terça-feira, 3 de janeiro de 2023

ITABUNA EM FOCO

Prefeitura traça planejamento e ações para ordenar atividades comerciais 

A Prefeitura de Itabuna iniciou nesta terça-feira, dia 3, o planejamento de ações integradas das secretarias municipais de Infraestrutura de Urbanismo (SIURB), por meio do Departamento de Controle do Solo de Uso Urbano (DCOUS), e de Indústria e Comércio Emprego e Renda (SICER) visando o ordenamento de atividades comerciais no centro da cidade. O encontro reuniu os fiscais e os secretários Sônia Fontes e José Raimundo Araújo, respectivamente.

“Estabelecemos um novo modelo de governança entre as secretarias. Vamos nos unir aos diversos departamentos e setores para ampliar a produtividade da fiscalização e principalmente ajudar a cidade. Então, as secretarias de Indústria e Comércio e de Infraestrutura e Urbanismo vão trabalhar conjuntamente para um melhor desenvolvimento urbano, visual, e de ordenamento do uso do solo”, afirma a secretária de Planejamento, Sônia Fontes, que atualmente responde interinamente pela SIURB.

Durante o encontro na Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, se discutiu algumas prioridades e como maximizar o trabalho de fiscalização, pois a cidade está precisando de um cuidado maior, principalmente quanto à organização das atividades do comércio formal e dos vendedores ambulantes que brevemente serão relocados. A medida atende à recomendação do Ministério Público estadual (MP-BA), emitida no ano passado.

Inicialmente, os fiscais da SIURB vão fiscalizar a Avenida do Cinquentenário, onde farão um diagnóstico para que possam repassar as demandas para as outras secretarias envolvidas na força de apoio. Às secretarias de Segurança e Ordem Pública (SESOP) e de Transportes e Trânsito (SETTRAN), que também estão envolvidas no projeto, caberá apresentar soluções.

“Estamos denominando uma força de apoio para o desenvolvimento econômico de Itabuna. Para que a cidade se desenvolva, é preciso que haja organização, inclusive quanto à utilização do solo urbano no centro e bairros da cidade”, ressaltou o titular da SICER, secretário José Raimundo Araújo.

“Nossas principais atividades econômicas são comércio e serviços. Por isso, precisamos arrumar o centro urbano para que a cidade seja mais receptiva ao desenvolvimento e à organização”, completou o secretário. Também participou do encontro o chefe do Departamento de Controle do Solo de Uso Urbano (DCOUS), Joaquim Rodrigues Filho, e o assessor de Planejamento, Afonso Dantas.


Secretário de Governo ressalta parceria entre o Legislativo e Executivo 

Na solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itabuna a manhã desta terça-feira, dia 3, no Plenário Raymundo Lima, o secretário municipal de Governo, José Alberto Lima Filho, destacou que a recondução do vereador Erasmo Ávila  para um segundo biênio (2023-24) representa o reconhecimento do seu trabalho e a harmonia entre os Poderes Legislativo e Executivo Municipal.


Para o secretário Zé Alberto, que na solenidade representou o prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD), é muito importante essa parceria que vem sendo estabelecida no município. “Ambos os Poderes têm atribuições e independência, mas trabalham sempre em conjunto em prol da população de Itabuna”, destacou.

O secretário de Governo ressaltou ainda que a reeleição da Mesa Diretora  também demonstra a confiança no trabalho do presidente Erasmo Ávila e de seus pares no primeiro biênio. “Nós confiamos e acreditamos na competência da gestão do presidente Erasmo e temos certeza que dará continuidade nesta gestão com novos projetos, assim como ele colocou no seu discurso de posse,” afirmou.

Além  do presidente, cinco dos seis nomes integrantes da Mesa foram reeleitos, em votação no dia 7 de abril de 2022. O primeiro vice-presidente, Sivaldo Reis (PL); segundo vice-presidente, Francisco Santos (PSD); primeiro-secretário, Israel Cardoso (Agir); segundo-secretário, Luiz Alberto Roza (DC). O nome novo na Mesa é do terceiro-secretário, Antônio Félix Nascimento (SDD), o Piçarra.

 Avança em vários pontos da cidade na limpeza pública

A Prefeitura de Itabuna continua avançando em vários pontos da cidade com serviços de roçagem, sacheamento (remoção da vegetação e ervas daninhas nas fissuras das calçadas e pavimentos), além da coleta de resíduos sólidos.

No centro
 da cidade, por exemplo, equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo se dedicam à roçagem de áreas e limpeza das praças José Bastos, Laura Conceição (da catedral), Clara Kauark e Otávio Mangabeira (Camacã).


Na Avenida José Soares Pinheiro, outra equipe também trabalha fazendo a roçagem, sacheamento e coleta de resíduos da limpeza. O mesmo serviço também é executado nas proximidades dos Hospitais São Lucas, no Bairro Santo Antônio, e Manoel Novaes, no centro. Já no Loteamento Parque São João, o trabalho está concentrado na poda e supressão de árvores e galhos que ofereçam riscos.

O diretor de Limpeza Pública, vinculada à Superintendência de Serviços Públicos,  Lázaro Pellegrini, lembrou que também a coleta de lixo e entulho está sendo executada na área do Colégio Castelo Branco, no Bairro Califórnia, local recorrente de descarte irregular.

“Nosso trabalho é constante, não só fazendo a retirada, como também conscientizando a população sobre a importância do descarte desses resíduos nos horários e locais apropriados,” relatou. Ele  finaliza que também houve a coleta de lixo e entulho na Rua Nestor, no Fátima, Bairro Nova Califórnia, imediações da quadra do Califórnia e na área do condomínio residencial Pedro Fontes I

Governo Federal vai  destinar recursos para recuperação de áreas atingidas pelas chuvas 


Por meio da Portaria nº 3.780, publicada no Diário Oficial da União, no dia 29 de dezembro de 2022, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil autorizou o empenho e repasse de R$ 684.018,44 para ações da Defesa Civil em Itabuna. O recurso é destinado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O repasse decorre do fato de o município ter sido afetado pelas chuvas na região Sul da Bahia, em novembro do ano passado. Na mesma edição do DOU, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil havia reconhecido o Decreto de Situação de Emergência baixado pelo prefeito Augusto Castro  (PSD), em decorrência de enxurradas que causaram alagamentos em diversos pontos da cidade.

Estudo e diagnóstico efetivados pela Diretoria de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) revelou que atualmente Itabuna tem 32  áreas de risco.  Entre os locais sob risco de inundações estão: Rua da Bananeira, Mangabinha, Maria  Matos, também conhecida como Rua de Palha.
 
Por conta dos efeitos do fenômeno La Niña está se dissipando, depois de dois anos de intensas chuvas no litoral Sul da Bahia, segundo especialistas em clima e institutos de meteorologia. Vai dar lugar para um El Niño ao longo de 2023, o que pode mudar drasticamente o clima em todo o país - especialmente no Sul, Norte e Nordeste.

Em dezembro passado, o nível do Rio Cachoeira chegou a subir 9 metros,  mas ninguém ficou desabrigado como em dezembro de 2021, com as enchentes e as chuvas que devastaram 40% da zona urbana. A cheia recente decorreu da elevação do nível de água sob influência do Rio Piabanha, um dos afluentes com os rios Salgado e Colônia.

Divulgado calendário de vacinação até sexta-feira

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o calendário de vacinação de hoje, dia 2, até sexta-feira, dia 6.

É importante destacar que nesta semana não haverá ação de vacinação infantil em virtude do atraso no repasse no lote de vacinas por conta dos feriados de final de ano.

As UBS que ainda dispõem de doses poderão administrar as vacinas até a chegada do novo lote. A Secretaria Municipal de Saúde comunicará assim que as vacinas chegarem no município.

 ADULTOS E IDOSOS

Para a vacinação contra Covid-19 de adultos e idosos no período matutino e vespertino nas Unidades Básicas de Saúde, a primeira, segunda, terceira ou quarta dose será aplicada em pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade.

Já  de adultos com idade a partir de 18 anos com imunossupressão, também haverá imunização da quinta dose. É importante ressaltar que o terceiro reforço ou quinta dose está prevista para portadores de imunossupressão que tenham feito a quarta dose num intervalo maior que 4 meses.

São consideradas comorbidade por imunossupressão: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS.

E ainda, pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A vacinação de adultos e idosos acontece esta semana de segunda à sexta das 8 as 11 e das 13 às 16h. Vale destacar que as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.  A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA

Até sexta-feira, a vacinação acontece das 8  as 11 e das 13  às 16h em todas Unidades Básicas de Saúde também são aplicadas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos).

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.

Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Faculdade Madre Thaís celebra aprovação de egressas de Fisioterapia em Residência Multiprofissional em Saúde

Duas fisioterapeutas formadas recentemente pela Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, garantiram suas vagas no programa de Residência Multiprofi...