terça-feira, 1 de agosto de 2023

ITABUNA EM FOCO:

 Vacinação antirrábica chega nesta quarta-feira a mais quatro bairros 

  Dando sequência ao calendário anual da Campanha de Vacinação Antirrábica 2023, a Prefeitura de Itabuna mobiliza as equipe dos departamentos de Vigilâncias Epidemiológica e de Combate às Endemias nesta quarta-feira, dia 2, das 8h30min às 16h para a imunização de cães e gatos em mais quatro bairros.


No Fátima, será Praça Antoninho Queiroz em um toldo, no João Soares na Unidade de Saúde, no Parque Boa Vista e Parque Verde, nas respectivas praças. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, a vacinação é voltada para animais sadios, a partir de três meses de idade e que não tenham recebido a vacina neste ano.


Ela ressaltou a importância da imunização dos pets, como única forma de prevenção contra a raiva e lembrou que a doença é transmitida do animal para o homem e na maioria dos casos é letal. 


A diretora da Vigilância em Saúde disse também que a vacinação, além de gratuita, será levada para todos os bairros da cidade e inclusive na zona rural nos finais de semana. Os locais onde os vacinadores estarão serão divulgados antecipadamente pelos meios de comunicação e no site oficial da Prefeitura.


“É muito importante que os proprietários levem seus bichinhos de estimação para receberem a dose do imunizante, pois isso significa zelar pela saúde deles e da família dos humanos que cuidam dos pets”, apelou a diretora da Vigilância em Saúde.


Nesta terça-feira, foram vacinados cães e gatos dos bairros Califórnia, Nova Califórnia, Santa Inês e no condomínio residencial Jardim América. Na quinta-feira, dia 3, as equipes de vacinadores estarão nos condomínios residenciais Pedro Fontes l e 2, Itabuna Park e Vida Nova.


NOTA

 

Prefeitura abre licitação para serviços de


Internet nas UBS e USF 


A Prefeitura de Itabuna, por meio dos departamentos de Atenção Primária e da Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que com relação à prestação de serviço de internet algumas Unidades Básicas de Saúde eram contempladas por meio do convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), por meio da Rede Nacional de Pesquisas (RNP).  Entretanto, foi realizado distrato unilateral do contrato junto ao provedor que assistia a estas unidades.


Assim, a Secretaria Municipal de Saúde tentou novo acordo com o provedor, mas sem sucesso. Nesse sentido, as Unidades de Saúde que tiveram o serviço de internet interrompido foram: Jacinto Cabral (Novo Horizonte), Möise Hage (Lomanto), José Edites (São Caetano), Alberto Teixeira Barreto (Califórnia), José Maria de Magalhães Neto (Centro), Dilson Cordier (São Roque), Calixto Midlej (Nova Itabuna), José Renan (Parque Boa Vista), Fátima I (Fátima), Lourdes Alves (Sarinha), Isolina Guimarães (Zildolândia) e Nilton Ramos (Mangabinha).


O edital de licitação para contratação de empresa especializada em prestação de serviço de internet já foi publicado, o qual tem data prevista para ocorrer no dia 9 deste mês. Enquanto isso foi montada uma força-tarefa na sede da Secretaria Municipal de Saúde com os digitadores das referidas unidades para que a assistência à população continue acontecendo com menor prejuízo.


*COMUNICADO*


Prefeitura explica fluxo de medicamento na assistência farmacêutica depois de migração 

 


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Divisão de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que desde o início deste ano, o medicamento Risperidona deixou de ser Componente Básico da Assistência Farmacêutica, de responsabilidade municipal, e passou a ser Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, sob a responsabilidade estadual.


Por isso, o município tem feito a migração dos mil pacientes assistidos para este medicamento fornecido pela Farmácia do Núcleo Regional de Saúde Sul (NRSSUL), localizado em anexo nos fundos do antigo SESP, comunicando-os e encaminhando-os para retirada no local de novo fluxo de assistência.


O município também informou aos serviços da rede municipal que assistem a esses pacientes sobre a mudança deste fluxo. Vale ressaltar que neste período de transição, a Farmácia Pública Municipal continua assistindo de forma gradativa os pacientes que ainda não migraram para assistência estadual, para que estes, não fiquem desassistidos.



Serviços auditivos gratuitos  beneficiam alunos 


da Rede Municipal de  Ensino  

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio de ação conjunta das secretarias municipais da Educação e Saúde, está realizando um projeto que tem melhorado a saúde e a qualidade de vida dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Denominado “Quem ouve bem aprende melhor”, o projeto foi desenvolvido pela equipe técnica do o Centro Especializado em Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI).


“Atualmente em todas as áreas é dado grande enfoque na prevenção. Sabendo que há uma grande incidência de crianças com deficiência auditiva na rede escolar a detecção o mais cedo possível deste tipo de alteração é fundamental para minimizar suas possíveis seqüelas”, diz a introdução do projeto que integra o Programa Saúde na Escola (PSE) que contempla 13 ações desenvolvidas nas escolas e uma das quais a Saúde auditiva.


Para colocar em prática esta ação, foi firmada uma parceria com o Centro Especializado em Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI), responsável pela triagem com os alunos com idade acima dos 7 anos. Depois, são encaminhados ao otorrinolaringologista, profissional médico especializado no diagnóstico e tratamento, clínico e cirúrgico, das doenças dos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço.


“São os atendentes que encaminham a criança para a consulta. E, se precisar usar aparelho auditivo, também providenciam”, informa o professor Manassés de Oliveira Moreira, gerente-técnico Pedagógico da Educação para Saúde Escolar e do Programa Saúde na Escola (PSE).


A audiometria tem o objetivo detectar qualquer necessidade de uma consulta especializada com um otorrinolaringologista. Até agora, foram identificados 12 alunos com perda auditiva, realizadas 2.274 audiometrias e emissões otoacústicas, 2.019 avaliações diagnósticas em pelo menos 30 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.


Nos últimos dias, quatro escolas municipais já receberam a visita dos profissionais do CESAI: Pedro Lemos e Plínio de Almeida, no Lomanto, Instituto Municipal Teosópolis, no Conceição, e Instituto de Educação  Infantil Lúcia Oliveira, centro. No momento a audiometria está sendo realizada na Escola Teresa Cristina Ribeiro Estrela, no Loteamento Paraíso, Bairro Parque Boa Vista.


O coordenador do PSE destacou que as ações foram determinadas pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que em março passado autorizou o Programa Saúde na Escola (PSE) para o biênio 2023/2024 na parceria entre as secretarias municipais da Educação e Saúde visando atender alunos de unidades educacionais, entre escolas e creches.


O PSE dá suporte para inserção das práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças, propiciando o enfrentamento de vulnerabilidade que comprometem o desenvolvimento das crianças e jovens.

 

Os profissionais de saúde vão às escolas da Rede Municipal de Ensino para a prática de atendimento nutricional, atualização do calendário vacinal, saúde bucal e ambiental, doenças negligenciadas, saúde auditiva, saúde ocular dentre outras. Também há palestras educativas para os alunos, pais e professores, num processo de inclusão de atividades.


Alcântara Pellegrini pauta SETRE sobre


encontro de projetos esportivos

 

O secretário municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Itabuna, José Alcântara Pellegrini, participou em Salvador de encontro de alinhamento com o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Davidson Magalhães, e superintendente de Emprego e Renda da SETRE, Wenceslau Augusto dos Santos Júnior, e assessores técnicos para tratar da próxima fase da implantação do Campo de Nova Ferradas.


Segundo informações dos técnicos, a obra foi temporariamente paralisada para um aditivo ao contrato em razão da necessidade de executar uma drenagem no campo, que não estava prevista no projeto antes. Porém, a previsão é que essa obra retorne com plena força na próxima semana.


O secretário Alcântara Pellegrini informou ainda que nesse encontro tratou-se também da articulação de compromisso e apoio por parte do Governo do Estado, através da SETRE, para outras atividades esportivas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, tais como o Interbairros de Futsal, o Festival de Natação Regional, que será realizado na Vila Olímpica, no próximo mês de setembro; e o Projeto de Jiu-Jitsu em andamento que inclui crianças e adolescente em vulnerabilidade social.


O titular da SETRE, Davidson Magalhães, se colocou à disposição de Itabuna, reforçando o compromisso de parceria com todos os projetos esportivos desenvolvidos pela gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). “Uma cidade que pratica esporte é uma cidade feliz e, por consequência, é uma cidade saudável”, finalizou o secretário.

Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...