Itabuna se inscreve no PPP da iluminação pública da Caixa Econômica Federal
Itabuna está entre os municípios brasileiros inscritos na Caixa Econômica Federal para obter apoio na estruturação de Programa Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área de iluminação pública. O banco administra um fundo criado em 2017 para financiar o trabalho técnico junto às prefeituras.
Atualmente, a carteira da Caixa teria 57 projetos em cinco áreas: iluminação pública, saneamento, empreendimentos socioeducativos, educação e habitação. Na iluminação pública, os projetos são elaborados por empresas privadas que fazem o investimento e a manutenção da rede, mas o sistema segue sendo da prefeitura.
A supervisora de Filial de Governo da representação da Gerência Executiva e Negocial de Governo da Caixa em Itabuna, Evelyn Amorim Silva, confirmou em documento enviado ao prefeito de Augusto Castro (PSD) a inscrição do município o chamamento público para estruturação e desenvolvimento de projetos de parceria-público privadas o setor de iluminação pública, com o apoio da FEP.
“Isto não teria sido possível sem o empenho desmedido da secretária municipal de Planejamento, Sonia Fontes, e do servidor Eliumar Carlos. Esse foi o primeiro e imprescindível passo para que o município se habilite a receber milhões em investimentos sem a necessidade de contrapartida, e possa oferecer o melhor parque de iluminação publica do sul da Baia à sua população”, diz ao prefeito no documento.
Neste tipo de PPP, a prefeitura faz um contrato com uma empresa privada que troca toda a iluminação antiga por lâmpadas de LED, cerca de 60% mais econômicas. Além disso, também pode fazer instalações especiais de valorização de áreas especiais áreas turísticas, como aconteceu na orla de Aracaju (SE).
Prefeitura inicia a semana pegando pesado na limpeza da cidade
A Prefeitura de Itabuna iniciou mais uma semana pegando pesado na limpeza de canais de drenagem, bueiros, coleta de lixo e entulho e ainda fazendo a poda e supressão de árvores com risco de queda.
O trabalho foi intensificado desde o início das fortes chuvas, mesmo o Departamento de Limpeza Pública, da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, vinha executando um cronograma durante todo o ano.
Na manhã desta segunda-feira, dia 21, as equipes trabalham com roçagem nas praças José Bastos, Otávio Mangabeira, Olinto Leone, Clara Kauark e Jardim do Ó, no centro da cidade.
O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, lembra que na Praça Olinto Leone também estão sendo requalificados alguns equipamentos que se encontravam deteriorados, inclusive houve a remoção um dos coretos.
“Estamos fazendo a poda e supressão de árvores, pois, essas chuvas contribuem muito para queda de galhos e dos próprios caules pondo em risco a segurança da população. É uma preocupação do prefeito Augusto Castro que tem feito recomendações constantes para que a fiscalização seja ampliada”, ressalta.
No final de semana, uma das equipes do Departamento de Limpeza Pública trabalhou na remoção de árvore de grande porte que o vento derrubou na Avenida Félix Mendonça, Góes Calmon, em área de estacionamento próximo ao Hospital Beira Rio. Não houve danos a veículos ou pessoas.
Outras equipes também trabalharam com roçagem de áreas e remoção de lixo e entulho nas avenidas Juracy Magalhães, Mário Padre e Aziz Maron, na beira-rio, e no Bairro São Pedro.
Jogos do Interbairros desafiam estreia da Copa do Mundo e lotam campos
O Estádio Luiz Viana Filho e o campo do Bairro de Ferradas estiveram lotados, com gritos de incentivo e palmas diante de lances perigosos. Uma grande torcida foi assistir à rodada de jogos do Campeonato Interbairros de Futebol num domingo de tempo fechado e ainda com a estreia da Copa do Mundo 2022 no Catar.
“Foi um desafio e tanto diante de um momento em que todas as atenções estão voltadas para o mundial de futebol, aberto ao meio-dia deste domingo no Catar”, disse o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pelegrini. Ele acompanhou os jogos, em sua terceira fase.
“Mesmo com essa grande concorrência conseguimos dar continuidade aos jogos que sempre movimentaram nossos domingos”, complementou o secretário. Segundo ele, o mais importante é que o público, além de ser o maior incentivador do Campeonato Interbairros, também contribui muito para o aquecimento da economia informal.
“É uma oportunidade e tanto para as famílias que vendem bebidas e comidas, faturar um dinheiro extra, torcem pela seleção de seu bairro e ainda se divertem”, ressalta Pellegrini.
Promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Itabuna, o grande destaque da rodada de ontem foi a eliminação da seleção do Mangabinha, campeã por diversas vezes do Interbairros. Ao todo foram seis partidas, quatro no Estádio e duas no campo de Ferradas. Uma das favoritas, a Mangabinha foi golear por 3 a 0 pelo Vila Anália.
“Embora com essa diferença no placar, foi um jogo bastante equilibrado e de alto nível com excelentes atletas das duas seleções jogando bem e de forma muito profissional”, elogiou o técnico do Vila Anália, Giltemberg Noronha.
No primeiro jogo no estádio Califórnia 1 x 0 São Roque, Santa Inês 2 x 2 Santo Antônio, mas 2 a 4 nos pênaltis, classificando a segunda equipe. Ainda, Maria Pinheiro 0 (2) x 0 (3) Pedro Jerônimo. Em Ferradas, no primeiro jogo, Lomanto 1 x 2 Jorge Amado e Nova Ferradas 5 x 0 Sinval Palmeira, a maior goleada da rodada.
O vice-presidente do Itabuna Esporte Clube, Sandoval Benevides, elogiou o Interbairros. Ele acompanha a competição desde seu lançamento em 1993. “Foi uma época de grande emoção e que se arrasta até hoje”, afirmou.
Segundo, Benevides “É um sentimento de união entre os bairros, uma alegria compartilhada, desde os líderes esportivos, aos atletas a torcida, que anima, incentiva e torce a cada partida”, realça.
Ele finaliza destacando o apoio do prefeito Augusto Castro (PSD) ao futebol e às outras modalidades esportivas com investimentos jamais vistos na história da cidade.
Ascom
.jpg)
.jpg)


.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário