O objetivo foi promover reflexões e apresentar propostas que potencializem a Identidade do Ensino Fundamental dos Anos Finais. No evento, o secretário de Educação, professor Josué Brandão Júnior, ressaltou a importância de realizar capacitações como esta que tem a finalidade de melhorar os índices educacionais do município.
“Os nossos índices deixam Itabuna no sinal amarelo, de atenção. Encontros de formação como esse, ajudam a detectar o problema que enfrentamos e a pensar em novos caminhos e parcerias que possam melhorar esses índices de educação”, assinalou.
Lembra que os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação caminham na intencionalidade de que sejam transmitidas informações em encontros nesse formato para que se trabalhe na perspectiva de melhorar os índices de educação do município.
“Não é invenção da Prefeitura, nem da Secretaria Municipal da Educação. As próprias leis federal, estadual e municipal exigem que sejam realizadas formações como a que ora se realiza”, sintetizou.
A coordenadora técnica dos Anos Finais, professora Dalvani Menezes, fez uma contextualização histórica e atual dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Ela apontou ainda dentre os dados, o Censo dos alunos de 2010 a 2022 (2010 – 1.404 alunos; 2015 – 4.319 alunos; 2015 – 4.823 alunos; e 2022 – 6.319 alunos), os números do IDEB, além de programas e parcerias.
COMUNICADO
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a retomada do Centro de Testagens Covid-19 em decorrência do aumento de casos ativos da doença no município.
O Centro de Testagens Covid-19 funcionará na antiga base do SAMU-192, na Avenida das Nações Unidas, em frente a Catedral de São José, das 8 às 14 horas para atendimento de crianças e adultos. A Vigilância Epidemiológica ressalta a obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação da documentação (RG, Cartão SUS e comprovante de residência).
Além disso, para realização da testagem é preciso que a pessoa esteja apresentando sintomas há pelo menos 3 dias para validar o resultado do teste.
Mais de 300 pessoas prestigiaram na manhã desta quarta-feira, dia 23, a 4º edição do Projeto SETTRAN nos Bairros, na Praça da Piedade no Califórnia. Durante toda a manhã, pelo menos 150 usufruíram dos serviços oferecidos, a exemplo de Cartão de Estacionamento de Idoso de Estacionamento de Pessoa com Deficiência (PCD), Informativo sobre a CNH Social e sobre Recurso e Confecção do Cartão SITI (Sistema Integrado de Transporte), foram oferecidos aos moradores do bairro.
De acordo com a Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), além da prestação dos serviços essenciais, o projeto também levou a campanha “Criança Segura no Trânsito”, que prestou orientações sobre as regras de trânsito aos alunos do Colégio Batista do Califórnia. A ação teve também a participação de psicólogos da secretaria com a campanha “São tantas Emoções", que trata das condições emocionais do dia a dia dos condutores.
O secretário Thales Silva reforçou a importância de levar os serviços da SETTRAN à população de localidades mais distantes do centro da cidade e da sede da própria Secretaria no Bairro Lomanto. “Queremos aproximar a Secretaria das pessoas. O cartão do idoso, por exemplo, é uma demanda grande e muita gente não faz porque a SETTRAN fica distante”, disse.
O projeto SETTRAN nos Bairros já foi realizado nos bairros Lomanto, Santo Antônio e São Caetano, com mais de 100 atendimentos nessas localidades. Entre os serviços mais procurados estão sempre a confecção dos cartões da Pessoa com Deficiência (PCD) e o Cartão do idoso.
Ações contra a violência de que a mulher
A campanha dos “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas” ganhou reforço em Itabuna neste mês com ações conjuntas executadas pela Patrulha Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Nesta quarta-feira, dia 23, por exemplo, a programação iniciada ontem, dia 21, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, no domingo, continuou com uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, no Bairro Santo Antônio. Representantes da Guarda Civil, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Associação dos Agentes Comunitários de Saúde fizeram palestras.
A coordenadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha, inspetora Núbia Cristina de Oliveira, explicou que a campanha dos “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Crianças” foi criada em 1992, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
Ela informou que no Brasil o movimento em defesa da mulher acontece todos os anos, entre novembro e dezembro, com uma série de atividades, dentre as quais a conscientização popular para despertar a atenção sobre a forma de se evitar a violência contra a mulher, a exemplo do feminicídio, a quem recorrer e como fazer a denúncia e, principalmente, fazer cumprir a Lei Maria da Penha que assegura proteção e cria rede de apoio às vítimas.
Lembra a inspetora Núbia de Oliveira que a Lei Maria da Penha foi aprovada em 2006 e define os cinco tipos de violência doméstica de que a mulher é vítima: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Ela ressalta a importância de as pessoas conhecerem os casos previstos em lei para que as vítimas, familiares e amigos possam identificar qualquer tipo de violência.
“A denúncia é imprescindível e nos ajuda a romper o ciclo de violência contra a mulher, praticado inclusive dentro de sua própria casa”, reforçou a inspetora da Guarda Civil Municipal. Ela reforça que toda a sociedade pode cooperar acionando os telefones dos órgãos do sistema de segurança pública, a exemplo da Guarda Civil Municipal (153), Polícia Militar (190), Polícia Civil (197), além do Ministério Público do Estado da Bahia, etc.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.561 pacientes curados, 3.678 confirmados, sendo 100 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 14, e óbitos descartados, 04.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom/Prefeitura
.jpeg)
%20-%20Copia.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário