O prefeito Augusto Castro (PSD) inaugurou na manhã desta sexta-feira, 21, a Central de Triagem da Coleta Seletiva em cerimônia contando com a participação dos 161 Agentes Ambientais de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna e representantes de órgãos e empresas parceiras como Defensoria Pública da Bahia (4ª Regional), Ministério Público do Trabalho (5ª Região), CVR Costa do Cacau e Biosanear.
Na oportunidade, ele destacou a importância desses agentes ambientais desenvolverem competências empreendedoras. “É muito comum as pessoas se acomodarem na sua atividade. Mas, agora nesse novo formato de trabalho, todos precisarão inovar porque serão responsáveis pelo próprio futuro”, afirmou.
Durante o evento, o prefeito Augusto Castro homenageou empresas parceiras com o Selo Verde Amigo do Catador e da Coleta Seletiva. Tais empresas se destacaram por apoiar ações que contribuem para a proteção do meio ambiente, bem como para o incentivo da coleta seletiva.
Foram agraciadas a Certificação do Selo Verde: O Boticário - Eros Perfumarias e Cosméticos Ltda., Defensoria Pública do Estado da Bahia/4ª Região, Ministério Público do Trabalho na Bahia/ 5ª Região, Biosanear Tecnologia Ltda., CVR Costa do Caca e Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O gerente comercial e administrativo da CVR Costa do Cacau, Maurício Sena, lembra que desde o primeiro momento a empresa esteve presente neste projeto da Prefeitura de Itabuna numa parceria eficaz. “Foi motivo de muita satisfação esse reconhecimento”, afirmou.
“Fizemos a nossa parte. Mas, de agora em diante será preciso o engajamento da população, um movimento maior com o a participação das empresas e da sociedade para que os resíduos sejam separados de forma adequada e destinados para a associação para que ela faça a receita necessária à manutenção dos agentes ambientais e se mantenha,” concluiu Sena.
A Prefeitura de Itabuna pediu esta semana à Caixa Econômica Federal (CEF) a inclusão de mais áreas da cidade atingidas pelas enchentes do Rio Cachoeira e as fortes chuvas do final de dezembro para a concessão do FGTS Calamidade. A informação foi dada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) a apresentadora do Programa Interativa Agora, Silmara Sousa, ao responder questionamentos dos ouvintes da emissora.
O prefeito de Itabuna disse que a instituição financeira está pagando o FGTS de pessoas de áreas incluídas numa listagem apresentada na primeira fase. Por meio da Portaria nº 3.345/2021, de 27 de dezembro, o município de Itabuna teve seu reconhecimento de Situação de Emergência reconhecido pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, possibilitando sua habilitação pela Caixa Econômica Federal para o saque do FGTS Calamidade.
“A partir desta sexta-feira, dia 20, pedimos a inclusão dos bairros Alto dos Canecos, Alto Mirante, Banco Raso, Centro, Centro Comercial, Conceição, Corbiniano Freire, Fátima, Ferradas, Jaçanã e Novo Jaçanã, Jardim Vitória, João Soares, Jorge Amado, Lomanto, Mangabinha, Maria Matos (Rua de Palha), Monte Cristo, Antique, Morumbi, Mutuns, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Nova Ferradas, Nova Itabuna. Ainda, Nova Mangabinha, Novo Lomanto, Odilon, Parque Verde, Vila da Paz, São Pedro, São Roque, Sarinha Alcântara, Sinval Palmeira, Urbis IV, Vila Zara e Vila Anália”, citou o prefeito Augusto Castro.
Ao reafirmar que servidor público é prioridade, o prefeito disse que pagou salários em dia durante o ano passado. “Na Prefeitura temos calendário com vencimentos dia 30. Mas conseguimos antecipar
salários o ano todo. Pedi aos secretários para informar a Secretaria de Governo quais servidores tiveram as suas casas destruídas. Inicialmente, recebi uma relação de quase 400 servidores atingidos pelas enchentes. Vamos liberar o FGTS e ajudá-los por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza”, afirmou.
O prefeito Augusto Castro informou que o município acumula ao longo dos últimos 30 anos dívida com o FGTS de mais de R$ 104 milhões. Há um valor retido na Caixa para ser a conta individualizada, mas a Prefeitura tem a dívida. “Estamos promovendo a regularização para que o servidor que tenha saldo, a partir da certidão negativa que o município terá direito, possa individualizar as contas. Serão mais recursos para os servidores”, declarou.
“Pedi a Superintendência da Caixa para que os servidores que tiveram problemas com as enchentes façam o saque do FGTS Calamidade”, acrescentou o prefeito.
A Prefeitura de Itabuna e Banco do Brasil atualizaram nesta sexta-feira, dia 21, o saldo da conta corrente Defesa Civil Municipal n°131.740-7 agência 0070-1, PIX n° 14147490000168, de titularidade do Município de Itabuna. Até às 14:08:07 do dia 21/01/2022 é de R$ 2.703.357,75 (Dois milhões, setecentos e três mil, trezentos e cinquenta e sete reais e setenta e cinco centavos).
Os valores foram arrecadados por meio de doações feitas por milhares de voluntários de diversas regiões do Brasil e do exterior através de depósitos ou via Pix. O recurso financeiro será utilizado para ajudar as famílias que perderam tudo nas enchentes do final de dezembro do ano passado.
A atualização é realizada, diariamente, como forma de transparência da gestão do prefeito Augusto Castro ( PSD) com a comunidade, que tem ajudado voluntariamente a população desabrigada.
A gestão municipal ressalta que o saldo informado, mediante ofício da gerência da instituição financeira, pode sofrer alterações ao longo dia e compreende todos os valores recebidos do dia 25 de dezembro até a presente data. Além disso, a referida conta-corrente não tem movimentação alguma neste período.
Secretária de Saúde agradece a Prefeitura de Salvador “Esses veículos vão permitir a ampliação da nossa frota do Samu192 e melhorar o acesso para algumas localidades de Itabuna”, disse a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, nesta sexta-feira, 21, depois de o município ter sido contemplados com quatro ambulâncias cedidas na pela Prefeitura de Salvador.
Os veículos vieram equipados com tração 4x4 e são adaptados para o uso em áreas de difícil acesso, inclusive alagadas. “ A `Prefeitura de Itabuna e secretaria municipal de Saúde, agradecem ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, e ao secretário de Saúde da capital, Léo Prates, pela doação. Estamos imensamente felizes” comemora a secretária Lívia Mendes Aguiar.
A solenidade para a cessão dos veículos aconteceu na quarta-feira passada no Palácio Thomé de Souza, em Salvador, quando a secretária Lívia Mendes Aguiar representou o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD). Na oportunidade, o prefeito Bruno Reis expressou a generosidade do povo e das autoridades soteropolitanas com a dor e o sofrimento das populações das cidades afetadas pelas enchentes dos rios e as chuvas do final de dezembro do ano passado.
Além de Itabuna, receberam as ambulâncias do Samu-192, Eunápolis e Itamaraju, no Extremo- sul, e Itambé, no Sudoeste da Bahia. “Vamos conseguir ajudar esses municípios afetados pelas chuvas, e garantir uma assistência de urgência e emergência qualificada”, afirmou Léo Prates, secretário municipal de Saúde de Salvador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável