quarta-feira, 13 de abril de 2022

ITABUNA EM FOCO

Prefeitura republica edital para contratação de empresa que vai gerir Zona Azul


A Prefeitura de Itabuna republicou nesta terça-feira, dia 12, o Aviso de Licitação e o Edital de Concorrência Pública nº 0001-2022, para a contratação da empresa para gerir e operar o sistema de estacionamento rotativo Zona Azul na cidade. Objetiva conceder a outorga para que a empresa vencedora execute o sistema de estacionamento pago para veículos nas vias  públicas do município. 

A sessão de abertura e entrega dos envelopes com os documentos de habilitação, proposta técnica, e proposta de preço deverão ser entregues no dia 30 de maio, às 9h, no Departamento de Licitação da Secretaria de Gestão e Inovação nº 2ª andar do Condomínio Jequitibá Trade Center, na Avenida Aziz Maron, nº 1.087, Jardim Vitória.

O sistema terá vendas de crédito de estacionamento rotativo, com créditos eletrônicos e cartões magnéticos, o que inclui terminais eletrônicos fixos e portáteis, aplicativos, materiais e mão de obra.

Ponto facultativo nesta Quinta-feira Santa 


O prefeito Augusto Castro decretou “Ponto Facultativo” na Quinta-feira Santa, dia 14, véspera do feriado da Sexta-Feira da Paixão. O Decreto de nº 14.873,  publicado no Diário Oficial eletrônico, esclarece que a medida será cumprida nas repartições públicas da Administração Municipal, centralizada, descentralizada e fundacional em razão das celebrações religiosas da Semana Santa. 

De acordo com o secretário municipal de Gestão e Inovação, Moisés Figuerêdo de Carvalho, o “Ponto Facultativo” não se aplicará às repartições cujos serviços são considerados essenciais, tais como Unidades Básicas e de Saúde da Família. Ele ainda informa que o funcionamento nestes locais será até o meio-dia, com atendimento exclusivo para as campanhas de vacinação. Na segunda-feira, dia 18, o expediente na Prefeitura retorna em horário normal.

Prefeitura alerta população sobre aumento de notificações de dengue 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta a população de Itabuna sobre o aumento considerável de notificações de casos de dengue no município. De janeiro até a sexta-feira passada,  dia 8, foram notificados 440 casos, dos quais 291 confirmados.  

O quadro reflete  a elevação de casos novos com sintomas da doença, causada pelo mosquito Aedes aegypti que têm progredido nas últimas três semanas. Por isso, a cidade alcançou o alerta laranja. 

A população é chamada a redobrar os cuidados a fim de evitar um risco de epidemia da dengue na cidade, adverte a Secretaria Municipal de Saúde. O mosquito transmissor da dengue, também transmite outras arboviroses, a exemplo da chikungunya, em que há 47% dos casos notificados.  
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, alerta para a necessidade de a população se sensibilizar quanto aos cuidados. 

“Temos agido para evitar uma epidemia no município, mas sem o apoio  essa situação pode se agravar. É preciso que todos fiquem atentos aos possíveis focos de dengue, bem como, aos sintomas como febre, dor no corpo, náusea e vômitos. A orientação é procurar uma unidade de saúde e solicitar o exame de testagem da dengue” afirmou a titular da Saúde. 

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, o alerta laranja é preocupante visto que municípios vizinhos, a exemplo de Coaraci, Itajuípe, Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória, já se encontram sob alerta vermelho, o que pode aumentar a incidência em Itabuna para onde convergem centenas de pessoas diariamente. 

O Departamento de Vigilância em Saúde se reuniu com diretores da Média e Alta Complexidade, Regulação e Atenção Primária para traçar um plano de contingência contra a dengue. “Vamos também nos reunir com todos setores da Vigilância em Saúde para criar uma força tarefa de fiscalização”, informou.

O paciente que apresentar os sintomas característicos deve procurar um posto de saúde ou unidade para atendimento médico, onde o profissional solicitará o exame para constatação da dengue. O material é coletado no laboratório da Vigilância Epidemiológica no anexo ao antigo Sesp. Depois, é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador, para confirmação. 

OPERACIONAL

Na última semana, também foi ministrada uma capacitação dos Agentes Combate às Endemias (ACE) para a execução do Levantamento do Índice Amostral do Aedes aegypti (LIA), nova sigla que substitui o LIRAa. Agora, a coleta domiciliar de informações sobre focos, conta com outra metodologia, acontecerá semanalmente e em localidades em que há maior incidência de casos. 

O último LIRAa, realizado por semestre,  aconteceu em novembro do ano passado, tendo apontado melhora significativa com a atuação dos ACEs, com a redução dos índices de 8,2% para 3,4% no ano de 2021. 

 A Divisão de Endemias ressalta que é preciso sensibilização da população para que os Agentes Combate às Endemias possam atuar nos domicílios. Por isso, as comunidades e condomínios residenciais devem acolher os agentes, e ainda, atuarem na prevenção da proliferação do mosquito tampando e limpando ralos, caixas d’água e lixeiras e evitando o acúmulo de água em vasos de plantas, lixos e calhas, cobrindo piscinas, cisternas e reservatórios, além de outros cuidados. Para  denúncias pode ser acionado o Disk Dengue no telefone (73) 3612-8324 ou ainda no Instagram: @endemiasemfoco

Prazo para comunidade sugerir ações para a LDO 2023 termina amanhã


Termina às 23h59min desta quinta-feira, dia 14, o prazo para que a comunidade apresente sugestões e propostas sobre que tipo de serviço público gostaria de ver realizado em seu bairro e em toda a cidade no próximo ano. a participação dos cidadãos está sendo virtual em um link no site oficial da  Prefeitura de Itabuna que elabora a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

A participação online substituiu o processo de audiências públicas em função da pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos. A iniciativa de chamar a comunidade para ajudar na elaboração da LDO para o exercício fiscal de 2023, conta com a participação das secretarias municipais de Planejamento, Fazenda e Orçamento e de Governo.

No ano passado, por exemplo, entre as sugestões apontadas virtualmente por 119  pessoas que participaram por meio de um formulário online, uma delas indicava como prioridade, a reurbanização de ruas dos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro. Neste  mês de abril, as obras de infraestrutura já foram iniciadas pelo prefeito Augusto Castro (PSD) para beneficiar cerca de 40 mil pessoas dessas localidades e de áreas circunvizinhas.
 
O supervisor do Departamento Financeiro e Orçamentário da Secretaria de Fazenda e Orçamento, João Xavier Pereira Neto, reforçou a importância de a população participar do processo de elaboração da LDO.  

Segundo explicou, a coleta de sugestões contribui de forma decisiva para que os técnicos da Prefeitura elaborem  a lista de prioridades da Lei  a partir do interesse a quem os serviços públicos se destinam.

“A grande importância está sempre aliada aos anseios da sociedade”, reforça o supervisor. Ele  acrescenta que é em momento como este que os moradores podem elencar suas principais necessidades, além de dizer o que desejam que a Prefeitura execute no município. 
   
A atual Administração pretende consolidar essa interação popular para que o município possa executar obras, projetos e programas que atendam as necessidades prioritárias de cada bairro, já que há ações programáticas em execução visando o bem-estar das pessoas. 

Carteira para atendimento preferencial aos portadores de Fibromialgia

Portadores de Fibromialgia – doença caracterizada por dor muscular generalizada, acompanhada de fadiga e alterações do sono,  memória e  humor - terão atendimento preferencial garantido a partir do mês de maio, em Itabuna, mediante comprovação médica.
 
A norma, regulamentada por meio do Decreto de nº 2.550, de 12 de julho de 2021, ganha reforço com a emissão da carteira que identifica os portadores para que tenham direito ao atendimento preferencial nos diversos estabelecimentos comerciais, de serviços, públicos, etc. De acordo com o Decreto, o direito ao atendimento prioritário terá a mesma obrigatoriedade que já acontece com os idosos, gestantes e deficientes. 

A norma diz, textualmente: “Ficam os órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas obrigadas a dispensar, durante todo o horário do expediente, atendimento preferencial às pessoas portadoras de Fibromialgia”.

De acordo com a assistente social Pollyana Macêdo, do Departamento de Alta e Média Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela confecção das carteiras que serão disponibilizadas para os portadores da Fibromialgia. Segundo ela, pelo menos 80 pacientes já solicitaram sua carteirinha.

“O paciente deverá procurar atendimento no órgão emissor na Policlínica Municipal Dois de Julho, na Avenida Mário Padre, Góes Calmon. Ele deverá estar munido de RG, Cartão Nacional de Saúde, comprovante de residência, relatório médico e foto 3x4 para que possamos oficializar sua solicitação”, informa Pollyana Macêdo.

Prazo para comunidade sugerir ações para a LDO 2023 termina amanhã

Termina às 23h59min desta quinta-feira, dia 14, o prazo para que a comunidade apresente sugestões e propostas sobre que tipo de serviço público gostaria de ver realizado em seu bairro e em toda a cidade no próximo ano. a participação dos cidadãos está sendo virtual em um link no site oficial da  Prefeitura de Itabuna que elabora a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

A participação online substituiu o processo de audiências públicas em função da pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos. A iniciativa de chamar a comunidade para ajudar na elaboração da LDO para o exercício fiscal de 2023, conta com a participação das secretarias municipais de Planejamento, Fazenda e Orçamento e de Governo.

No ano passado, por exemplo, entre as sugestões apontadas virtualmente por 119  pessoas que participaram por meio de um formulário online, uma delas indicava como prioridade, a reurbanização de ruas dos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro. Neste  mês de abril, as obras de infraestrutura já foram iniciadas pelo prefeito Augusto Castro (PSD) para beneficiar cerca de 40 mil pessoas dessas localidades e de áreas circunvizinhas.
 
O supervisor do Departamento Financeiro e Orçamentário da Secretaria de Fazenda e Orçamento, João Xavier Pereira Neto, reforçou a importância de a população participar do processo de elaboração da LDO.  

Segundo explicou, a coleta de sugestões contribui de forma decisiva para que os técnicos da Prefeitura elaborem  a lista de prioridades da Lei  a partir do interesse a quem os serviços públicos se destinam.

“A grande importância está sempre aliada aos anseios da sociedade”, reforça o supervisor. Ele  acrescenta que é em momento como este que os moradores podem elencar suas principais necessidades, além de dizer o que desejam que a Prefeitura execute no município. 
atual Administração pretende consolidar essa interação popular para que o município possa executar obras, projetos e programas que atendam as necessidades prioritárias de cada bairro, já que há ações programáticas em execução visando o bem-estar das pessoas. 

Prefeitura avança na recuperação da malha viária Operação Tapa-Buracos 


A Prefeitura de Itabuna avança na recuperação da malha viária em diversos pontos da cidade. Nesta quarta-feira, dia 13, a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura executou terraplanagem nas zonas urbana e rural, que também têm recebido atenção especial, a exemplo da comunidade do Ribeirão Seco.

Nos últimos dias, a equipe da Operação Tapa-Buracos esteve atuando nos bairros Sarinha Alcântara, Vila Anália, Jardim Primavera, Mangabinha, Zildolândia, Nova Itabuna, Santo Antônio, Fátima, São Judas, além do centro da cidade e no acesso ao condomínio residencial Pedro Fontes. 

O Superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, lembra que importantes vias da cidade também passam por manutenção. Dentre elas, destacam-se as avenidas Amélia Amado, José Soares Pinheiro, Juca Leão e  Fernando Cordier, no centro, além das ruas Rui Barbosa, Ilhéus, Berilo e entorno do Jardim do Ó. 

Sousa Lino lembra que os serviços têm como foco corrigir imperfeições do asfalto e buracos causados pelo excesso de chuvas e peso de veículos de carga. “Estamos recuperando as vias para melhorar as condições de tráfego e a qualidade de vida do cidadão. Procuramos fazer um trabalho de qualidade para que os buracos não retornem quando chegar o período mais chuvoso”, disse.

Boletim Covid-19 

Itabuna chega ao terceiro dia com zero casos de Covid-19 

Pelo terceiro dia consecutivo, Itabuna não registra novos casos. O Boletim do Covid-19 divulgado nesta quarta-feira, dia 13, pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde também não há pacientes internados em leitos de UTI e Clínicos. 


Com dados referentes aos últimos sete dias, a cidade registra 00 paciente curado, 00 confirmado, sendo 00 caso ativo; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 08; óbitos confirmados 00 e 00 óbitos descartados, 00.

As atenções dos técnicos e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde se voltam para casos de dengue e de chikungunya por conta da proliferação do mosquito Aedes aegypti, apesar da intensa ação de combate aos focos. Ainda, para a vacinação contra Influenza (gripe) e tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. 

Ascom/Prefeitura de Itabuna

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Morre no Rio o jornalista Léo Batista

Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro, principalmente, do esporte, morre no Rio aos 92 anos O jornalista, apresenta...