Câmara de Ilhéus recebe Magrão, Campeão em duas categorias do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Região Nordeste
Nesta terça-feira, 12, a Câmara de Ilhéus recebeu o atleta Tercio Arruda, mais conhecido como “Magrão", que foi Campeão das categorias Master 3 peso pesado e Absoluto faixa preta - que abrange todas as categorias de peso - no Campeonato Brasileiro da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Desporto - Região Nordeste. O campeonato aconteceu em Feira de Santana, neste último fim de semana, e o atleta trouxe duas medalhas de ouro para Ilhéus.
O Campeonato contou com 713 atletas e foram disputadas lutas com e sem kimono "No Gi". “Ganhei o Peso Pesado e o Absoluto sem tomar nenhum ponto, em um Campeonato onde estavam vários atletas de ponta da Bahia. Quero agradecer o carinho e respeito que recebi de todos. E também a todos colaboradores que incentivam e sabem o sacrifício que é chegar em uma competição. Sou Grato a Deus e a todos que me auxiliaram a chegar nesse resultado”, declarou o atleta.
O Campeonato foi um preparatório para o Brasileirão da CBJJ, que acontece no começo de maio. Magrão está confiante, pois vem intensificando seus treinos para chegar em São Paulo e trazer mais esse título para Ilhéus.
Luciano de Cidra, também de Ilhéus e aluno do Mestre Magrão, foi Campeão no peso médio adulto roxa. E Demersom da Silva ficou com a medalha de prata na faixa roxa peso leve.
*Projeto de Lei “Jiu Jitsu nas Escolas”*
Durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária, o Mestre Magrão relembrou o Projeto de Lei de autoria do Presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes (PSD), que cria o programa “Jiu Jitsu nas Escolas”, onde obriga a inserção da modalidade na grade curricular nas escolas públicas municipais. O atleta agradeceu a todos os vereadores pela aprovação do Projeto e salientou a importância do esporte. “O jiu jitsu transforma e essa é uma luta antiga da categoria. Há muito tempo que nós temos lutado para mais crianças terem acesso ao esporte. Jiu jitsu é disciplina, respeito e essa Lei vem a ser uma grande oportunidade para o nosso município” declarou.
Dia do Jiu-Jitsu no Calendário oficial de Ilhéus
Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei, de autoria do Presidente da Casa Legislativa, o vereador Jerbson Moraes (PSD), que inclui no calendário oficial do município de Ilhéus o Dia do Jiu-Jitsu. A data comemorativa foi estabelecida para 14 de Novembro, em homenagem ao Mestre China, que mudou o cenário desse esporte em Ilhéus.
Segundo justifica o Projeto, a indicação do dia 14 de Novembro para ser comemorado o dia do Jiu-Jitsu deve-se ao mestre Emilio Carlos Da Silva Junior, conhecido como Mestre China, nascido no dia 14 de novembro de 1972, em Corumbá, Mato Grosso do Sul, considerado por muitas pessoas de descendência asiática, mas que é brasileiro nato, tendo descendência direta dos índios.
A história de China começou quando a sua insegurança e timidez o levou a fazer aulas de Jiu-Jitsu. Ao iniciar suas primeiras aulas, ele se apaixonou pela arte e decidiu se empenhar, chegou a ter que morar na academia em que trabalhava, dormindo no chão, recebendo o mínimo para pagar uma refeição por dia.
Emílio passou por Portugal, Rondônia e Rio de Janeiro - no Brasil, até que decidiu residir em Ilhéus, onde constituiu família e fez muitos amigos e alunos, atuando como professor de Jiu-Jitsu. O seu primeiro espaço foi no Clube Social de Ilhéus, depois se mudou para Academia Raiz, e por fim, levou o Jiu-Jitsu para Faculdade de Ilhéus iniciando o projeto de Jiu-Jitsu “Lutando para Viver”, com crianças. Ainda no Município de Ilhéus, Mestre China teve também a oportunidade de atuar como professor de defesa pessoal na Policia Federal.
Segundo o autor do Projeto, Jerbson Moraes, China permaneceu na cidade de Ilhéus por 6 anos, de 2008 a 2012, “tempo suficiente para mudar o cenário desse esporte no Município, além de se tornar um grade exemplo para todos que tiveram a oportunidade de ter o Jiu-Jitsu ensinado por ele”, declarou.
Durante a sua trajetória, China foi diretor de Arbitragem da Federação Esportiva de Jiu-Jitsu do Mato Grosso do Sul - BR 2013/2014, Referente CBJJ / IBJJF - 2010 -2013 -2014-2015-2018 e Graduado em faixa preta de 4o grau CBJJ e IBJJF desde 2016.
Palestrou em seminários de Jiu-Jitsu desde 2004, em várias cidades do Brasil, bem como em outros países, como, França e Portugal. Atuou como professor em diversas academias do Brasil, com ênfase em Porto Velho e em Ilhéus.
Ao longo da sua trajetória no esporte, Mestre China acumula mais de 25 títulos no Jiu-Jitsu, estando entre eles: 3• lugar no World pro UAEJJF (2016) no Master Black Belt 2/94 kg, 3• lugar no World pro UAEJJF (2019) no faixa preta Master 2/110 kg e Vice Campeão Europeu na faixa preta Master 3 categoria médio da ibjjf (2022).
Atualmente, Emilio reside nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai, onde já está há 8 anos, realizando seu sonho de viver do Jiu-Jitsu.
RUI CARVALHO AGORA É NOME DE RUA EM ILHEUS
Avenida Vereador Ruy Carvalho: nome de Rua sugerido pela vereadora Enilda Mendonça é aprovado na Câmara de Ilhéus
A Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou, durante Sessão Ordinária, nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei de autoria da vereadora Enilda Mendonça (PT) que denomina o nome Vereador Ruy Carvalho para uma rua localizada no bairro São Francisco, na zona sul de Ilhéus. A localidade não possuía nome oficial.
O Projeto foi apresentado pela vereadora à Casa Legislativa em fevereiro deste ano. A elaboração contou com apoio e pesquisa do ex vice-prefeito de Ilhéus e fotógrafo memoralista, José Nazal. Conforme o PL, a “Avenida Vereador Ruy Carvalho” ficará localizada no trecho compreendido entre a entrada da Rua Hawaí e a Rua das Oliveiras (paralela à Avenida Tancredo Neves).
Durante o seu expediente, Enilda Mendonça agradeceu o voto dos parlamentares, relembrando o legado de Dr. Ruy, médico e ex-vereador do município que faleceu em dezembro de 2021, aos 72 anos. “Dr. Ruy sempre teve a admiração por ser um médico que ouvia e acalentava as pessoas. Eu tinha em Dr. Ruy um amigo, conselheiro, um incentivador do meu mandato", disse a vereadora.
O PL agora segue para sanção do poder executivo.
Ascom/Ilhéus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável