Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti chega ao João Soares nesta terça-feira
Agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde, além de funcionários da Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo chegam nesta terça-feira, dia 21, ao Bairro João Soares. Antes, às 8 horas, se concentram em frente ao Colégio Sesquicentenário (CISO), na Rua Francisco Ferreira da Silva.
Depois, partem para o bairro onde acontece um Mutirão de Combate à Dengue, das 8 às 13 horas. A expectativa é de que todos os imóveis, residenciais e não residenciais, além de terrenos, sejam vistoriados. Por isso, a recomendação é que lixo e entulhos de quintais sejam removidos no bota-fora, com o recolhimento pela Limpeza Pública.
As equipes farão a fiscalização nos domicílios e vão orientar os moradores a tampar ou remover objetos que possam acumular água e favorecer a proliferação do mosquito no interior de suas residências. Como é de praxe, todos os moradores também serão orientados sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito.
Haverá a pulverização de todo o bairro com inseticida, além do uso de larvicida em terrenos baldios para eliminação de criadouros do Aedes aegypti em pontos estratégicos.
Também haverá tratamento focal e perifocal.
A colaboração dos moradores é fundamental para o êxito do Mutirão, que será coordenado pela Divisão de Vigilância em Saúde. As equipes também farão a roçagem de locais com muita vegetação enquanto a equipe de Educação em Saúde distribuirá panfletos.
Funcionários da Vigilância caracterizados de mosquito vão transmitir informações de forma lúdica para envolver as crianças e adolescentes no trabalho educativo e de conscientização das famílias.
O Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti é iniciativa da Prefeitura de Itabuna, por meio dos departamentos de Vigilância da Saúde e das divisões de Vigilância Epidemiológica e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.
A ação tem assegurado a queda dos índices de infestação predial, tendo a cidade deixado a fase epidêmica estando agora no alerta laranja. Por isso, é fundamental o engajamento das pessoas na luta contra a proliferação de larvas do mosquito causador de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus.
Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação nesta semana
A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde divulga calendário de vacinação que contempla esta semana em Itabuna.
Para a vacinação do Covid-19, no período matutino e vespertino nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação da primeira, segunda e terceira dose será aplicada desta segunda-feira, dia 20, a quarta-feira,dia 22, das 8 às 11 e das 13 às 16h. Vale destacar que as unidades funcionam até às 16h, mas as ampolas são abertas até às 15h a fim de evitar desperdício de doses.
PRIMEIRA DOSE
Para a primeira dose o público pessoas maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência.
SEGUNDA DOSE
Para a segunda dose, as pessoas que estão com data de retorno até o dia 24/06 para uso das vacinas CORONAVAC, OXFORD e PFIZER.
Vale destacar que está liberado para todos os serviços a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose.
TERCEIRA DOSE
Para a terceira dose, pessoas maiores de 12 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose).
DOSE DE REFORÇO JANSSEM
Nas UBS, pessoas maiores de 18 anos, que tenham um intervalo entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação já podem receber sua dose de reforço da vacina Janssen.
A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão do SUS, Comprovante de Residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.
QUARTA DOSE
Da segunda-feira, 20, a quarta-feira, 22, também será aplicada a quarta dose contra o Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde.
O público alvo são as pessoas maiores de 50 anos que fizeram uso do reforço há mais de 4 meses, pessoas vivendo com HIV, pessoas em tratamento oncológico, pacientes transplantados (medula ou órgãos sólidos)
Além destes, pessoas em tratamento imunossupressor (autoimunes como Lupus, artrite reumatoide Doença de Crohn, anemia hemolítica, espondiloartrites, artrite psoriásica,
esclerose sistêmica (esclerodermia), síndrome de Sjögren, miopatias inflamatóriase as vasculites).
A documentação é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.
VACINAÇÃO INFANTIL
Esta semana, a vacinação infantil acontece na quinta-feira, 23, nas Unidades Básicas de Saúde pela manhã das 8 às 11h.
São imunizadas crianças com comorbidade/deficiência permanente de 5 a 11 anos com a Pfizer Pediátrica. Já as crianças sem comorbidade serão vacinadas aquelas de 05 a 11 anos com a vacina da Pfizer Pediátrica e de 06 a 11 anos com a vacina da Coronavac ou Pfizer Pediátrica.
SEGUNDA DOSE CRIANÇAS
Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidade que foram imunizadas com a Coronavac e completaram os 28 dias da primeira dose, já poderão receber a segunda aplicação. E também, crianças de 5 a 11 anos que receberam a vacina Pfizer também já podem receber sua segunda dose após completar o prazo de 60 dias.
Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil como a apresentação de um documento da criança e do cartão de vacina infantil. Para crianças com comorbidade, deverá ser apresentado também o relatório médico que ficará retido. Ademais, a criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, o responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsaveis deverão apresentar documento pessoal com foto.
Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 06 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para àquelas com 05 anos e àquelas com comorbidade, a orientação é a Pfizer Pediátrica.
As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão inclusas nesta última categoria).
PRORROGAÇÃO CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA E TRÍPLICE VIRAL
A prorrogação da campanha de vacinação da Influenza (gripe) e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola acontece nas Unidades Básicas de Saúde e as vacinações ocorrem concomitantemente à vacinação da Covid-19.
Nesta semana, a vacinação acontece de segunda-feira, 20, a quarta-feira, 22, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas nas UBS. Nesta prorrogação da segunda fase, para vacinação da Influenza que ocorre de forma escalonada, o público alvo são idosos maiores de 60 anos, trabalhadores da Saúde, professores, gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Além disso, portadores de comorbidades ou deficiência permanente, profissionais das forças de segurança ou salvamento, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros , população privada de liberdade e profissionais do sistema de privação de liberdade, pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Já para a vacinação da Tríplice Viral, nesta segunda fase o grupo são os profissionais de Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A documentação necessária para vacinação da Influenza e Tríplice Viral é o RG, CPF ou Cartão do SUS, cartão de vacina com registros anteriores.
Além disso, são ressaltadas algumas informações importantes a exemplo da apresentação de documento de comprovação de vinculo ativo, tais como: contra cheque atual e documento oficial com foto; carteira de trabalho, carteira do conselho, etc.
AÇÃO DE VACINAÇÃO MENINGOCÓCICA REDE DE FRIO
Nesta semana, a Rede de Frio realizará ação de intensificação vacinal com a vacina Meningocócica C (Conjugada). A vacinação ocorre da segunda-feira, 20, a quinta-feira, 22, nas Unidades Básicas de Saúde.
O público alvo são pessoas a partir de 1 ano de idade até 19 anos, 11 meses e 29 dias que não tenham tomado a vacina meningo C ou ACWY.
A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal.
AÇÃO "SÃO JOÃO BOM É COM VOCÊ VACINADO"
De segunda-feira, 20, a quarta-feira, 22, a Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde realizará cronograma de vacinação nas unidades de saúde para imunização dos profissionais de saúde com a quarta dose contra o Covid-19.
Na segunda-feira, 20, a ação ocorrerá durante a manhã e tarde no Hospital de Olhos Beira Rio e durante a tarde das 14h às 17h na UPA. Já na terça-feira, 21, a ação ocorre pela manhã das 08h às 12h no Hospital de Base e a tarde das 14h às 17h no SAMU-192.
Na quarta-feira, 22, a imunização ocorrerá das 16h às 20h no Hospital de Base. A documentação necessária é o RG, CPF, Cartão do SUS e cartão com registro das vacinas.
AÇÃO "SÃO JOÃO BOM É COM VOCÊ VACINADO"
Na quarta-feira, 22, a Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde realiza ação de imunização contra o covid-19, das 09h às 14h, na UniFTC para crianças, adolescentes e adultos.
Para crianças de 05 a 11 anos haverá vacinação de primeira e segunda dose da Coronavac e Pfizer Pediátrica. Já para adolescentes maiores de 12 anos haverá vacinação da primeira, segunda e terceira dose da Coronavac e Pfizer.
Para adultos e idosos serão disponibilizadas as primeiras e segundas doses da Coronavac, dose única ou dose de reforço da Janssen, segunda, terceira e quarta dose de Pfizer e segunda, terceira e quarta dose de Oxford.
Vale lembrar que para segunda dose são pessoas que estão com data de retorno até dia 24/06 e para quarta dose são pessoas maiores de 50 anos que completaram seu esquema vacinal há pelo menos 4 meses.
CHAMADA PARA CREDENCIAMENTOS
A Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) abrem o período de credenciamento de repórteres, repórteres fotográficos e cinegrafistas para o *Ita Pedro – O Melhor São Pedro de Todos os Tempos*, de 30 de junho a 3 de julho no espaço ao lado da Prefeitura, no Banco Raso. Pode ser credenciado um repórter, por blog e emissoras de rádio, e dois profissionais – repórter e cinegrafista – no caso das emissoras de TV por noite.
Para isso, são requisitos: nome completo, RG e nome do veículo, e uma fotografia 3 x 4 digitalizada para a emissão de crachá. O prazo de credenciamento se encerra às 12 horas de quarta-feira, 22.
Os dados devem ser enviados para o correio eletrônico: serin@prefeituradeitabuna.com.br
Escolas municipais entram em recesso e a expectativa é que mais 12 unidades sejam abertas
Depois de um semestre de aulas e atividades escolares intensas, os alunos da Rede Municipal de Ensino entraram em recesso nesta segunda-feira, dia 20, em Itabuna. O primeiro semestre reuniu mais de 10 mil dos 19.200 estudantes na modalidade presencial em 53 escolas, já que a maior parte das unidades passa por requalificação.
“Nossa expectativa é que no retorno, dia 5 de julho, tenhamos mais 12 escolas funcionando presencialmente”, afirmou o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior .
A diretora do Departamento de Educação Básica, Elioenai Farias, disse que ao todo serão 15 dias de recesso, inclusive para alunos que estão recebendo bloco de atividades em casa . “Muitos estudantes estão em atividade remota, porque algumas escolas ainda seguem em fase de requalificação. Por isso, é necessário toda segurança”, explicou.
No entanto, ela disse que o primeiro semestre foi positivo e há todo um esforço da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação e outras secretarias parceiras , para a volta presencial. “ Estamos trabalhando para uma volta que supra os déficits de aprendizagem”, frisou.
O secretário Júnior Brandão reforçou o empenho do prefeito Augusto Castro (PSD) para reativar todas as escolas e creches do município. “O prefeito tem uma preocupação com as creches, para assegurar que as crianças tenham acesso a essas unidades”, destacou.
Entre as unidades que vão reabrir está a inauguração da Escola Municipal Conjunto Cachoeira, próxima à Fazenda Progresso, no limite territorial entre Ilhéus e Itabuna, na zona rural.
“A escola é fruto de uma campanha realizada por uma estudante de doutorado da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ela entrou em contato com órgãos nacionais e internacionais. O local foi estruturado, passou por reforma, pintura e ampliação”, disse o secretário.
Ele afirmou que a Prefeitura de Itabuna vai disponibilizar o mobiliário necessário, incluindo eletrodomésticos. “Já temos coordenadores, professores e alunos. E isso é avanço, pois quem tem educação, tem cidadania. E essa cidadania precisa chegar no campo”, ressaltou Júnior Brandão.
Prefeitura inicia montagem da infraestrutura do “Ita Pedro
– " Melhor São Pedro de Todos os Tempos”
A Prefeitura de Itabuna deu início à contagem regressiva para o Ita Pedro - Melhor São Pedro de Todos os Tempos, e fazendo jus ao slogan da festa que acontecerá entre 30 de junho e 3 de julho. A semana começou com muito trabalho para as equipes escaladas para a montagem infraestrutura na área em terreno limítrofe ao Parque Hugo Kaufmann, no Banco Raso
Nesta segunda-feira, 20, a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo começou a executar a terraplanagem da área que abrigará a Praça de Alimentação. O superintendente Francisco de Sousa Lino Filho explica que toda a extensão do sítio da festa passará por manutenção e limpeza.
“Este local foi projetado para receber vendedores ambulantes e barracas para comercialização de alimentos e bebidas. Será um espaço organizado, limpo e muito bem cuidado para esta finalidade que proporcionará maior organização à festa e espaço para o público se divertir”, comenta Sousa Lino.
Ele destaca que o terreno à direita da Avenida Princesa Isabel receberá atenção especial com serviços de terraplanagem, poda de árvores, limpeza geral e remoção de lixo e entulhos. É lá que serão montados os dois palcos para a apresentação dos artistas e bandas contratadas pela Prefeitura, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e Governo do Estado, por meio da Bahiatursa.
Movimentará a economia e o turismo regional
A Prefeitura de Itabuna está preparando uma grande infraestrutura para receber o público forrozeiro de Itabuna e da região Sul do Estado durante os quatro dias do “Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos”.
Sob a coordenação da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), a festa acontecerá de 30 de junho a 3 de julho, na Avenida Princesa Isabel, contando com o apoio do Governo do Estado por meio da Bahiatursa.
O presidente da FICC, Aldo Rebouças, frisa que, além de oferecer entretenimento e lazer, a economia e o turismo local também serão beneficiados diretamente pela festa. “A proposta é que o Ita Pedro se consolide como uma tradicional festa de São Pedro em Itabuna e que entre na rota dos festejos juninos da região, sucedendo festas tradicionais de São João”, ressaltou.
Ele informou que a proposta é usar em todas as suas potencialidades os mais de 22 mil metros quadrados do espaço reservado para a festa. “O planejamento tem sido o nosso aliado, pois, a nossa meta é entregar à população uma festa cheia de alegria, com conforto e, sobretudo, segurança. Para isso, contamos também com o apoio e envolvimento de todas as forças de segurança que atuam no município”, completou o presidente da FICC.
Sobre a Praça de Alimentação, cuja infraestrutura será montada no Parque Hugo Kaufmann em frente ao sítio da festa, Aldo Rebouças informa que o local está sendo cuidadosamente preparado. “Teremos uma estrutura de quase dois mil metros quadrados nesta Praça de Alimentação. Mas, é importante lembrar que também teremos vendedores ambulantes circulando na festa”, acrescentou.
Ele finaliza explicando que a Praça de Alimentação será um local para as pessoas que buscam um espaço amplo e com comodidade para se alimentar e consumir licores e outras bebidas, sem deixar de curtir a festa, tendo uma visão geral dos palcos onde as atrações estarão se apresentando. “Além disso, o nosso projeto também contempla toda extensão da calçada com barracas para a venda de bebidas e alimentos típicos”, concluiu.
Hospital de Base promove palestra de sensibilização sobre doação de sangue para familiares de pacientes internados
O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, vinculado à Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promove reuniões semanais com os acompanhantes de pacientes. A ação integra um projeto de intervenção intitulado “Humanização, o melhor tratamento” desenvolvido pelo Serviço Social
há mais de quatro anos.
Além disso, também acontecem encontros ou rodas de conversas com acompanhantes para tratar sobre os serviços que o hospital oferece e sobre temas da atualidade.
O objetivo é acolher, ouvir e levar um pouco de conforto e atenção no momento delicado que é ter um ente querido com problemas de saúde. Os encontros servem para sensibilizar as pessoas para ações solidárias, a exemplo da doação de órgãos e doação de sangue.
No último dia 15, o encontro contou com a presença da coordenadora do Serviço Social e membro da OPO Sul, Áurea Almeida, da coordenadora da agência transfusional Maria de Fátima Nicácio e do captador do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Rosildo Ribeiro. Juntos, eles conversaram com o público presente, sobre a importância da doação de sangue.
No encontro se buscou incentivar as pessoas a se tornarem doadoras frequentes, tendo a equipe esclarecido dúvidas e passado informações importantes sobre os requisitos para que a pessoa se tornar um doador de sangue. “A gente vai alinhando as informações para que a opinião deles melhore o nosso serviço e eles gostam muito. É sempre gratificante”, disse Áurea.
Dona Marinalva de Jesus da Silva, acompanha o irmão no hospital. Ela é de Salvador e há anos é doadora de sangue. “Eu acho muito emocionante a gente salvar vidas”, comentou.
Acompanhando a esposa no hospital, Joselito Santiago da Silva informou que há mais de 15 anos doa sangue, tendo começado quando um amigo de Ubaitaba reuniu um grupo para fazer doação. Ele ressaltou como foi bom participar do bate-papo promovido pelo Serviço Social. “Achei a palestra muito importante. Sempre que acontecer alguma, quero participar para ter conhecimento”, falou.
Há anos, dona Francisca Severa dos Santos também doa sangue. Moradora do bairro Nova Ferradas, acompanha o marido internado e contou que desde que ouviu o anúncio em uma rádio sobre a doação, abraçou a causa. “Já me acostumei e acho importante poder salvar muitas vidas”, declarou.
QUEM PODE DOAR
Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 a 60 anos e boa saúde. No caso dos menores de 18 anos é necessário acompanhamento de um responsável.
As mulheres podem doar sangue a cada 90 dias enquanto os homens a cada 60 dias. Os interessados devem procurar o Banco de Sangue no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 7 as 17 horas. Não fecha para almoço e aos sábados o é das 7 ao meio-dia. Em caso de dúvidas: (73) 3214-9126.
Secretário Humberto Mattos ouve opinião de feirantes sobre a requalificação da feira do São Caetano
Feirantes do São Caetano decidiram que a requalificação da feira livre do bairro deverá ser feita em etapas para que não precisem ser relocados ou que tenham seu trabalho comprometido durante as obras. O assunto foi discutido na manhã desta segunda-feira, dia 20, entre o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, (SESOP), Humberto Mattos, e cerca de 80 feirantes.
O titular da SESOP enfatizou que o prefeito Augusto Castro (PSD) solicitou que a opinião dos feirantes fosse ouvida antes das obras por entender que são eles que enfrentam dificuldades tanto pela situação do local, que precisa urgentemente da modernização, quanto pela melhor forma de execução das obras sem prejudicar a comercialização de seus produtos.
Ele contou que a sugestão apontada pelos feirantes será discutida ainda na tarde desta segunda-feira com os secretários municipais de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr, e de Planejamento, Sônia Fontes. O próximo passo será a elaboração do projeto que será apresentado ao prefeito Augusto Castro. “O prefeito deverá anunciar em breve o início das obras”, garantiu.
“É importante salientar que o prefeito tem sido sensível à questão que envolve o social e também ao ouvir a opinião dos feirantes, suas prioridades e anseios para só depois colocar o projeto em prática”, reforçou o titular da SESOP, acrescentando que o prefeito Augusto Castro pediu urgência na elaboração e execução dos serviços de modernização das feiras livres de Itabuna.
Mattos adiantou que as demais feiras livres (Centro Comercial e da Califórnia) fazem parte do Plano de Governo da atual gestão e já estão incluídas no cronograma de obras da Prefeitura de Itabuna.
“O prefeito Augusto Castro tem um olhar atento para o funcionamento das feiras livres, pela sua grande importância para o município, tanto do ponto de vista econômico quanto social”, destacou o secretário.
Ele frisa que, com a requalificação, os feirantes passarão a ter melhores condições de trabalho enquanto os consumidores terão um ambiente mais agradável, limpo e seguro para realizar suas compras semanais, finalizou Humberto Mattos.
Boletim Covid-19
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. Com dados referentes aos últimos sete dias, Itabuna registra 00 paciente curado, 07 confirmados, sendo 07 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.
Ascom/Prefeitura de Itabuna





Nenhum comentário:
Postar um comentário