![]() |
| As espumas da poluição! Foto: Joselito dos Reis |
O prefeito Augusto Castro, Itabuna, assinou no último dia 08 de Novembro, decreto municipal, aumentando a tarifa de água tratada, e esgoto em mais, 9,95%, praticamente 10%. Isso acontece agora, em pleno período de muitos prejuízos, provocados por fortes chuvas, aos itabunenses que perderam seus bens móveis e, até mesmos, suas casas, sem que, os governos tanto, Municipal, como Estadual, fizessem nada! A não ser, um mísero "auxílio aluguel" e, com as casas, conforme promessa (1.100), sem ser construídas, até o presente momento.
Tratamento de esgoto!!!
Itabuna ainda não tem tratamento de esgoto, e a água potável e escassa, com a população sempre reclamando a falta do produto.
Devido a falta do tratamento do esgoto sanitário, a cidade, tem o seu Rio Cachoeira, castigado, e considerado um dos maiores canais de poluicão do Estado. O que constantemente recebe reclamações de ambientalistas e da população, que tem de conviver com uma grande fedentina, às vezes, tomando todo o centro da cidade.
Outro problema, é que, todas essas irregularidares, com o meio-ambiente, não tem fiscalização; com redes de águas pluviais recebedo ligações clandestinas de redes de esgotos. O que gera no período das chuvas, a lei do retorno! Ou seja, as águas poluídas retornam para dentro das casas, quando,também,muitas residências ligam a rede de águas das chuvas à rede sanitária.
Todas as gestões que passam pelo município, aumentam tarifas. e os serviços necessários não são realizados. Com isso, a cada ano, que passa a situação do itabunense piora. É por esses, e outros motivos, que muita gente é a favor da privatização da Emasa! Empresa, essa, encarregada desses serviços. Considerada também o maior vetor "de cabide de empregos" da gestões municipais.
Está aí, um grande presente de Natal/2022 itabunenses!
.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário