sábado, 5 de agosto de 2023

Estudantes da UFSB prejudicados pelos transportes públucos de Ilhéus

 Transporte de Ilhéus abondona estudantes da UFSB na madrugada. 

Transporte deixa a desej
Os alunos da UFSB têm passado por dificuldades crônicas em relação ao transporte público de Ilhéus. Além dos veículos lotados e depreciados, por diversas vezes o ônibus não passa na porta da CEPLAC/UFSB. A linha criada em setembro do ano passado, não tem sido regular, mesmo depois do aumento da passagem em cerca de 20%.    

Na noite deste dia 02 de agosto, após o final do período de aulas os estudantes da UFSB, como de costume, aguardaram o ônibus para retornar aos seus lares. Havia 12 pessoas no ponto às 21h20. Entretanto o ônibus não passou as 22h00 e os estudantes, entre eles uma gestante, foram abandonados na portaria.
O representante estudantil contatou a garagem por volta das 22h15 e a informação foi de que o ônibus estava quebrado no bairro Salobrinho mas já estava a caminho.


Os contatos se sucederam até as 23h00 quando a coordenação explicou que o ônibus responsável por fazer o trajeto daquela linha estava na garagem. 

Minutos antes, contudo, o representante estudantil  conseguiu o contato do motorista que contrariamente informou que ainda estava com o veículo quebrado no Salobrinho. 


Na pista escura, os alunos da UFSB se mobilizaram para conseguir voltar às suas casas. Alguns partiram para Itabuna, em casa de parentes e conhecidos, outros acionaram conhecidos para buscá-los, dando carona aos colegas.  Por volta das 23h20 cinco estudantes que restaram conseguiram uma carona solidária até o Salobrinho. 

Ao chegarem, se depararam com um ônibus quebrado mas, pelas informações apuradas, aquele ônibus não era o que deveria tê-los buscados. 


Após muitos pedidos, os colaboradores da empresa acionaram um veículo para que levar os estudantes até seus bairros.  Os alunos da UFSB, residentes dos bairros Conquista, Teotônio Vilela e Hernani Sá, chegaram em suas casas por volta das 00h30. 


A cidade de Ilhéus não tem dado prioridade aos diretos de mobilidade urbana dos universitários. Os estudantes da UFSB dos municípios de Canavieiras e Itacaré, por exemplo, possuem mais regularidade na prestação de transporte universitário do que a os residentes de Ilhéus, que é a cidade que mantém o Campus Jorge Amado e seu território, pois dispõe das empresas Rota e Cidade Sol. 


O secretário de transporte já foi notificado do problema pelos representantes estudantis de todas as instituições de ensino da BR 415, porém não tem feito nenhuma ação concreta para mudar o problema. 

Ascom/UFSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 FESTIVA NO LIONS CLUBE ITABUNA CENTRO No último dia 26 de abril, o Lions Clube Itabuna Centro, ...