sábado, 5 de março de 2022

ITABUNA EM FOCO: :Prefeitura lança Campanha IPTU 2022 com novidades que beneficiam os contribuintes

Pague seu IPTU,  para uma cidade cada veza mais, mais bonita! 
Lançada Campanha do IPTU 2022 com novidades que beneficiam os contribuintes 

A Prefeitura de Itabuna lança a Campanha do Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU 2022 com novidades que trarão benefícios diretos aos contribuintes. Uma das mudanças é a isenção do pagamento para contribuintes que se enquadrem no perfil pagante de até R$ 150,00.

Com a medida, definida pelo prefeito Augusto Castro (PSD), cerca de mais de 46 mil famílias estarão isentas, sendo beneficiadas por se enquadrar no perfil de isenção tributária adotada pelo município durante a reforma do Código Tributário Municipal ano passado.

Outra novidade, foi a ampliação do desconto e também do prazo para pagamento do IPTU em Cota Única. A partir do atual exercício fiscal, haverá 20% de desconto para contribuintes que estão em dia  (adimplentes) com o município. 

Aqueles que têm dívida terão 10% de desconto caso opte pelo pagamento de uma única vez. Além disso, a data para pagamento da Cota Única nas duas condições foi estendida para 29 de abril e ainda existe a possibilidade de parcelamento em até 9 (nove) vezes, sem desconto.

Segundo Antônio Marcos Santos, Supervisor do Setor de Tributos, os boletos serão disponibilizados até o final do mês de março com entrega domiciliar via Correio e também poderão ser baixados diretamente no site oficial da Prefeitura de Itabuna na Internet (www.itabuna.ba.gov.br). 

Atraso de adultos para a dose de reforço preocupa a Secretaria de Saúde
 

Embora Itabuna tenha atingido a marca de 93,15% da população adulta imunizada com a 1ª dose da vacina contra o Covid-19, o momento tem sido de preocupação para a Secretaria Municipal de Saúde. O motivo: essas pessoas não estão completando o esquema vacinal com a segunda e terceira dose de reforço. 

“A população adulta está com um déficit muito grande. O atraso dessas pessoas tem ultrapassado 90 dias”, informa a Camila Brito, coordenadora da Rede de Frio, do Departamento de Vigilância em Saúde. Itabuna tem uma população adulta estimada em 163.208 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desse total, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 152.029 pessoas haviam sido imunizadas com a 1ª dose da vacina contra o Covid-19, até o dia 25 de fevereiro, o que representa 93,15% do público-alvo. Quando se fala na 2ª dose, apenas 128.984 pessoas haviam sido imunizadas, o que corresponde a 79% da população adulta.

Em relação à terceira dose, ainda segundo dados da Rede de Frio, apenas 43.531 adultos haviam sido vacinados até 25 de fevereiro, o que representa 26,6% do público-alvo em questão. “A vacinação é a principal estratégia para frear a doença, evitando não só os casos graves, mas também as mortes. É preciso que as pessoas que estão em falta com a dose de reforço se conscientizem da importância da conclusão do esquema vacinal”, reforçou a enfermeira Camila Brito.

Ainda segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, a situação também não está confortável quando se pensa nos adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, e no público infantil com idade vacinal de 5 a 11 anos. A população de adolescentes no município é de 20.954  pessoas, segundo o IBGE. Desse total, apenas 12.857 adolescentes (61,35%) foram vacinados com a 1ª dose, e 8.332 mil (39,7%) com a segunda dose.

Já em relação ao público infantil, que segundo o IBGE são 18.991 crianças na cidade, apenas 4.727 haviam sido imunizadas, o que corresponde a 24,8% deste público-alvo. “Infelizmente até o momento a cobertura vacinal nas crianças está gritante, não conseguimos atingir 25%”, lamentou a coordenadora da Rede de Frio, a enfermeira Camila Brito que pede a colaboração de pais e tutores para que os números da vacinação desse público sejam ampliados.

Secretaria Municipal de Saúde faz ação especial para vacinação da 2ª dose neste sábado


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, vai realizar ação especial neste sábado, dia 5, das 9 às 13 horas para a vacinação contra Covid-19. Será no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto - antigo F-SESP, no Centro de Itabuna, ao lado da UniFTC.

A vacinação de segunda dose é voltada para aquelas pessoas que estão em atraso para vacinas da Coronavac, Pfizer e Oxford. Bem como, para a terceira dose de pessoas que completaram 4 meses desde a segunda dose da Janssen, Oxford e Pfizer.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

“Há um déficit muito grande entre a população adulta. O atraso tem ultrapassado  90 dias”, segundo informa Camila Brito, coordenadora da Rede de Frio, do Departamento de Vigilância em Saúde. Itabuna tem uma população adulta estimada em 163.208 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que pessoas adultas e pais ou tutores de crianças e adolescentes procurem as Unidades Básicas e de Saúde da Família para atualizar o calendário vacinal, particularmente com a 2ª e 3ª doses.

“A vacinação é a principal estratégia para frear a doença, evitando não só os casos graves, mas também as mortes. É preciso que as pessoas que estão em falta com a dose de reforço se conscientizem da importância da conclusão do esquema vacinal”, reforçou a enfermeira Camila Brito, coordenadora da Rede de Frio.

Secretaria Municipal da Educação vistoria as escolas que passam por reforma 
 

O Departamento de Infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação (Seduc), vistoriou as oito escolas que estão passando por reformas na quinta e sexta-feira, dias 4 e 5.  Dentre elas,  o Grupo Escolar Professor Everaldo  Cardoso, no  São Caetano, Escola  Maria Pinheiro, no Alto da Conquista, IMEAM,   no Alto Maron, Pedro Lemos, no Lomanto, João Mangabinha Filho, no Mangabinha, e a Creche Pequeno Aprendiz, no Bairro Fonseca. 

Pelo cronograma da Seduc, na próxima quarta-feira, dia 9, serão entregues às escolas João Alves Araújo, no Nova  Califórnia, Florípedes Menezes, em Nova Ferradas, Novo Horizonte, localizada no bairro do mesmo  nome, além da creche Elzo Pinho, na Bananeira. 

Segundo a secretária municipal da Educação, Janaína Araújo, a partir da semana  que vem  serão determinadas quais unidades  serão abertas. Ela falou ainda sobre a existência de  um cronograma que prevê todas as escolas  requalificadas até junho. 

O município retornou às aulas no dia 23 de fevereiro,  com a maioria das escolas na modalidade  não presencial e 13 na modalidade presencial. “Estamos seguindo os protocolos de biossegurança com base na cartilha que recebemos do estado e adequações determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou Janaína  Araújo. 

Com relação à matrícula para o ano letivo, a secretária disse que foi  observada uma queda  no número de alunos. “Tivemos uma baixa neste ano. Os estudantes passaram muito tempo em casa, o que  gerou  uma zona de risco. Mas  vamos desenvolver um  trabalho de busca ativa desses alunos”, declarou. 

No ano passado, o município matriculou 19.265 alunos.  Neste ano, existe um déficit de 1,8 mil estudantes. “Foi uma queda geral  e a Covid-19 influenciou”, destacou. “Tivemos informações de que também houve baixas na rede estadual. A gente tem percebido que isto não  tem sido apenas na rede municipal, mas afeta alunos de maneira geral”, acrescentou.

De acordo com a legislação, os municípios devem efetivar matrículas até 50 dias após data de início do ano letivo. Só depois desse período que, no caso de Itabuna começou em 23 de fevereiro, se saberá o total de alunos matriculados. 

Boletim Covid-19 


A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje o Boletim do Covid-19 com dados referentes aos últimos sete dias. Por problemas técnicos, o acesso ao sistema e-SUS não tem permitido baixar dados acumulados desde o dia 17 de fevereiro. Gestões estão sendo feitas junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia para a correção. 

Itabuna registra 72  pacientes curados, 203 confirmados, sendo 131 casos ativos; leitos em UTI ocupados 15; leitos de UTI disponíveis 07; internados em leitos clínicos 31; leitos clínicos disponíveis, 05, óbitos confirmados 00 e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Diante da circulação da variante Ômicron, continue adotando medidas preventivas para evitar a contaminação. Use máscara.

Ascom/Prefeitura de Itabuna (04.03.2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura apóia a realização da 20ª. edição do Mutirão do Diabetes

“Desde o início da primeira gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), a Secretaria Municipal de Saúde apoia o Mutirão do Diabetes. A cada ano...