U R G E N T E !
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), recebeu pela primeira vez, alunos do curso de Odontologia para estágio prático supervisionado.
De acordo com Daise Mara Santana, coordenadora do Centro de Estudos e secretária da Comissão de Residência Médica (COREME) da unidade hospitalar, representantes da Faculdade Anhanguera apresentaram o projeto para a diretoria da FASI, quando foi firmada a parceria.
Durante o estágio, que integra a disciplina Odontologia Hospitalar do último semestre do curso, os alunos prestaram atendimento ambulatorial aos pacientes, com avaliação, indicação de tratamentos e orientações sobre cuidados com a higiene bucal. Após o atendimento, eles distribuíram Kits com escova e creme dental. Todo o processo foi acompanhado pelas professoras da disciplina Milena Rocha e Rafaela Maynart.
A professora Milena, comentou que a especialidade em Odontologia Hospitalar ainda não existe, mas, nos últimos anos vem tendo uma demanda crescente. “Percebemos a importância do cuidado com a saúde bucal dos pacientes, principalmente os que ficam na UTI. Muitos profissionais recém-formados têm buscado um curso de habilitação nessa área”, disse.
Ela acrescentou que alguns pacientes têm muitas sequelas, lesões bucais e o auxílio da odontologia é muito importante nesse contexto.
Os estagiários destacaram que o atendimento odontológico potencializa a qualidade no atendimento dos pacientes. “Percebemos que alguns agravos na saúde do paciente podem ter início na boca, a exemplo da proliferação de bactérias”, frisou Ediney Santos. Tony Felício disse que “é fundamental ter um profissional de odontologia no ambiente hospitalar”.
Um dos pacientes atendidos, Matheus Santos, ficou satisfeito com a ação. “Foi muito bom receber orientações sobre higiene bucal”, declarou.
O Hospital de Base é referência em Itabuna e na região sul da Bahia por ser um hospital-escola que recebe estudantes de diversas áreas da saúde para a realização de estágio prático, com destaque para o internato de Medicina. Além disso, a unidade hospitalar dispõe dos Programas de Residência Médica em Clínica Médica e Cirurgia Geral.
Prefeitura entrega mudas de cacau clonado às associações de agricultores familiares
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fez a entrega de 4.800 mudas de cacau clonado Ipiranga - 01 e CCN- 51 para agricultores familiares. São clones altamente resistentes à vassoura-de-bruxa e precoces, pois em 1 ano e 9 meses já estão produzindo frutos.
Outra grande vantagem, é que são mudas é que são autocompatíveis, ou seja, não precisam de outras mudas para produzir, elas mesmas se autopolinizam.
Essa ação foi uma parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri – BA), na época gestão do ex-secretário Carlos Oliveira, que fez a solicitação à Biofábrica, que agora realiza a entrega das mudas.
Ao todo foram 14 associações contempladas, mas para evitar aglomerações a distribuição se deu em horários diferentes. A Morumbi, por exemplo, foi representada pelo presidente da associação, Azilsson Lavigne, enquanto a Agradam por Davidson Ashara. Na Associação Reviver, o presidente, Edicarlos Oliveira foi pessoalmente receber as mudas e as primeiras orientações do plantio. Na Assgribahia foi Sandra Rodrigues e na Agrovila Bela Flor, o representante foi Ailton Ramos.
Todos ficaram muito felizes com essa ação da Prefeitura, na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) e entenderam a importância dessa diversificação. Em fevereiro deste ano, as associações receberam mudas de aipim de excelente qualidade e rápida produtividade.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, o maior objetivo é proporcionar ao pequeno produtor rural a diversificação do plantio, evitando assim a monocultura cacaueira.
O diretor de Agricultura, Rodrigo Haun, informou que a equipe técnica da Seagrima vai para o campo com intuito de orientar o plantio dessas mudas, principalmente na preparação da terra. Esse acompanhamento ficará também a cargo de Miranildo Góes, gerente de Agricultura, Associativismo e Cooperativismo.
O prefeito Augusto Castro (PSD) tem reforçado a importância do apoio ao pequeno produtor e ao agricultor familiar e disse que a agricultura familiar tem muito potencial para se fortalecer ainda mais com reflexos positivos na economia do município e da região.
Campeonato Interbairros de Futebol chega a 4ª fase com jogos no Fernando Gomes (Itabunão)
O Campeonato Interbairros de Futebol, coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, chega a 4ª fase com uma rodada com três jogos na manhã de domingo, dia 27, no Estádio Luís Viana Filho, o Itabunão. Seis equipes vão disputar uma vaga nas semifinais.
A partir das 8 horas, acontecem os seguintes jogos: Jorge Amado x Nova Ferradas, Vila Anália x Pedro Jerônimo e Califórnia x Santo Antônio. Dessa fase, vão sair três equipes para as semifinais e mais uma biônica, que será avaliada com o melhor resultado nos jogos de domingo.
Segundo o professor Paulo Roberto Rezende, um dos coordenadores do Campeonato Interbairros, o balanço da competição é positivo. “ Esse ano o campeonato começou em um mês que não esperávamos, com fase de mata-mata e a colocação e eliminação do Mangabinha pelo Vila Anália, que vem fazendo uma boa campanha”, disse.
O Interbairros, promovido pela Prefeitura de Itabuna, com o apoio do 15º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, é considerado a maior competição do futebol amador do interior da Bahia. O evento reúne mais de 1.000 jogadores. Os torcedores movimentam os campos de várzea da cidade e o Estádio, o que resulta em lazer e geração de renda para os vendedores ambulantes.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. De acordo com os dados, Itabuna registra 3.611 pacientes curados, 3.841 confirmados, sendo 213 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 14, e óbitos descartados, 03.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário