quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Mário Alexandre visita obras do Porto Sul

 Mário Alexandre visita obras do Porto Sul e destaca importância do empreendimento para a Bahia


 Durante visita às obras do Porto Sul na tarde da última quarta-feira (21), o prefeito Mário Alexandre ressaltou os inúmeros benefícios do empreendimento para Ilhéus e toda a Bahia. Acompanhado da deputada estadual Soane Galvão e de secretários, o gestor conferiu de perto os serviços em andamento, que nesta etapa abrangem a construção do acesso do distrito de Itariri ao complexo portuário.  


Na oportunidade, o prefeito conversou com a equipe técnica da BAMIN e solicitou celeridade nas obras, visto que se somam ao projeto de requalificação e urbanização da Zona Norte da cidade.

“Mais uma alegria, mais um sonho sendo concretizado. Quero agradecer primeiramente a Deus, ao nosso governador Rui Costa e à BAMIN, que também acreditou nesse projeto de desenvolvimento da Bahia. Aqui teremos a Ferrovia Oeste-Leste, que vai ligar Ilhéus a outras regiões do país”, ressaltou Mário Alexandre.


O prefeito estendeu os agradecimentos ao ex-governador Jaques Wagner e reiterou que o futuro dirigente estadual, Jerônimo Rodrigues, estará à frente do projeto nos próximos anos. “Agora também temos a deputada Soane Galvão, que vai lutar em prol da nossa região”, completou.

A área que era ocupada pelo aterro do Itariri deu lugar a uma via moderna, reconstruída em parceria com a mineradora. São mais de 700 empregos diretos, com a contratação de 70% de mão de obra local, priorizando a sustentabilidade e a segurança das comunidades que estão à sua volta.

Conforme a BAMIN, o projeto ambiental envolve reflorestamento de Área de Proteção Permanente (APP); além do resgate de aproximadamente 45 mil animais e  execução de 23 programas ambientais. Já o projeto social engloba 30 comunidades; 11 programas sociais e mais de 70 mil pessoas envolvidas, com investimento de R$ 33 milhões.  


“É uma obra de grande magnitude. Agradeço a Deus e ao nosso governador Rui Costa por toda parceria e apoio. Parabenizo a BAMIN e todos aqueles que acreditam no desenvolvimento econômico e promovem geração de emprego e renda para o nosso povo. Nós temos aqui todos os requisitos que precisamos para garantir o desenvolvimento social, econômico e sustentável da nossa região”, frisou a deputada Soane Galvão.

De acordo com a BAMIN, em 2023, o projeto de solução logística integrada terá o ritmo acelerado, com o início das obras no Trecho 1 da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), elevando a Bahia ao lugar de terceiro maior produtor de minério de ferro do Brasil, ficando atrás somente do Pará e Minas Gerais.


A injeção de investimentos da BAMIN para execução do Porto Sul e da FIOL é da ordem de R$ 20 bilhões, recurso que inclui também a operação da Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité.


Os equipamentos representam um dos maiores projetos de infraestrutura de transporte do país, com potencial para alavancar também outras cadeias produtivas, como o agronegócio.

A previsão é de que a FIOL Trecho 1 e o Porto Sul estejam prontos em 2026.

 Ilhéus divulga balanço mensal de obras e serviços no município

Viaduto Catalão
De requalificação de ruas a contenção de encostas, a Prefeitura de Ilhéus segue promovendo melhorias em diversos pontos da cidade. Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), o trabalho visa recuperar vias e importantes equipamentos públicos, em atendimento ao cronograma da Administração Municipal.


Os serviços consistem na modernização dos espaços de convivência comunitária, com destaque para as praças Misael Tavares, Castro Alves, Viaduto Catalão e o Canal do Malhado.

“A gente trabalha para garantir qualidade de vida e segurança ao nosso povo. Com o apoio do nosso governador Rui Costa também conseguimos avançar e em breve vamos entregar mais obras”, disse o prefeito Mário Alexandre.


Balanço - A Seinfra informa que as melhorias consistem na segunda etapa do fechamento do Canal do Malhado, cuja obra possui 12% de avanço físico. No local estão sendo realizados os serviços de ensacamento, instalação de aduela e de estaca-prancha e execução de base de matacão.

As equipes também realizam a desobstrução, reparo da rede pluvial, troca de manilhas e reposição de paralelos na Rua Santa Inês; limpeza, desobstrução do canal e troca de manilhas na Avenida Soares Lopes; pavimentação do acesso ao Hospital Materno-Infantil e das ruas Bela Vista, Ouro Verde e Guanabara; e reposição de paralelos nos altos Bela Vista, Seringal. Na Vila Freitas o trabalho segue com execução do colchão de rua e de paralelo.

Integram o rol de serviços a operação tapa-buracos, no acesso ao Aeroporto Jorge Amado; Barreira; Barra de Itaípe e Avenida Lomanto Júnior, bem como reposição de concreto e pintura do Viaduto Catalão. Na Praça Misael Tavares, o trabalho em andamento inclui montagem de barracão e regularização de terreno; já na Praça Castro Alves está sendo feito o assentamento de meio-fio, instalações hidráulicas, chapisco e reboco.


O pacote de obras abrange ainda contenção e escada drenante no Alto Nerival, com execução da caixa de passagem, escavação e fabricação de tampas de concreto para caixa de passagem; execução do muro de contenção; remoção de passeio antigo e execução de aterro e de meio-fio na Avenida Vereador José Fernandes, no Teotônio Vilela.


No Alto Bela Vista está sendo tocado o trabalho de pavimentação e drenagem. Na Encosta Dois de Julho, no Alto do Amparo, é realizado o recolhimento de material vegetal e lixo, com execução de talude, retirada de placa de concreto e levantamento topográfico.


As equipes realizam o trabalho no IME, cujos serviços consistem na execução do combate incêndio, confecção e adequação da escada de emergência e execução do patamar da escada.  A Seinfra também segue mobilizada para atender e dar suporte às famílias atingidas pelas chuvas nas comunidades de Vila Cachoeira e Salobrinho.

Ascom/Contato

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

*SOS Bahia debate problemas provocados pela seca no semiárido*

Estado tem 2 milhões de pessoas afetadas diariamente pela falta de água_ Efeito climático que atinge ao menos 65 cidades e afeta diretamente...