quarta-feira, 2 de março de 2022

Brasil apoia resolução da ONU contra a guerra, mas acha o texto insuficiente e pede mais

 Para Ronaldo Costa Filho, a resolução da ONU ‘não vai longe suficiente’, mas pede diálogo e compromisso para a negociação de paz

Representante do Brasil na ONU, embaixador Ronaldo Costa Filho. Foto: UN/Youtube
Do - Diário do Poder - O Brasil votou a favor da resolução aprovada pela Assembleia das Nações Unidas (ONU), nesta quarta-feira (2).

A resolução condena a invasão da Rússia contra a Ucrânia, e propõe o cessar fogo como o primeiro passo para pôr fim às hostilidades, mas para o representante brasileiro na ONU, embaixador Ronaldo Costa Filho, a resolução “não vai longe suficiente”, como disse hoje no seu discurso no plenário das Nações Unidas.

“Interromper as hostilidades é apenas o primeiro passo para a paz sustentável”, disse Costa Filho.

“A paz precisa mais do que o silêncio das armas e a retirada de tropas”. Veja o discurso do embaixador brasileiro na ONU, em inglês, no vídeo abaixo.

Ele também criticou a menção, na resolução aprovada, a forças militares.

– “Não é construtivo, neste momento repleto de perigo, comentar acerca de medidas militares de poderes nucleares, seja a Rússia ou os membros da OTAN”.

Ronaldo Costa Filho pediu que as partes envolvidas cheguem a uma resolução pacífica e destacou a importância do diálogo e da flexibilidade para se atingir a paz.

“Soluções duradouras só podem ser atingidas na mesa de negociações através do diálogo”, destacou.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Cacauicultores protestam no Porto de Ilhéus contra importação de cacau africano

CACAUICULTORES CLAMAM POR BOM SENSO DO GOVERNO LULA. Produtores de cacau do sul e baixo-sul da Bahia realizaram um protesto no Porto de Ilhé...