Missa na Esplanada, 6h da manhã |
A cidade de Bom Jesus da Lapa, hoje com cerca de 70 mil habitantes e incravada no Oeste Baiano, quando chega o mês de Agosto, a cidade multiplica a sua população, dez vezes mais, devido a chegada de devotos e romeiros do Bom Jesus, que começam a chegar entre Julho e Setmbro, com a data maior comeorada em 6 de Agosto, o Dia do Bom Jesus. Outros santos, também são muito comemorados, como Nossa Senhora da Vitória, e Nossa Senhora da Soledade, que ocorre no mesmo de Setmbro.
Neste periodo, a cidade recebe gente de todas as paragens do Brasil e, principalmente, dos nordetinos e norte de Minas Gerais, para festejarem com muita fé e esperança na Explanada da Gruta Sagrada, às grandes homengens de devoção, na buisca da cura e melhores condições de vida. Nesta época, Bom Jesus da Lapa é tomada por uma multidão de fé, em busca de milagres, o que constantemente acontece, com a força da fé de cada um devoto.
O verdadeiro devoto, de carros, motocicleta, biciclleta, lombo de animais ou andando, de perto ou de longas distância, sempre está presente, para comprir a sua promessa, e fortalecer a devoção. Uma fé que não para de crescer e já chegando aos 370 anos. tudo dentro de grandes emoções, sorrisos e lágrimas.
A cidade, há 50 anos atraz, que não tinha toda essa evolução, os romeiros chegavam de "pau-de-arara"; caminhões com as carrocerias adpatadas visando o conforto dos passageiros, que chegando a cidade pernoitavam em barracas de lonas, porque a cidade não tinha a estrutura que tem hoje. O problema, no momento, é que o translado até Bom Jesus da Lapa, com a modernização, está ficando muito caro, o que evita, as pessoas de menos recuros, fazerem à sua viagem de fé. Os hotéis e proprietários de imóveis, estão cobrando, cada vez mais caros, uma exploração que deveria ser ao contrario.
Devido a este probelma da impossibilidade de muita gente não seguirem à sua viagem de devoção, devido a falta de locação. Esse povo, que não pode pagar hospedagem, deeveria ser olhado com mais carinhos, pelos gestores municipais, concedendo a eles, acomodações, com um preço módico ou gratuito, pois só quem ganha é o municipio receptivo. Que essa observação, seja analisada com atenção pelo gestor de Bom Jesus da Lapa. Afinal de cotras, todos são filhos de Deus. E a fé tem que continuar.
Comunicadores de Itabuna
Daqui, este blog, parabeniza os comunicadores das radios de Itabuna, que sempre - por muitos anos - estão presentes ao "evento santo", transmitindo direto da Explanada de Bom Jesus da Lapa, levando e trazendo noticia, o que deixa todos, da região do cacau bem informados. . Desta vez, estão presentes as eqeuipes da Radio Difusora Sul da Bahia, com: Nadilson Monteiro e Ciro Sales; e a Radio Jornal de Itabuna, com Iunildo Guedes e Costa Filho. .
Fotos: Ciro Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável