terça-feira, 12 de abril de 2022

ITABUNA EM FOCO

Prefeitura intensifica a manutenção de áreas verdes de  praças no centro e nos bairros

A Prefeitura de Itabuna intensifica os serviços de manutenção de áreas verdes nas praças da cidade, com foco no centro e também nos bairros. O trabalho está sendo realizado pela equipe do Departamento de Limpeza Pública, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo. 

Na segunda-feira, dia 11, as praças Otávio Mangabeira e José Bastos (centro) e Pastor Hélio Lourenço, no Góes Calmon, passaram por serviços de roçagem.  

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, informa ainda que as áreas do Parque de Exposições Antônio Setenta e a Avenida Roberto Santos, no bairro Pedro Jerônimo, estão recebendo ações das equipes para a execução de serviços de poda de árvores.

“É a Prefeitura de Itabuna cumprindo a agenda de zeladoria da cidade e trabalhando pelo povo, atendendo a determinação do prefeito Augusto Castro. Nosso papel é manter a cidade limpa e organizada, mas para isso  necessitamos da cooperação da população”, comentou o diretor do Departamento de Limpeza Pública.

Comunidades carentes recebem 40 mil quilos de peixe para Ceia da Semana Santa


A entrega dos 40 mil quilos de peixe e do Kit da Semana Santa, distribuídos nesta terça-feira, dia 12, pela Prefeitura de Itabuna transcorreu num clima de maior tranquilidade, de forma dinâmica e rápida nos quatro pontos definidos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. A ação coordenada, contou com o envolvimento de equipes que foram preparadas especialmente para este momento.

Mais de 20 mil famílias foram beneficiadas. Cada uma recebeu um voucher que dava direito a cerca de dois quilos de peixe do tipo corvina, além do kit com arroz, leite de coco, dendê e uma caixa de chocolates. 

Moradora do Bairro Santo Antônio, Sandra Teixeira Arruda, 36 anos e mãe de sete filhos, com idade entre 2 e 20 anos, conta que se não fosse a doação da Prefeitura a Semana Santa de sua família seria sem o tradicional peixe. “Tenho uma família muito grande. Por isso, não tinha condições de comprar o peixe e demais alimentos”, declarou.

Já Raimunda Santos Barbosa, 56 anos, também moradora do Santo Antônio, passou logo cedo no Grapiúna Tênis Clube para receber o kit. “Agradeço ao prefeito Augusto Castro e à secretária Andréa Castro por essa doação maravilhosa. Aproveito para parabenizar os funcionários do CRAS, foi tudo muito organizado”, disse. 

A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro, lembrou a importância de programas como este que estão sendo executados para minimizar o sofrimento de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, agravada pelo desemprego e a pandemia do Covid.

“Itabuna tem uma população carente que é muito grande. Enquanto governo, com preocupação social, estamos fazendo a assistência por meio de programas importantes como Comida na Mesa. O prefeito Augusto Castro autorizou a compra dos 40 mil quilos de peixe com o Kit da Semana Santa, para que esse alimento chegasse justamente nas mãos de quem realmente precisa”, concluiu.

Curso de capacitação veicular para condutores da GCM

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), promoveu na segunda-feira, dia 11, o curso de qualificação veicular para motoristas da Guarda Civil Municipal (GCM), abordando o tema Legislação de Trânsito visando evitar maior incidência de multas . O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Comendador Firmino Alves, nº 110, na Beira-Rio.

Motoristas do Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), Patrulha Guardiã Maria da Penha  e da Diretoria da Defesa Civil, que integram a Sesop, além de servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) participam da capacitação.

Normas e informações acerca do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cuidados no trânsito, dentre outros temas foram também abordados pelo instrutor Gilson Nascimento, especialista em trânsito e mobilidade, perito em acidentes de trânsito e ex-coordenador da 5ª Ciretran em Itabuna.

“Observamos que entre 2021/2022 foram aplicadas cerca de 130 multas somente a motoristas da Guarda Civil Municipal, causando um prejuízo a Prefeitura de cerca de R$ 32 mil  que, aliás poderiam ser evitadas pela simples apresentação dos infratores e defesa técnica. Diante disso, estamos instruindo os servidores para que adotem uma postura e conhecimento técnico para que elas sejam evitadas, afirmou o titular da Sesop, Delegado Humberto Mattos.

De acordo com o instrutor Gilson Nascimento, a capacitação vai agregar conhecimento para os motoristas no exercício da função. “O objetivo geral foi alertar os motoristas e cobrar uma postura responsável, lembrando que naquelas multas fora da atividade, será chamado à responsabilidade, mas terão direito a apresentar defesa. Não sendo, será responsabilizado pela multa”,  acrescentou.

“O prefeito Augusto Castro está preocupado com índice de infração e acidentes. Por isso, vem promovendo em todas as secretarias esse tipo de capacitação. Agora, foi a vez da Guarda Civil Municipal, uma particularidade a mais porque, além da direção da viatura também tem que dar apoio aos companheiros, ter atenção ao trânsito e a segurança de todos”, destacou. 

O coordenador do Núcleo Educacional da Guarda Civil Municipal, inspetor Valdir Francisco, destaca a melhoria da atividade. “Esse curso se estenderá para todas as secretarias municipais como capacitação ao conjunto dos servidores. O projeto é que tenhamos um grupo de profissionais qualificados para  guiar as viaturas, com cursos para condutores de veículos de emergência ou veículos de duas rodas”, afirmou.

Prefeitura de Itabuna faz entrega de 40 mil quilos de peixe e outros kits da Semana Santa para famílias em vulnerabilidade social
A Prefitura eUm misto de gratidão e satisfação marcou a entrga d 40 mil qui

los de peixe tipo corvina, além d um kit contendo arroz, eite de coco, dendê e uma caixa comombons de choolate para quase 20 mil famílias inscritas no CA

DÚnico e incluídas no Auxílio Brasil do Governo Federal.  ação faz pare do programa Comida na Msa desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.
A diarista Raimunda Soares Lopes, moradora do Bairro Corbiniano Freire, não continha a alegria de receber o kit com seu peixe e os demais itens, afirmando que a sua ceia da Sexta-Feira Santa será toda especial. “Só tenho que agradecer a essa entrega da Prefeitura e ao prefeito Augusto Castro, que vai garantir uma mesa farta na minha casa e também da minha filha, que recebeu um peixe de mais de dois quilos”, comemorou.

Para o prefeito Augusto Castro esse tipo de ação desenvolvida pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, em um momento de crise econômica e desemprego em alta, ajuda a levar dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade e proporciona a confraternização em família em uma das datas mais importantes do calendário católico. 

“Desde o começo de nossa gestão temos uma preocupação em oferecer o melhor para todos e todas de nossa cidade. Porém, temos um olhar especial para aquelas pessoas que mais precisam, e ter uma mesa farta na Páscoa para a gente que realmente necessita e ver o brilho no olhar de cada mãe e pai de família me alegra e alegra a todos”, expressou o prefeito Augusto Castro.

Hospital de Base promove Campanha Abril pela Segurança do Paciente 

Sensibilizar profissionais de saúde, familiares, pacientes e acompanhantes no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, visando promover a conscientização geral em prol das pessoas hospitalizadas naquela unidade de saúde. Este é o foco da Campanha Abril Pela Segurança do Paciente, cuja programação se estenderá até o próximo dia 29.

Realizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital, a Campanha traz como tema “O Autocuidado e a Participação do Acompanhante na Promoção da Segurança do Paciente no Contexto Hospitalar”. Desde o início da programação, no dia 4, estão sendo realizados treinamentos, pit-stop e minicursos com a participação de profissionais de saúde, familiares e acompanhantes, bem como estudantes universitários.

O responsável pelo NSP do Hospital de Base, Eduardo Oliveira, ressalta que a segurança do paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado, tendo em vista que os incidentes no contexto hospitalar representam uma elevada morbidade e mortalidade em todo o mundo. Ele acrescenta que  tem como definição a redução a um mínimo aceitável de risco desnecessário associado ao cuidado de saúde.

“Por este motivo, estamos intensificando nossas ações neste mês que é marcado pelo lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente, objetivando promover a conscientização geral”, argumentou. De acordo com Eduardo, a programação será encerrada no próximo dia 29 com o Seminário Integrador.
A presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Fernanda Ludgero, considera estratégicas as ações do NSP para a minimização de eventos adversos evitáveis na assistência à saúde e tratamento aos pacientes. “A implantação deste núcleo no Hospital de Base garante o monitoramento dos tratamentos e reduz riscos de infecções secundárias, diminuindo o tempo de hospitalização do paciente”, salientou.
________________________________ Itabuna intensifica os serviços de manode áreas verdes nas praças da cidade, com foco no centro e O
O uso de focinheira em  cães nas vias públicas será avaliada

O tráfego ou passeio de cães de pequeno, médio e grande porte, acompanhados dos seus proprietários ou responsáveis nas vias e logradouros públicos do município de Itabuna somente é permitido se os mesmos estiverem usando focinheira e coleira. Tal obrigatoriedade está prevista no artigo 170 do Código de Posturas do Município, de acordo com a Lei nº 1.908, de 16 de junho de 2003.

No entanto, o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Humberto Matos, pontua que a   determinação não condiz com a realidade social.  “ Nos dias atuais não há como dar o mesmo tratamento a animais de diferentes raças. Não se pode,  por exemplo, exigir que um cachorro da raça Pinscher andem com focinheira e  coleira.

ASCOM/PMI
 
Ele disse ainda que a norma será readequada e situações em que o animal estiver sem o acessório serão  analisadas em cada caso. “Não vamos interpretar o Artigo 170 de forma fria ou literal”, esclarece.
 
Humberto Mattos explicou que a  norma pretendia punir quem expõe a integridade física das pessoas ao trafegar com um animal violento e sem a devida segurança. O secretário ressalta que  as normas se compõem de eficácias jurídicas e sociais; uma abstrata, que está na Lei e a outra social, que tem potencialidade para ser aplicada em situação concreta. “ Nesse caso, não há eficácia da norma do artigo 170, pois não corresponde a isso”, afirma.

Asvom/Prefeitura de Itabuna nos bairros. O trabe Limpeza Pública, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo. 

Na segunda-feira, dia 11, as praças Otávio Mangabeira e José Bastos (centro) e Pastor Hélio Lourenço, no Góes Calm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Trump promete reduzir impostos e inflação e anular tolices de Biden

Novo presidente dos EUA reiterou seus compromissos durante comício Donald Trump durante seu discurso neste domingo (19), véspera de sua poss...