quinta-feira, 24 de novembro de 2022

ITABUNA EM FOCO: Reunião define planejamento das ações para 2023 da Secretaria de Esportes e Lazer


“Tudo de bom pode acontecer quando existe planejamento das ações que serão executadas ao longo do ano. Onde cada um desempenha bem sua missão não tem como não funcionar”. A afirmação foi feita pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, que se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 24, com sua equipe técnica, além de convidados. 


Um dos principais itens discutidos foi o orçamento anual, imprescindível para elaboração de projetos, execução de ações no setor esportivo em todas as suas modalidades, além do incentivo ao desportista que precisa do apoio do poder público.

Alcântara reforçou a proposta do prefeito Itabuna, Augusto Castro (PSD), em fomentar o esporte amador na cidade e, principalmente atender a todos que acreditam no esporte como lazer e entretenimento ou que praticam algum tipo de atividade esportiva e precisam de projetos e até mesmo de incentivo financeiro.

“É importante que tenhamos um planejamento na Secretaria de Esportes e Lazer para que haja continuidade dos projetos importantes, seja para o fomento ao esporte seja para a formação e descoberta de novos atletas. E também para o lazer, entretenimento e a interação entre as comunidades”, frisou o secretário.

O diretor de Esporte, Francisco Leone, mantém a mesma opinião do secretário. Ele reforça a importância de se deixar um legado para atenda a todas as camadas da sociedade. “Com políticas públicas definidas será  possível tocar os projetos estruturantes que o município já possui”, afirmou.

O professor Maurício Leandro (Choquito), um dos que se pronunciaram durante o encontro,  também se disse de acordo com as propostas apresentadas. Ele vai além, quando afirmou que é  preciso  entender o esporte como lazer e  entretenimento é um direito assegurado aos brasileiros na Constituição Federal.

“Itabuna  conta com importantes espaços públicos para a prática esportiva”, lembrou. Ele elogiou a Administração Municipal pelos projetos desenvolvidos na cidade e também pelo apoio aos atletas independentes.

A possibilidade da realização do Campeonato Interbairros já no primeiro semestre no próximo ano,  a reedição dos Jogos Estudantis e dos Jogos do Interior,  foram destacados pelo secretário de Esportes e Lazer no encontro.

Para concluir,  Alcântara Pellegrini lembrou que nos quase dois anos da gestão do prefeito  Augusto Castro, o governo municipal investiu muito no esporte em Itabuna. Defendeu que é preciso continuar nesse ritmo para que as gerações atuais e futuras continuem se beneficiando.
 
Todos os diretores e coordenadores da Secretaria  de Esportes e  Lazer participaram do encontro técnico de planejamento, além do colaborador Roberto José, do presidente do Itabuna Esporte, Clube, Rodrigo Xavier, do economista Heliodoro Nunes Filho e do professor Maurício Leandro (Choquito).

Central de Testagem da Covid-19 em Itabuna identificou até o meio-dia mais 57 casos positivos 

Em apenas quatro horas de funcionamento, a Central de Testagem para Covid-19, reativada em Itabuna nesta quinta-feira, dia 24, registrou 57 casos positivos para a doença. Outros 57 testes realizados deram negativos. 

A unidade, que está instalada na antiga base do SAMU-192, na Rua Nações Unidas, próximo à Catedral de São José, funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 14 horas, para atendimento de crianças e adultos.


A decisão da Prefeitura de Itabuna de reativar a Central de Testagem levou em conta o aumento do número de casos ativos da Covid-19 no município. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, nas últimas 24 horas foram registrados 100 casos ativos. 

Para ter acesso ao local de testagem é obrigatório o uso de máscaras e apresentação de Carteira de Identidade (RG) e Cartão SUS. Já para a realização da testagem é necessário que a pessoa esteja apresentando sintomas suspeitos da doença há pelo menos 3 dias para validar o resultado do teste. 

A Central de Testagem para Covid-19 de Itabuna tem capacidade para realizar de 500 a 700 testes por dia, com a atuação de até 10 profissionais da saúde. Os pacientes que estão buscando atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 Horas – do Monte Cristo, por suspeita da doença, também estão tendo acesso à testagem. 

Aplicação da 5ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades 


Seguindo os critérios de elegibilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Itabuna começou a vacinar indivíduos imunocomprometidos ou imunossupressos maiores de 18 anos com a 5ª dose contra o Covid-19. A vacinação não está determinada pelo critério de faixa etária, mas exclusivamente para pessoas que se enquadram nos parâmetros de acordo com a Coordenação da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde.

Neste contexto estão pacientes com imunodeficiência primária grave, aqueles que fazem tratamento com quimioterapia contra o câncer, transplantados, os que convivem com HIV/AIDS e quem usa corticoides em altas dosagens. Também se enquadram pacientes que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, aqueles com doenças auto inflamatórias e intestinais inflamatórias, bem como pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Segundo explicou a coordenadora da Rede de Frio, enfermeira Camila Brito, a estimativa de público para a 5ª dose contra a Covid-19 gira em torno de 10 mil pessoas. Sã considerados os mesmos critérios para a imunização de reforço com a 4ª dose. 

Para além do início da vacinação com a 5ª dose, ela chama a atenção para o fato de um elevado número de pessoas que não ter completado o esquema vacinal no município. Além disso, há evolução de casos ativos que até esta quarta-feira, dia 23, alcançou 100 pessoas.

 “De acordo com os últimos números apurados, entre as pessoas maiores de 12 anos, que é público-alvo para a 3ª dose da vacina, apenas 43,3% foram imunizadas. Já em relação à 4ª dose de reforço, somente 17,3% da população a ser imunizada procurou as unidades de saúde em busca da vacina. Isso é muito preocupante, porque estamos registrando números elevados de casos da doença, inclusive com novas variantes circulando”, afirmou Camila Brito.

Ontem a procura por vacina de pais ou tutores de crianças menores de três anos de idade foi baixa, o que evidencia maior atenção das pessoas adultas para a necessidade de vacinação de seus filhos ou parentes, com idade a partir de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina Pfizer Baby é aplicada inicialmente nas crianças com comorbidades. 
Ascom

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  *Prefeitura de Itabuna convoca candidatos aprovados no Processo Seletivo 02/2025 e Chamamento Emergencial 01/2026* A Prefeitura de Itabuna...