Com a inauguração da Escola de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer, na área do antigo CSU, pelo governador Jerônimo Rodrigues, nos próximos dias, os alunos do 9ª ano e do ensino médio do antigo Colégio Félix Mendonça serão transferidos. Foi o que declarou o secretário Júnior Brandão, que na visita disse que vai tratar do planejamento e reordenamento dos estudantes do 6º ao 8º ano.
“Fizemos a primeira visita com a direção e servidores da unidade para conhecer o imóvel. A partir disso, faremos o devido planejamento, já que temos os calendários de matrículas do estado e do município. Precisamos deixar os pais e os alunos tranquilos em relação à oferta de vagas”, explicou o secretário.
“Manteremos os alunos do ensino fundamental do 7º e 8º ano aqui, trataremos das demais séries que são do 6º ano e 9º ano e também definiremos turnos e outras situações nos próximos dias junto ao Núcleo Territorial da Educação”, relatou Júnior Brandão.
Emocionada, a diretora do Colégio Félix Mendonça, professora Rose Guerra, agradeceu ao trabalho de toda sua equipe, ao atual ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, que fez essa promessa de construção da escola em tempo integral.
“Eu fico sem palavras. Construímos um legado de credibilidade nessa escola. Por isso, agradeço aos pais desses alunos, aos professores, ao ex-governador e agora ministro da Casa Civil, Rui Costa”, afirmou. Com a nova proposta, os professores que lecionam na escola, agora municipalizada, poderão escolher continuar no Colégio Félix Mendonça ou mudar para outras unidades estaduais.
Até o final de dezembro, foram aplicadas 449.714 doses de vacinas contra a Covid-19 em Itabuna no acumulado do ano. A informação é da Rede de Frio, da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como base o Vacinômetro. Somente naquele mês, entre 12 e 29, foram aplicadas 3.443 doses.
No mês, crianças de seis meses a 2 anos com cobertura de 1ª dose foram 160 enquanto 2ª dose, 20, o equivalente a 2,6% e 0,3%, respectivamente.
No ano, pessoas maiores de 3 anos foram 174,537 na primeira dose (83,5%) e 2ª dose, 155.179 (71,8%). No público-alvo de maiores de 12 anos a 3ª dose atingiu 90.472 pessoas (49,1%). Já em referência a maiores de 18 anos a 4ª dose alcançou 34.179 pessoas (20,9%). A 5ª atendeu 113 pessoas (0%).
A vacinação contra a Covid-19 no município tem como objetivo atender 6.015 crianças de seis meses a 2 anos; 208.889, maiores de 3 anos; 20.954; e 163.208 pessoas maiores de 18 anos. O público-alvo é definido com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Brito, alerta para a necessidade de as pessoas completarem o esquema vacinal, diante dos baixos índices de adesão.
“ Por mais que exista um controle sanitário, muitas pessoas, dentre elas as crianças, estão expostas. Isso é um indicador de saúde pública”, ressaltou.
Ela informou que a cobertura vacinal entre crianças de 3 a 11 anos, também está em níveis baixos. “ Nos chama a atenção que os adultos, que já poderiam concluir o ciclo, estão deixando de se proteger”, afirma Camila.
Mesmo que as vacinas sejam das cepas originais, é fundamental que as pessoas busquem os imunizantes nas Unidades de Saúde. “ As vacinas garantem imunidade e diminuem o risco de contaminação. Mesmo que ela ocorra, é com baixa gravidade e carga viral menor”, comentou a coordenadora.
BAHIA
Em todo o estado, cerca de seis milhões de pessoas estão com esquema vacinal incompleto. De acordo com levantamento da Rede Nacional de Dados em Saúde, mais de 26% das pessoas acima de 12 anos estão com a 3ª dose em atraso.
A Rede aponta que 69 milhões de brasileiros não receberam a dose de reforço contra o Covid-19 e até agora, 19 milhões de pessoas não buscaram a segunda dose do esquema vacinal primário.
Prefeitura monta estande para orientar pessoas ainda não recenseadas pelo IBGE
A Prefeitura de Itabuna convoca os itabunenses que ainda não foram recenseados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir de segunda-feira, dia 9, entre as 8 e 17 horas, um grupo de funcionários municipais vai atuar em um estande, na Praça Adami, para encaminhar essas pessoas para a unidade local do IBGE para que respondam à pesquisa.
“É com base nos dados estatísticos do Censo Demográfico do IBGE que são elaboradas as políticas públicas para o município, o estado e o país. Os resultados também têm influência direta no valor dos repasses do Fundo de Participação do Município (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que reflete na manutenção da cidade e nos futuros investimentos em favor da população”, acrescentou Zé Alberto.
Por último, ele explica que a recusa de algumas poucas pessoas em receber os recenseadores do IBGE causa prejuízos a toda sociedade. “Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a pesquisa do IBGE não tem relação com atualização cadastral para o recebimento de benefícios do Governo Federal, nem vinculação com o pagamento de impostos. Ao contrário, é uma participação cidadã, pois a pessoa contribui para que benefícios sejam destinados à população”
Nesta sexta-feira, dia 6, o coordenador Censitário do IBGE, Marcos Breno Almeida dos Santos, informou que o órgão colocou à disposição das pessoas que ainda não responderam ao questionário do Censo o número de serviço 137, da Central do IBGE, para agendamento. O Censo Demográfico 2022 tem previsão de que seja concluído até dia 20 deste mês, depois de ter sido iniciado em 1º de agosto passado.
Prefeitura avança na recuperação asfáltica do Fátima e Jardim Primavera
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), continua avançando na recuperação da malha viária da cidade. Nesta sexta-feira, dia 6, as ações para cumprir a meta de deixar as vias da cidade em boas condições de trafegabilidade foram executadas nos bairros de Fátima e Jardim Primavera.De acordo com a Superintendência de Serviços Públicos, os serviços se concentram nas Ruas São Pedro e Felícia de Novaes, no Fátima, nas imediações do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), Jardim Primavera. Além disso, também aconteceu na Avenida Juca Leão, e no Centro da Cidade.
O superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, ressalta que esse trabalho de recuperação asfáltica está sendo executado nas vias que sofreram desgastes em decorrência das chuvas e também pelo alto volume de tráfego. “A determinação do prefeito Augusto Castro é oferecer infraestrutura em boas condições para que não haja problemas ao fluxo de veículos e de pessoas na cidade”, destacou.
Coordenação de Combate às Endemias traça estratégias para 2023
A coordenação da Divisão de Combate às Endemias, do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde reuniu os 182 Agentes de Combate às Endemias (ACE) para apresentar um balanço das ações realizadas ano passado e traçar estratégias para 2023. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 6, no auditório da Usemi.De acordo com a coordenadora da Divisão de Combate às Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, o município encerrou 2022 com 0,87% de infestação predial pelo Aedes aegypti, um índice que segundo ela demonstra estabilidade. “Então, estamos dentro da média do que preconiza o Ministério da Saúde, cujo índice tolerável é 1%. Vamos trabalhar para não perdermos essa estabilidade”, acrescentou.
Ela citou a realização da Campanha “Verão Sem Dengue”, já em andamento, ao comentar sobre as ações de curto e longo prazo ao longo do ano. “Nessa época em que estamos com muita chuva e sol, o ambiente se torna favorável ao Aedes. Então, além de realizarmos o nosso trabalho de rotina, também precisamos da colaboração da comunidade para que mantenha os quintais sempre limpos e reservatórios de água bem tampados”, afirmou.
Lucimar informou que a longo prazo serão cumpridos seis ciclos de trabalho com tratamento focal. “No curto prazo, serão realizados Mutirões de Combate ao Aedes aegypti, às sextas-feiras, principalmente nos bairros onde há casos notificados de dengue, a exemplo do São Caetano e Mangabinha”, finalizou.
Boletim Covid-19
Ascom
.jpg)
.jpg)

.jpg)



.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário