Melhorias do acesso da Roça do Povo
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos, está executando serviços de patrolamento, cascalhamento e compactação da estrada vicinal de acesso à comunidade agrícola da Roça do Povo, nas proximidades de Ferradas. O trabalho, que começou na manhã de hoje, tem previsão de conclusão na tarde desta quinta-feira, dia 22, para garantir o escoamento da produção hortigranjeira e dá segurança e comodidade aos pequenos agricultores.
Segundo o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Francisco de Sousa Lino Filho, a Prefeitura mantém um cronograma de manutenção das estradas vicinais do município que, em muitos casos, chega a ser executada a cada quatro ou três meses. Além da motoniveladora (patrol), o serviço também é feito utilizando caçambas e rolo compactador.
“Porém, devido ao longo e volumoso período de chuvas dos últimos dois meses, o desgaste das vias rurais ficou mais intenso, dificultando a mobilidade das famílias de agricultores e o escoamento da produção agrícola”, argumenta Sousa Lino. Ele acrescenta que diante de tal constatação, o prefeito Augusto Castro (PSD) determinou à SIURB a execução de serviços emergenciais para a melhoria das estradas vicinais.
Ao agradecer ao prefeito de Itabuna e a equipe da Superintendência de Serviços Públicos pelo início da recuperação da estrada, a presidente da Associação de Pequenos Produtores da Roça do Povo, Edineide Rosa de Santana, fez questão de destacar a importância dos serviços de manutenção viária. “Todas as famílias que residem naquela região e tem na produção agrícola a principal fonte renda estão agradecidas”, resumiu.
“Somos mais de 480 moradores desta comunidade rural que depende única e exclusivamente desta estrada para escoar e comercializar o que produzimos. Por isso, o trabalho que a Prefeitura está realizando tem uma importância muito grande para todos nós”, finalizou dona Neide.
Secretaria Municipal da Educação apresenta relatório de monitoramento do PME
Durante encontro na terça-feira, dia 20, houve a apresentação do relatório de monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de Itabuna. Foi observado que em 2021 houve avanço nas matrículas, crescimento na demanda de Educação Infantil, além do retorno dos cursos de formação para professores e a implantação do Programa Vida Saudável.
O trabalho acompanhou o cumprimento de metas e avaliou estratégias do PME para identificar o que avançou, o que não foi efetivado e o que precisa de atenção no ano letivo de 2023. “ Mas os dados refletem os prejuízos da pandemia e porque ficaram muitos desafios em 2022 por conta da junção da pandemia com as enchentes de dezembro do ano passado”, aponta a coordenadora da equipe técnica do PME, Marisa Aguiar.
O monitoramento do PME, que acontece todos os anos, foi apresentado para o Fórum Municipal e Conselho Municipal de Educação, Movimento Negro, Educação do Campo e ao secretário Josué Brandão Júnior. “Nosso foco neste ano foi o retorno das aulas presenciais diante da necessidade de reconstrução dos espaços escolares”, ressaltou Marisa.
Também participaram do encontro as professoras Elioenai Farias, diretora do Departamento de Educação Básica, e Maria Tânia Silva, diretora do Setor de Organização Escolar. “ É importante destacar que o PME não é uma iniciativa da gestão municipal, mas desdobramento do Planos Nacional e Estadual da Educação, que incluem escolas públicas e privadas”, disse a coordenadora da equipe técnica do PME.
ANO LETIVO
O principal desafio da Prefeitura de Itabuna para o próximo ano é universalizar a oferta da Educação Infantil, o que esbarra na falta de um censo específico que defina esse público. “ Vamos fazer esse censo para saber quantos alunos estamos atendendo e o que precisamos ampliar para a universalização desse atendimento”, afirmou Marisa Aguiar.
Prefeitura executa drenagem e pavimentação de acesso ao Complexo de Educação Integral
A Prefeitura de Itabuna está executando a implantação de rede de drenagem para a pavimentação das ruas Campo Verde e Nicodemos Barreto, nos bairros Vila Anália e Sarinha Alcântara. As obras fazem parte da contrapartida do Município para a construção do Complexo de Educação em Tempo Integral pelo Governo do Estado.
Na terça-feira, dia 20, a titular da Secretaria de Planejamento, Sônia Fontes, na interinidade da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), ressaltou que a Prefeitura assumiu o compromisso de executar as obras para dar maior mobilidade e segurança às duas principais vias de acesso ao novo equipamento público que o município está ganhando.
A secretária disse ainda que o serviço de drenagem, em particular, vai corrigir um problema identificado durante as fortes chuvas dos últimos dias no município. Devido ao grande volume, a tubulação existente ficou danificada e gerou transtornos às famílias residentes em imóveis no entorno do novo complexo educacional.
“Por determinação do prefeito Augusto Castro, estamos corrigindo o problema e dotando os bairros Vila Anália e Sarinha Alcântara de duas vias com asfalto de alta qualidade”, afirmou Sônia Fontes. A secretaria disse ainda que a inauguração do novo equipamento está prevista para acontecer até o final do ano com a presença do governador Rui Costa e do governador eleito Jerônimo Rodrigues.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 5.581 pacientes curados, 5.817 firmados, sendo 265; casos ativos; leitos em UTI ocupados 01; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 05; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 23, e óbitos descartados, 04.Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom
%20(1).jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário