pública abordará “Os Desafios da Lei Maria da Penha no Território Litoral Sul da Bahia”.
A Rede Feminista Crystiane promove na próxima quarta-feira, dia 9, às 17h30min, uma audiência pública sobre “Os Desafios da Lei Maria da Penha no Território Litoral Sul da Bahia”. O debate acontece no Plenário Raymundo Lima da Câmara Municipal de Vereadores e tem como objetivo discutir formas de combate ao feminicídio e à violência contra as mulheres.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itabuna (CONSEDAMI), Célia Evangelista Santana, disse que o debate também envolverá temáticas sobre os 17 anos da Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), além do desenvolvimento de campanhas para coibir violência doméstica e familiar contra meninas e mulheres, políticas públicas para as mulheres na esfera municipal, estadual e federal.
“A Rede Feminista Crystiane, atua há um ano promovendo rodas de conversa, abordagem e relatando as várias formas de violência contra a mulher, seja por gênero, raça, classe, etc. Trabalhamos também em escolas levando informações sobre a violência física, sexual, psicológica, moral, dentre outras”, disse. A audiência tem o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).
“O mês de agosto remete à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, através da campanha “Agosto Lilás”, que tem como foco alertar a população sobre a importância do enfrentamento deste grave problema social através de denúncias. Por isso, convidamos os grupos e coletivos de mulheres, instituições da sociedade civil e o poder público (Executivo, Legislativo e Judiciário) para participar da audiência”, finalizou Célia Evangelista Santana.
Campeonato InterClubes de Futebol chega às semifinais no domingo
O domingo, dia 6, será decisivo para as equipes que disputam o Campeonato InterClubes de Futebol promovido pela Liga Itabunense de Futebol (LIF), com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. As semifinais terão entre Santa Inês x Dallas, às 8h30min, e Janízarus x Grapiúna, às 10h30min.
Todos os jogos das semifinais vão acontecer no Campo do Futebol Amador no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Jorge Amado, no Sarinha Alcântara.
Na partida anterior, o Dallas venceu o Vasco por 3 a 1 enquanto o Janízarus ganhou do União Católica de 5 a 1.
O diretor de Esportes da Secretaria de Esportes e Lazer, Gabriel Silva, destacou a importância do Campeonato para o retorno do futebol de clubes amadores de Itabuna.
“Graças ao empenho do prefeito Augusto Castro e do secretário José Alcântara Pellegrini, retomamos ao campeonato envolvendo os clubes amadores da cidade, o que incentiva a prática do futebol com a possibilidade de descobrir novos talentos” finalizou.
COMUNICADO
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Tecnologia da Informação, comunica à população que entre hoje e segunda-feira, dia 7, as Unidades de Saúde que se encontravam com fornecimento do serviço de internet interrompido, retornarão ao atendimento normalizado.
Hoje, algumas unidades já estão com a internet funcionando e nas próximas horas será normalizada as demais. Vale pontuar que a Secretaria Municipal de Saúde já tinha montado uma força-tarefa na sua sede para que a população não sofresse maiores prejuízos na marcação de consultas e exames.
Além disso, também já foi publicada e está em andamento de uma licitação para contratação de empresa especializada neste tipo de serviço. O pregão está previsto para a próxima quarta-feira, dia 9.
NOTA
Prefeitura de Itabuna pede a cooperação de moradores e comerciantes para manter a cidade limpa
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão da Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), cooperação de moradores e comerciante de algumas localidades para a manutenção da cidade depois da coleta domiciliar de lixo e remoção de entulhos e volumosos. Há descarte irregular, o que prejudica o trabalho de zeladoria.
O coordenador da Divisão da Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, afirmou que os problemas acontecem nas avenidas Princesa Isabel e Manoel Chaves, no São Caetano, na Travessa Santa Rita, no Califórnia, em avenidas centrais da área comercial, a exemplo da Amélia Amado e Ilhéus, e margens do semianel rodoviário. “Há uma intensa luta diária para a limpeza, manutenção e zeladoria da cidade. Por isso, desejamos a cooperação”, disse.
Para Pellegrini, “a melhor cidade para se viver não é a que mais se varre, mas a que menos se suja. Então, as pessoas devem cooperar com os esforços da Prefeitura que mobiliza recursos financeiros, homens e equipamentos diariamente para cuidar do centro e dos bairros”, relatou.
_
Abordagem social da SEMPS abriga família de artesões no POP Acolhimento
Uma família de artesãos está abrigada no POP Acolhimento, temporariamente, depois de ter sido encontrada numa calçada nas proximidades da UNEX (antiga FTC Itabuna) após denúncia de que estava sob condições de vulnerabilidade e risco social. Na manhã de ontem, dia 2, a Abordagem Social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) se encarregou do realizar a busca ativa e as providências necessárias.
A denúncia recebida pela unidade da SEMPS da Prefeitura de Itabuna indicava que um casal acompanhado de cinco pessoas, inclusive crianças, se encontrava numa calçada da Avenida Amado, em busca de passagens para seguir viagem com destino a Minas Gerais. Na busca pela manha, não foi encontrada a família.
Por volta das 18 horas, uma orientadora social do Centro POP, fazia um trabalho voluntário de distribuição de sopa para população em situação de rua, onde encontrou a família com o grupo da Maçonaria, quando identificou que é natural da Paraíba e buscava acolhimento para seguir viagem a Minas, mas o dinheiro havia acabado. Por isso, queria acolhimento.
“Daí fez nova denúncia para a abordagem social. A equipe foi deslocada para o local e realizou os procedimentos necessários buscando a garantia dos direitos”, relatou Ernandi Lins Junior.
Segundo o coordenador da Abordagem Social da SEMPS, a família disse que estava numa pousada e não tinha mais recursos para custear as despesas e estava procurando abrigo no município. A equipe foi fez a escuta.
O homem de 32 anos viajava com a mulher de 36 e os filhos, entre 2 e 17 anos. Também se disseram andarilhos, artesãos e recebem o Bolsa Família e que desceram em Itabuna em busca de apoio e passagens para seguir viagem. Todo o grupo familiar foi levado ao POP Acolhimento”, acrescentou Lins Junior.
A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, vai adotar providências para que o grupo familiar adquira passagens e siga com destino a Minas Gerais. “O homem não disse a cidade para onde deseja levar os familiares, mas oferecemos todo o apoio necessário para que todos fiquem bem”, encerrou o coordenador da Abordagem Social da SEMPS.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável