sexta-feira, 22 de outubro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Maternidade da Mãe Pobre será reaberta

A  Maternidade da Mãe Pobre com outra cara 
Prefeito Augusto Castro anuncia a reabertura da Maternidade da Mãe Pobre

Prefeito Augusto Castro fala da importância da Maternidade 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 22, a contratualização com o Instituto de Gestão Aplicada (I.G.A) para a compra de serviços pediátricos e obstétricos com a Maternidade da Mãe Pobre, situada no Loteamento Nossa Senhora das Graças. “A saúde não dá para esperar. Esta Maternidade funcionou durante muitos anos, um equipamento importante que serviu às mães carentes para dar à luz. E vai voltar a atender a população”, disse.


Vice-prefeito, Ederson Guinho
Augusto lembrou que a atual Administração municipal encontrou equipamentos importantes da área da Saúde sem manutenção, investimento e obras. “A saúde estava com muitas dificuldades. Mas, conseguimos contratar o Hospital Manoel Novaes para partos, atendimentos de urgência e emergência na pediatria e obstetrícia de alto risco e funcionamento 24 horas como portas abertas, o que foi um avanço”, sintetizou.


O prefeito também falou sobre os investimentos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, unidade de urgência e emergência “portas abertas” para toda a região, atendendo cerca de 120 municípios e praticamente grande parte do estado, com mais de 200 leitos. “Estamos elaborando projetos para duplicar os atendimentos em parceria com os governos federal e estadual”, disse.

Para o Chefe do Executivo itabunense  é importante ter uma rede funcionando no setor público e fortalecimento do setor privado pelo aumento da oferta de serviços. “Neste ano, tivemos dificuldades com a pediatria e obstetrícia e nas tratativas com a direção da Maternidade. No momento certo chegamos a esta felicidade de encontrar instituto com credibilidade. Aqui foi feito o diálogo pensando no bem da população da cidade”, afirmou.

“Buscamos alternativas para manter a Maternidade da Mãe Pobre funcionando. Quero saudar os funcionários, que durante muitos anos aqui atuaram. Com o apoio da Prefeitura, vamos manter esta instituição ‘portas abertas’ para atender Itabuna e a população regional. É verdade que temos um projeto da Maternidade Municipal que vamos inaugurar no nosso governo. Também vamos ter o Cemepi na pediatria. Quero agradecer o deputado federal Paulo Magalhães que destinou emenda de R$ 600 mil para as obras de requalificação do Cemepi”, lembrou Castro.

O prefeito de Itabuna disse ainda que o projeto da Secretaria Municipal de Saúde é ter três hospitais atendendo pediatria e obstetrícia, “porque fazer saúde é ter boas parcerias com os governos federal e estadual e estamos fazendo isso. “Vamos abrir a Maternidade da Mãe Pobre, humanizar o atendimento. Para isso, estamos assinando o contrato de gestão e no dia 23 de novembro iremos inaugurar. Até lá, haverá reparos no imóvel e contratação das equipes médicas, de enfermagem e outros profissionais da área”, concluiu.

O ato contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, do Líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Manoel Porfírio (PT), do gerente-geral da Maternidade  da Mãe Pobre, Alex Borba,  da diretora Assistencial e Cooperativa, Érica Oliveira e do presidente do Instituto de Gestão Aplicada, Carlos Alberto do Espírito Santos,  vereadores, secretários municipais e da imprensa regional.

Prefeito vistoria equipamentos
Reabertura é festejada

O fato de o Hospital Maternidade Mãe Pobre voltar a atender às gestantes e à pediatria de Itabuna e região, a partir do dia 23 de novembro, foi festejado. O anúncio de reabertura da unidade hospital materno-infantil feito na manhã desta sexta-feira, dia 22, pelo prefeito Augusto Castro (PSD)  durante uma vistoria às instalações, com representantes do Instituto de Gestão Aplicada (IGA), foi saudado pelo vice-prefeito Enderson Guinho (DEM).

Para o prefeito Augusto Castro, a vistoria representa a manifestação de intenções em reabrir a Maternidade Mãe Pobre, através da contratualização dos serviços de saúde e o começo de uma nova fase que será marcada pela oferta de serviços de qualidade.

“Trabalhamos dia e noite pensando em uma alternativa para manter essa unidade funcionando. Hoje é um momento de muita felicidade poder contratar os serviços dessa maternidade que é tão importante para a nossa cidade”, disse.

Secretária da saude
A maternidade funcionará 100% SUS e 24 horas, com toda a capacidade de atendimento ampliada e, o mais importante: serviço humanizado. Para o prefeito Augusto Castro, “fazer saúde é ter sensibilidade, é fazer boas parcerias e nós estamos trabalhando para isso”, tendo citado como exemplo, os importantes equipamentos que o município conta como no Hospital de Base que tem cerca de 200 leitos portas abertas e o Hospital Manoel Novaes para o atendimento de gestantes e crianças, sendo referência na média e alta complexidade.


Já o vice-prefeito Enderson Guinho, que também é Secretário de Esportes e Lazer, lembrou que em 10 meses de governo, Itabuna está registrando avanços significativos na área da saúde. “Me sinto lisonjeado em fazer parte desta Administração. O Hospital Manoel Novaes voltou a ser 'portas abertas', os postos de saúde estão sendo reformados  e agora a reabertura da Maternidade Mãe Pobre”, ressaltou.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes  Aguiar, fez questão de destacar que a reativação da Maternidade Mãe representa a concretização de um sonho do prefeito Augusto Castro. “Ele sempre sinalizou o desejo de voltar a oferecer alternativas de atendimento ‘portas abertas’ para as gestantes de Itabuna e de 22 municípios da microrregião. Nossa meta é oferecer aqui um atendimento de qualidade e de forma humanizada”, afiançou.

O diretor do Instituto de Gestão Aplicada (IGA), Carlos Alberto Espírito Santo, adiantou que algumas adequações estão sendo feitas na estrutura da Maternidade. “Nossa prioridade é a qualidade do serviço prestado à população, um atendimento humanizado. E, já estamos trabalhando para isso, avaliando toda estrutura física e material humano que prestará um serviço de excelência na Maternidade Mãe Pobre”, finalizou.
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebe mais um trator e faz prestação de contas
Prefeito fala aos agricultores

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente fez  a primeira prestação de contas para a população de Itabuna, em especial aos agricultores da agricultura familiar, nesta sexta-feira, dia  22. Segundo o secretário Moacir Smith  Lima, o objetivo foi demonstrar as despesas e investimentos realizados nos 10 primeiros meses da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).


Durante o encontro, na sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nos fundos do DNIT, no São Caetano, o prefeito Augusto Castro agradeceu ao deputado federal Paulo Magalhães (PSD/BA) pela destinação de mais um trator com implementos agrícolas. No seu pronunciamento, destacou a importância do evento e o trabalho  de assistência à agricultura familiar que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando.

“O Brasil precisa se fortalecer, pois, estamos vivendo um momento muito difícil no país e a agricultura é fundamental para a economia. É o agronegócio que segura a economia e são vocês agricultores que produzem e levam o alimento para a mesa de cada um de nós” afirmou Augusto Castro.

Na prestação de contas, o secretário Moacir Smith Lima apontou o recadastramento dos agricultores familiares do município para sua participação no PAA, acordo de cooperação técnica com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), doação de 360 kg de sementes de milho aos agricultores e regularização documental das 19 associações rurais.

Também a parceria com o Banco do Brasil em busca de financiamento para os produtores rurais, capacitação dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em piscicultura com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), reorganização da Feira do Produtor e aquisição de barracas para inserir novos feirantes com o suporte da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) e reabertura da Feira Orgânica em parceria com a Câmara de Vereadores.

“Recebemos cartão verde  do prefeito Augusto Castro para que sigamos neste caminho que é do progresso e da valorização do homem no campo e, em especial da mulher, que pela primeira vez na região de Itabuna terá um curso sobre câncer de mama oferecido pela Secretaria de Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) da Bahia através de pedido da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA),” atestou, Moacir Smith Lima.  

Também prestigiaram o evento, secretários municipais, agricultores, o presidente da Câmara Municipal, Erasmo Ávila (PSD), os vereadores Israel Cardoso (PTC) e Wilmaci Oliveira (PC do B), que externou um agradecimento ao prefeito e destacou a relevância do evento.

“Este momento é importante, porque percebemos a capilaridade desse governo, o conjunto de ações que está fazendo, levantando uma área que historicamente era renegada. A agricultura e a área rural estão tendo o reconhecimento de sua importância. A agricultura familiar é responsável por quase 70% da alimentação do nosso povo, precisamos fortalecer esse setor”, destacou a vereadora Wilmaci.
Decreto autoriza eventos com até 1.500 pessoas 
Diante do avanço da vacinação contra o Covid 19 e a redução nos números de casos, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), publicou nesta tarde de sexta-feira, dia 22, o Decreto nº 14.712 que altera o Decreto nº 14.680, de 1º de outubro que autorizou eventos e atividades com a presença de público. Agora, com até 1.500 pessoas estão permitidos espetáculos e similares em logradouros públicos ou privados. Também a venda de ingressos, desde que cumpridas às normas sanitárias.

Ainda estão autorizados nos espaços urbanos como rurais, circos, parques de exposições, passeatas e afins, desde que haja o cumprimento integral dos protocolos de segurança e saúde, principalmente o uso de máscara de proteção e distanciamento social, devendo prevalecer até decisão posterior. Os demais itens do Decreto anterior, continuam em vigor.

Eventos festivos, tais como: confraternizações, aniversários, recepções e afins, somente poderão ocorrer atendendo às seguintes medidas: ocupação de 50% da capacidade do local, limitado a 200  pessoas;  utilização de máscaras e álcool em gel 70%; aferição de temperatura na entrada do local; desinfecção e higienização de todo o ambiente.

Os espaços culturais como cinemas e teatros funcionarão obedecendo à limitação de 75% da capacidade do local, desde que atendidos todos os critérios estabelecidos no protocolo de prevenção e segurança, em especial como distanciamento adequado; utilização obrigatória de máscaras e álcool em gel 70%; aferição de temperatura na entrada do local; desinfecção e higienização das poltronas após o encerramento de cada sessão ou apresentação.

Fica autorizada também a realização de atos solenes de formatura, especificamente, cultos ecumênicos e outorga de grau acadêmico, a partir de atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança, desde que cumpridos protocolos de segurança.

Os responsáveis pelos atos solenes, discriminados deverão encaminhar ofício para a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), informando a realização do evento, com antecedência de, no mínimo, de cinco dias.
Prefeitura mobiliza comércio e serviços para

início da coleta seletiva 



Uma equipe formada por técnicos das secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, Promoção Social e Combate à Pobreza e a equipe multidisciplinar da Secretaria de Planejamento percorreu a Avenida do Cinquentenário nesta sexta-feira, dia 22. O objetivo foi dar início à campanha de sensibilização, sobre a importância da coleta seletiva, prevista para ser iniciada a partir do mês de novembro.



Na caminhada nas caçadas da principal artéria comercial da cidade foram distribuídos aos comerciantes, taxistas, e transeuntes panfletos educativos com informações sobre a separação correta de material reciclável, o que inclui garrafas pet, latas de alumínio, papel, metal e vidro.

Para o coordenador de Projetos da Secretaria de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, a entrega dos panfletos no centro da cidade marca o início do despertar e do envolvimento das pessoas com o descarte correto dos resíduos sólidos. “Inicialmente, vamos focar o programa na parte seca dos resíduos”, frisou.

Na próxima semana, a mobilização vai ocorrer nos bairros Jardim Vitória, Góes Calmom e em seguida Bairro Conceição. “Já na outra semana, estaremos nos bairros de Fátima, Califórnia e São Caetano”, informou Rosivaldo Pinheiro.

O Programa Recicla Itabuna vai ter o apoio de oito ecopontos que serão instalados uma semana antes da abertura do galpão, onde vai funcionar toda a infraestrutura da Associação Recicla Itabuna para Viver Melhor, que reúne agentes ambientais. “Assim que as máquinas de separação dos resíduos chegarem, vamos instalar os ecopontos”, esclareceu Pinheiro.

O coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento falou que durante a campanha, está sendo reforçada a orientação das cores correspondente aos vasilhames para descarte dos recicláveis. “Nos recipientes verdes, serão colocados produtos recicláveis enquanto na cor cinza os não recicláveis”, explicou.



Para Rosivaldo, a coleta seletiva é um desafio vencido pelo prefeito Augusto Castro. “Com o lixão, a cidade era sempre destaque negativo em todo o país, inclusive em telejornais nacionais. Com o fim, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza coordenou com as demais o Projeto Recicla Itabuna para que os agentes ambientais trabalhem dentro dos padrões de qualidade”, falou.

Já o coordenador ambiental do Programa de Coleta Seletiva, Dielson Mendes, afirma que os trabalhos multidisciplinares começaram em março e já estão em fase de conclusão. Sobre os ex-catadores agora agentes ambientais, ele disse que já houve um curso de capacitação e em breve será realizado outro. “A implantação da coleta é muito positiva, pois, saímos na frente com um tema complexo, mas essencial”, comemorou.

A comerciária Sílvia Caetano aprovou a iniciativa e disse que buscaria fazer o descarte correto dos resíduos em sua papelaria e no domicílio. “Em casa, com a separação de vidros, plásticos e alimentos em recipientes diferentes. A Prefeitura de Itabuna está de parabéns. Que todos sigam esse mesmo exemplo”, comentou.


Boletim Covid-19






Pelo terceiro dia consecutivo, o número de casos ativos de Covid-19 ficou abaixo de 50 de acordo com novo Boletim divulgado hoje pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Itabuna registra 34.174 pacientes curados, 35.168 confirmados, sendo 61 casos ativos; internados em UTI 09; leitos de UTI disponíveis 14; internados em leitos clínicos, 03 leitos clínicos disponíveis, 15; e 664 óbitos confirmados e 269 descartados.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. Use máscara.


Ascom/Prefeitura de Itabuna

Pela cidade, por você








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Prefeito Valderico Junior celebra Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião

Evento reforçou as tradições e evidenciou a riqueza cultural de Ilhéus A Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião celebrou a dive...